A bola vai rolar neste final de semana para o início do Campeonato Paraense de 2023

Depois do adiamento, cinco jogos vão movimentar o Parazão em sua primeira rodada
(Imagem: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinar o adiamento do início do Campeonato Paraense de 2023 por supostas irregularidades de jogadores na temporada passada, eis que finalmente a bola vai rolar para o início do estadual. Os times entram em campo neste próximo final de semana, mas sem a presença do Bragantino Clube do Pará, um dos envolvidos na polêmica.

O STJD tomou a medida devido a denúncia do Paragominas Futebol Clube (PFC), que apresentou irregularidades dos jogadores Athos e Guga, em 2021, onde foram expulsos e não cumpriram suspensão na temporada de 2022. Ambos atuaram no Sport Clube Itupiranga e estariam em campo no ano seguinte defendendo as cores do Águia de Marabá e Bragantino. Na ocasião, o Jacaré foi rebaixado e pede a punição dos times envolvidos para escapar da degola e voltar para a elite do Parazão.

A competição que teria início no último dia 21 de janeiro, vai começar neste domingo, 5, com cinco partidas: Itupiranga x Tuna, às 9h45, no estádio Jaime Pimentel, em Itupiranga; São Francisco x Caeté, no estádio Ipixunão, em Ipixuna do Pará; Tapajós x Cametá, no estádio da Curuzu, em Belém; Castanhal x Águia de Marabá, no Ninho do Japiim, em Castanhal; os três jogos às 10h. Para fechar a primeira rodada, o Clube do Remo, atual campeão, encara o Independente Tucuruí, às 17h, no estádio Baenão, em Belém.

O Paysandu Sport Club vai ter que esperar mais um pouco para fazer a sua estreia, já que enfrentaria o Bragantino na rodada inaugural da competição estadual. Sendo assim, o atual vice-campeão vai estrear na segunda rodada diante do Itupiranga na quinta-feira, 9, às 20h, no estádio da Curuzu. A diretoria bicolor divulgou que os ingressos que a torcida comprou para a partida contra o Tubarão valerão para o confronto diante do Crocodilo. 

A competição conta com a participação de 12 equipes divididas em três grupos de quatro. Segundo o regulamento, os times do mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase.

Para deixar o internauta bem informado, o Blog do Zé Dudu vai acompanhar os jogos do Campeonato Paraense de 2023 em cima do lance.

Confira os grupos em que as equipes estão divididas:

  • Grupo A: Remo, Bragantino, Caeté e Itupiranga;
  • Grupo B: Paysandu, Cametá, São Francisco e Águia;
  • Grupo C: Tuna, Castanhal, Independente e Tapajós.

Por Fábio Relvas