Cooperativa de Canaã selecionada para fornecer alimento para Projeto S11-D da Vale

COOAFAC fará a entrega da produção de banana, de três principais propriedades da agricultura familiar, para fornecedores da mineradora.

Continua depois da publicidade

A COOAFAC – Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar de Carajás, do município de Canaã dos Carajás, foi selecionada por uma empresa fornecedora da mineradora Vale para abastecer, com a produção de banana, o Projeto S11D. Atualmente, 65 famílias rurais estão cadastradas na cooperativa, sendo que 35 delas estão ativas.

Segundo o Diretor Administrativo da COOAFAC, Fabio Collins Costa, o Mosher, é a primeira cooperativa selecionada para fornecer alimento para projetos da Vale. “A Vale deu início à negociação em 2019, quando começamos a conversar sobre a possibilidade de fornecer para os empreendimentos do S11D. Em 2021, por conta da pandemia, praticamente nós paralisamos as atividades, que foram retomadas em meados de 2021 e conseguimos avançar bastante nesse processo”, explicou Mosher.

A COOAFAC passou pela exigente triagem da Vale e das empresas fornecedoras da mineradora, antes de ser selecionada. “Dentro da Vale tem gerenciamento de relacionamento com a comunidade, de gerenciamento regional. Existiram atores da Vale nesse processo, mas que não facilitaram. Apenas nos orientaram como fazer. Conseguimos não só passar pelas etapas da Vale, como avançar junto aos fornecedores porque nós só podíamos conversar com os fornecedores, após passar pela etapa da Vale”, ressaltou Mosher.

A cooperativa tem cerca de seis cooperados que produzem banana na região de Canaã, mas há três principais produtoras de banana localizadas na região do Américo Santana, VS-58 e próximo ao S11D, que foram selecionadas para garantir o abastecimento da fruta durante todo o ano para o Projeto S11D. Elas receberam a visita técnica das empresas para comprovar que há capacidade de oferta do fruto.

Parceria

A Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) apoiou a COOAFAC no processo de seleção, orientando com a composição de preço, custo e entrega. Para garantir segurança alimentar, a cooperativa dispõe de um caminhão baú isotérmico, que é um tipo de carroceria desenvolvido para transportar mercadorias que devem se manter em uma temperatura adequada para não perder a sua qualidade e integridade.

A cooperativa recebeu há duas semanas o primeiro pedido para a entrega das bananas. A produção, coletada na propriedade e transportada pela própria cooperativa, já chegou ao Centro de Distribuição da Agricultura Familiar de Canaã.

Novos mercados

A COOAFAC também tem contrato firmado com a Prefeitura de Canaã, desde 2020, quando foi selecionada para fornecer produtos para alimentação escolar. Recentemente participou de chamadas públicas das prefeituras de Parauapebas e Marabá.

“Estamos otimistas que em 2022 vamos realizar muitas coisas, mas com os pés no chão. Sabemos que o investimento para agricultura é alto, precisamos de mais apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipais, para termos preços competitivos e também para oferecer um produto de qualidade, com preço justo para os municípios. Isso é o que nós buscamos. Não queremos ser tratados de maneira diferenciada, mas queremos que os nossos direitos sejam assegurados e sejamos tratados com equidade como é tratado o pessoal da pecuária e do agronegócio”, finalizou Mosher.