Foi publicado nesta terça-feira (5) o extrato resumido da dispensa de licitação realizada pela Câmara de Parauapebas para escolher a banca que vai organizar e aplicar as provas do concurso público destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de cargos de provimento efetivo, de níveis médio e superior, do quadro de pessoal da Casa de Leis. A banca escolhida foi a Consulplan. As informações são do Blog do Zé Dudu.
De agora por diante, o edital do concurso pode sair a qualquer momento, para delírio dos interessados, centenas dos quais já estão com a cara nos estudos há alguns meses, desde que o presidente do legislativo local, Ivanaldo Braz, anunciou que o parlamento iria realizar um concurso ainda este ano. O certame deve ser um dos mais disputados do Pará haja vista os salários atrativos pagos pelo Poder Legislativo de Parauapebas.
As vagas de provimento imediato que devem constar do edital do concurso são 14:
- Analista de controle interno (1) – nível superior
- Analista de sistemas (2) – nível superior
- Operador de som (2) – nível médio
- Policial legislativo (6) – nível médio
- Redator legislativo (1) – nível superior
- Técnico em TI (2) – nível médio
De acordo com a Câmara, o último concurso foi realizado há 11 anos e, de lá para cá, as demandas do parlamento aumentaram, inclusive o número de vereadores passou de dez para 15, mas o quadro de pessoal próprio não acompanhou o ritmo. Houve vacância de cargos de provimento efetivo no período e a criação de novos. A própria população de Parauapebas também aumentou, passando de 154 mil habitantes naquela época para 260 mil atualmente, e o número de eleitores disparou de 93,8 mil em 2011 para 182,5 mil em 2022.
“O concurso público é a forma mais democrática e legítima de buscar melhores candidatos, entre aqueles que participam do certame, para ingressar no serviço público”, justifica a Casa de Leis, em texto que acompanha a dispensa de licitação.
Várias bancas foram consultadas para apuração de preços visando à realização concurso, entre elas a Fadesp, o Cebraspe, a Fundação Carlos Chagas, a Fundação Getúlio Vargas, o Cetap e a AOCP, todas velhas conhecidas dos concurseiros. Os trâmites burocráticos prévios do concurso demoraram mais que o previsto devido a mudanças nas exigências de etapas para cargos de nível superior, que tiveram incremento de prova de títulos — antes, as etapas previstas eram apenas provas objetiva e discursiva.
A expectativa é de que a taxa de inscrição para cargos de nível superior seja de R$ 75 enquanto a taxa para cargos de nível médio fique em R$ 70. No entanto, os detalhes do concurso devem ser acompanhados assim que o edital for divulgado, diretamente no site da Consulplan (https://www.consulplan.net/home.aspx).
6 comentários em “Consulplan vai realizar concurso da Câmara de Parauapebas; veja detalhes”
Cargo comissionado é o novo formato de concurso. Recebam!!! Acho justo. Muita gente “concurseira” criticando as instituições públicas. Taí o resultado. Recebam!!!
Vamos estudar galera !
Realmente o Brasil é uma palhaçada, ainda não saiu o edital então ainda pode existir modificações, mas olha esse tanto de vaga, uma verdadeira humilhação, pensar que nesses 11 anos e com o crescimento da câmara e da população a demanda por servidores com toda certeza cresceu também. Porém como é uma câmara tratamos de muitos cargos comissionados, logo “‘não tem” vagas para quem não tem padrinho né.
Triste porque não haverá para assistente social o que mais esperava, somente isso de vaga para uma cidade que está crescendo a cada dia que passa é brincadeira.
Não querem abrir mão do cabide eleitoral
Kkkkkk
Sério?
O tanto de contratado que lá existe e um concurso com esse número ínfimo de vagas?
Realmente, Parauapebas é terra de muro baixo.