Em Canaã dos Carajás, empresários se reúnem na sede da associação comercial para debate sobre regularização fundiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACCIACA), em parceria com a Agência Canaã, reuniu na noite desta segunda-feira (19) alguns dos seus associados para um debate sobre a regularização fundiária no município. A reunião precede uma grande audiência pública sobre o tema marcada para a próxima quinta-feira (22), no ginásio Antônio Chorão. O evento contará com um ciclo de palestras e a presença de várias autoridades da região, inclusive Carmem Bueno, representante da Presidência da República.

O principal objetivo do evento realizado nesta segunda-feira era debater propostas para a classe empresarial. As ideias relacionadas à regularização fundiária no município foram discutidas e serão apresentadas durante a audiência pública. Estiveram presentes na sede da ACCIACA, Graça Reis, diretora da Agência, o vereador Wilson Leite e os representes da Vale, Fábio Queiroga e Nívia Costa.

Segundo Graça, o debate sobre a regularização é importantíssimo, já que a maioria dos empresários e dos produtores rurais locais ainda não possui título definitivo de suas propriedades. Com a aceleração do processo de regularização e a documentação em mãos, o empresário será capaz de fazer financiamentos para poder construir, reformar ou investir e isso gera, automaticamente, emprego e renda para o município.

Nívia Costa falou sobre a importância do empresariado local apresentar propostas: “O evento de hoje serve para que os comerciantes apresentem ideias, sugestões para o processo de regularização fundiária no município. O ideal é que cada setor apresente propostas. Se for deixar para pensar lá na hora, fica mais complicado. Os membros da Associação Comercial precisam pensar em propostas viáveis, já que serão bastante beneficiados com isso. O mais importante, ao fim da audiência, é deixar amarrado compromissos com os setores responsáveis.”

A audiência começará às 08 da manhã e tem programação extensa por todo o dia. Estarão presentes no evento representantes do Incra e também do Terra Legal. A entrada é gratuita e livre a quem tiver interesse em participar.