Conceição do Araguaia: Pesquisa aponta reeleição de Jair Martins com 68,4% dos votos válidos

Tanto na consulta estimulada quanto na espontânea, Martins deixa os demais concorrentes bem distantes na corrida eleitoral rumo à prefeitura
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Faltam 17 dias para as eleições municipais deste ano e uma pesquisa realizada pelo Instituto Skala, em Conceição do Araguaia, revela que o candidato que está à frente na preferência do eleitorado é o prefeito Jair Martins (MDB), que concorre à reeleição.  Com 68,4%, ele lidera a corrida ao Executivo, deixando bem distantes os concorrentes Álvaro Brito (PT), 16,8%; Everaldo Nunes (Cidadania), 5,3%; e Dr. Cícero (DEM), 0,8% das intenções de voto. O percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem votar ou não responderam é de 5,5%; e dos que não votariam em nenhum dos candidatos é de 3,2%.      

Esse é o resultado da pesquisa estimulada, quando o entrevistador oferece ao eleitor uma relação com os nomes dos candidatos. Porém, na modalidade espontânea, em que o pesquisador simplesmente pergunta ao entrevistado em quem ele votaria, os resultados não apresentaram variação significativa e são os seguintes: Jair Martins (MDB), 66,3%; Álvaro Brito (PT), 15,5%; Everaldo Nunes (Cidadania), 3,7%; e Dr. Cícero (DEM), 0,5%. Na espontânea, 14% não declararam em quem votarão.

O Instituto Skala também mediu a rejeição do eleitorado conceicionense perguntando: “Desses quatro candidatos, em qual deles você não votaria de jeito nenhum?”. Álvaro Brito (PT) tem o maior índice de rejeição, 20,3%, seguido de: Dr. Cícero (DEM), 7,6%; Jair Martins, 6,3%; e Everaldo Nunes (Cidadania), 4,7%. 55,8% dos eleitores ouvidos não rejeitam nenhum dos candidatos, e 5,3% não votam em nenhum dos quatro.

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 últimos, ouviu 380 eleitores aptos a votarem no município, de todas as faixas etárias, vários níveis de escolaridade e de todos os níveis socioeconômicos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiabilidade é de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) com o número 01714/2020. Foi encomendada por Moreira & Noleto Ltda. e leva a assinatura do estatístico responsável Joaquim Eduardo Manchola Cifuentes.

Por Eleuterio Gomes – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Marabá          

Deixe seu comentário

Posts relacionados