A Polícia Federal, em ação conjunta com o (Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (Gefron/MT), deflagrou, nesta quinta-feira (23/7), uma operação de combate ao tráfico de drogas nos municípios de São Félix do Xingu/PA e de Tucumã/PA. A ação resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de cocaína e na prisão de quatro pessoas.
Na abordagem, o entorpecente foi localizado no teto de um veículo que se deslocava, pela Rodovia PA-279, de São Félix do Xingu/PA para o município de Tucumã/PA.
A droga, os suspeitos e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Redenção/PA, para a adoção dos procedimentos de polícia judiciária e permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
Tráfico internacional
Na terça-feira (21/7), após representação da Polícia Federal, a Justiça Federal da 3ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Pará decretou nova prisão preventiva de um investigado por integrar organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas.
O homem foi alvo de investigação da Polícia Federal após a deflagração da Operação Euterpe, em 2022, que apura o envio de 320 kg de cocaína ocultos em uma carga destinada a Portugal.
O investigado foi preso em março de 2026, na Bolívia, sendo transferido ao Brasil. No início de julho de 2026, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou a prisão preventiva em um dos processos aos quais respondia, substituindo a medida por cautelares diversas. Contudo, uma nova ordem de prisão expedida pela Justiça de Minas Gerais manteve o investigado sob custódia em outro procedimento criminal.
Diante do novo fato, a Polícia Federal representou pela decretação da prisão preventiva do investigado no processo decorrente da Operação Euterpe. O pedido foi acolhido pela Justiça Federal da 3ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Pará, que expediu, nessa terça-feira (21/7), novo mandado de prisão preventiva pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Com a nova decisão judicial, o homem permanece à disposição da Justiça, respondendo também às acusações relacionadas às investigações conduzidas pela Polícia Federal.
(Comunicação Social da Polícia Federal)







