Conceição: Alunos do IFPA recebem prancheta portátil para desenho técnico

Tão logo receberam as pranchetas, os alunos tiveram como primeira atividade a instrumentação. Eles foram ensinados a como usar os equipamentos de desenho com atividades orientadas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Os alunos do curso técnico de Edificações, do Campus do IFPA (Instituto Federal do Pará) em Conceição do Araguaia, receberam na última semana prancheta portátil para as aulas práticas de desenho. Elas foram compradas pelo campus via processo licitatório em abril de 2020, com um preço da época R$ 400,00 por unidade.

Ao todo, 34 alunos estão sendo atendidos. A entrega dessas pranchetas aos alunos foi organizada pelo almoxarifado com a ajuda do representante da turma. Todos tiveram que assinar um termo de responsabilidade para devolução do equipamento programada para a semana seguinte do fim do semestre letivo.

“Com esse equipamento é possível atender todos os cursos com disciplinas de desenho, tanto técnico quanto artístico. Mas é claro que a sua aquisição tem como objetivo principal os cursos de edificações e, em 2022, o curso de Engenharia Civil”, destacou o coordenador do curso técnico de Edificações, professor Lourenço Bechara.

Tão logo receberam as pranchetas, os alunos tiveram como primeira atividade a instrumentação. Eles foram ensinados a como usar os equipamentos de desenho com atividades orientadas. 

Ainda segundo o professor Bechara, o acompanhamento das atividades, mesmo de maneira remota, está sendo realizado através das aulas semanais, nas quais é demostrado o uso do equipamento e como executar a tarefa de desenho com interação ao vivo com uso do Google Meet, além do material de apoio, vídeos demonstrativos e modelos de orientação disponibilizados no Google Classroom da turma.

“Os desafios do ensino remoto ficam mais evidentes quando estamos diante de uma disciplina essencialmente prática, como a de desenho técnico. A aquisição das pranchetas portáteis, sem dúvida, é uma excelente alternativa para driblar algumas dessas dificuldades, possibilitando aos alunos a experiência similar ao ensino presencial, além de estreitar essa relação professor-aluno, tendo em vista que a orientação das atividades e o esclarecimento de dúvidas se dá de forma mais rápida e acessível”, esclareceu a professora e arquiteta Ana Paula Baía.

“Parabéns a todos pela iniciativa. Foi ótimo a instituição disponibilizar essa ferramenta para que os alunos possam desempenhar satisfatoriamente suas atividades e projetos. Meu filho está aprendendo muito mais com as pranchetas portáteis. Fico cheia de orgulho quando vejo meu filho fazendo esses desenhos”, disse a mãe do aluno do curso de Edificações Carlos Eduardo Ferreira Viana, Gilcia Dayane Ferreira Viana.

“Sem a aquisição das pranchetas a disciplina de Desenho Técnico seria suspensa e teríamos que aguardar o retorno presencial. Tendo como base os depoimentos dos próprios alunos, nossas atividades de aula na disciplina superaram as expectativas do ensino por meio remoto, claro que o ideal e mais eficaz para o aprendizado deles seria a presença em sala de aula, mas tendo em vista a nossa insegurança sanitária, a disponibilidade de equipamentos como esses aos nossos discentes minimizam os impactos desse afastamento forçado”, finalizou satisfeito o coordenador.

(Fonte: Ascom IFPA/Conceição)

Publicidade