Conceição do Araguaia: Jair Martins estaria reeleito se as eleições fossem hoje

É o que aponta a mais recente pesquisa de intenções de voto realizada no município. Tanto na estimulada quanto na espontânea, o gestor aparece em primeiro lugar
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Na reta final para as eleições deste ano, que acontecem em todo o país no próximo dia 15, o prefeito Jair Martins (MDB), candidato à reeleição em Conceição do Araguaia, desponta como o preferido do eleitor, com 71,5% das intenções de voto. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Skala, realizada nos dias 4 e 5 passados. Em segundo lugar no levantamento está o candidato Álvaro Brito (PT), com 14,4%; seguido de Everaldo Nunes (Cidadania), 4,9%; e Dr. Cícero (DEM), 0,8%. Aqueles que não sabem ou não responderam correspondem a 5,4%; os que não votam em nenhum dos candidatos, 3%. Esse é o resultado da pesquisa estimulada, na qual o entrevistador oferece ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos.

Mas, na pesquisa espontânea, onde o entrevistador pergunta “Em quem você votaria para prefeito de Conceição do Araguaia?”, Jair Martins também lidera os números da consulta, com 69,4%, seguido de Álvaro Brito, 14,1%; Everaldo Nunes, 4,3%; e Dr. Cícero, 0,5%. Os eleitores que não opinaram representam 11,7% dos pesquisados.

No quesito rejeição, em que o entrevistador pergunta “Desses quatro candidatos, em qual deles você não votaria de jeito nenhum?”, o nome mais rejeitado é o do candidato Álvaro Brito, com 24,6%, seguido de Dr. Cícero, 9,7%; Jair Martins, 8,7%; e Everaldo Nunes, 4,6%. Não rejeitam nenhum, 49,3%; e não votariam em nenhum, 3,1%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) com o número PA-02170/2020, tendo sido encomendada pela empresa Moreira & Noleto Ltda. – ME. 

Os entrevistadores ouviram 390 eleitores de todos os níveis de escolaridade, todas as faixas etárias e de todas as faixas de renda familiar. A consulta abrangeu a totalidade de bairros da cidade. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O estatístico responsável é Joaquim Eduardo Manchola Cifuentes. 

Confira a íntegra da pesquisa realizada:

Por Eleuterio Gomes – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Marabá