Cento e cinco policiais civis tomaram posse na manhã desta terça-feira (9), na Superintendência Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, com sede em Marabá: 21 delegados, 28 escrivães, 47 investigadores e nove papiloscopistas. Com a chegada dos novos integrantes, o efetivo da superintendência salta para 274 agentes de Segurança Pública, registrando um acréscimo de 62%.
O número de delegados sobe para 50 e, conforme o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso das Neves, em coletiva, Marabá e Parauapebas serão privilegiados com a criação de um plantão de 24 horas, sete dias por semana, nas Delegacias da Mulher desses dois municípios, que funcionarão, a partir de agora, com três equipes exclusivas.
O superintendente também anunciou a criação da Delegacia da Criança e do Adolescente, que deixam de funcionar agregadas às Delegacias da Mulher, também em Marabá e Parauapebas. “E as Delegacias de Homicídios desses dois municípios também serão robustecidas. O que era feito por uma equipe, agora será feito por três equipes”.
Além disso, ainda segundo Vinícius Cardoso das Neves, os 16 municípios da Superintendência contarão com efetivo completo, delegado, escrivão e investigador, “e municípios que não tinham nenhum policial civil, agora vão contar” com uma equipe da PC. “Todos os municípios da Superintendência terão delegado de polícia”, reforça o superintendente.
Os municípios cobertos pela Superintendência Regional do Sudeste do Pará são: Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, Parauapebas, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Para no delegado-geral de Polícia Civil, Walter Rezende de Almeida, a corporação estará mais fortalecida, mais preparada para enfrentar, “como tem enfrentado, com muita eficácia, a criminalidade”. “A gente está aqui na região para recepcionar a todos esses novos servidores e para dizer a eles que a nossa obrigação constitucional é combater a criminalidade, desvendar os crimes e, principalmente, atender bem ao cidadão. O atendimento ao cidadão que procura as nossas unidades é algo prioritário”, destaca Rezende.
O secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, delegado Ualame Fialho Machado, também destacou a importância da chegada dos novos policiais civis à região e anunciou que Marabá deve ter em breve um Centro Integrado de Controle e Comando, a exemplo do que já existe em Belém, onde serão planejadas todas as grandes operações, como as ocorridas em tempo de eleições e nos finais de ano, entre outras, para cada vez mais prestar um bom serviço para a população.
João Chamon Neto, secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, disse que os mais de 100 policiais reforçarão a atuação da Polícia Civil, “que vem fazendo um trabalho brilhante, digno de elogios de toda a sociedade, não só no trabalho de investigação, mas na proteção da sociedade civil com um todo”.
Outras autoridades das esferas estadual e municipal, além de representantes de entidades de classe estiveram presentes à solenidade, que aconteceu no Centro de Convenções Carajás Leonildo Borges Rocha.
Eleuterio Gomes – de Marabá