Em Parauapebas, moradores de 7.400 domicílios ainda faltam ser recenseados

No vizinho Marabá, 15 mil lares ocupados também precisam ter população contada. Pelo andar da carruagem, ainda não vai ser desta vez que Parauapebas vai passar população de Marabá.

Continua depois da publicidade

O censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda precisará desvendar o paradeiro de moradores em 7.376 domicílios de Parauapebas se o município quiser, quem sabe, chegar aos 271,5 mil habitantes que foram previstos na prévia populacional feita pelo órgão federal no final de dezembro, em que foram ajuntados números da população oficialmente contada até 25 de dezembro com uma estimativa da população que ainda faltava contar. Milhares de parauapebenses ainda não responderam o censo, que só deverá ter os dados finais divulgados em abril. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu.

Parauapebas já tem, sim, mais de 220 mil habitantes oficialmente contados, mas, de um total de 83.841 domicílios tidos como ocupados pelo IBGE, 8,8% ainda precisam ter os moradores computados. Os agentes censitários ainda não realizaram entrevista em 3.727 casas e em outras 2.665 residências os moradores estavam ausentes. Em 984 domicílios, os responsáveis não quiserem receber o censo.

Se toda a população não for contada, a vaidade de se tornar o município mais populoso do sudeste do Pará, superando até mesmo Marabá, não vai passar de especulação nos dados prévios, que não são integralmente confiáveis, não foram bem vistos, estão sendo contestados judicialmente por diversos municípios e, após tanta polêmica, tiveram seu uso suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para cálculo do rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em dimensão municipal, se a contagem da população conseguir identificar integralmente todos os moradores, Parauapebas dificilmente aparecerá mais populoso que Marabá. No município-mãe, aliás, faltam ser recenseados moradores de 15.049 domicílios, sendo que 7.580 casas ainda não receberam a visita dos agentes de coleta. Em 5.147 residências, os moradores não foram localizados e em outras 2.322 houve recursa por parte dos ocupantes. Marabá já tem mais de 200 mil habitantes oficialmente contados.

1 comentário em “Em Parauapebas, moradores de 7.400 domicílios ainda faltam ser recenseados

  1. Jomper Responder

    Todas as vezes q o agente veio aqui em casa, estava ausente … já tentei saber a sede do ibge aqui no pebas, mas nao consegui saber , tentei tmb online e sem sucesso tmb

Deixe seu comentário

Posts relacionados