Coluna Direto de Brasília #Ed. 208 – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília
Como em 2018, institutos de pesquisa apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições no 1º turno

Continua depois da publicidade

Cancelada
Contratado pela corretora XP Investimentos para uma série de pesquisas sobre a disputa presidencial, o Instituto Ipespe publicou, na semana passada, que Lula aparecia com 45%, contra 34% do presidente Jair Bolsonaro em mais uma pesquisa de intenção de votos.

Por abalo…
No sábado (46), a XP registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-06295/2022, um novo levantamento do Ipespe que seria divulgado nesta sexta-feira (10), mas na quarta (8), o registro foi retirado do site do TSE por ordem da própria XP.

…de imagem
Especula-se vários os motivos que teriam motivado a XP a suspender a divulgação do novo levantamento. O principal temor da empresa seria ver abalada sua imagem no mercado. Na semana passada, o Instituto Ipespe mostrou que 35% dos eleitores consideram que a honestidade é um atributo de Lula, contra 30% sobre Bolsonaro.

XP ficou com a credibilidade
O resultado é tão absurdo que a financeira foi alvo de uma grande mobilização negativa nas redes sociais e resolveu recuar para preservar a sua credibilidade — ativo dos mais caros no seu tipo de negócio.

Ataques
Bolsonaristas passaram a atacar a corretora nas redes sociais. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha do pai à reeleição, ironizou os resultados do Ipespe em seu perfil no Telegram. “O mesmo instituto deu Lula com 45% e Bolsonaro com 34% kkkkk”, escreveu Flávio. Já o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) comentou que “é o mesmo que dizer que o diabo é mais honesto que Jesus. Delírio total! Kkkkkkkk…”.

Plano de falência…
Confiante, o PT apresentou o plano de falência do Brasil na segunda-feira (6), batizando-o de plano econômico, coordenado pelo inesquecível Aloisio Mercadante, um incompetente com mestrado em burridade.

…para quem acredita em Saci-pererê
Os partidos que juram acreditar em Sacis-Pererês, que compõem a tal federação liderada por Lula, não teve nenhuma de suas propostas acatadas e não adianta espernear, como alguns tentaram fazer na quinta-feira (9). Quem manda é Lula e quem não gostar, a saída da sala é serventia da casa.

Atraso à vista
O PT nada aprendeu após 14 anos mandando e desmandando no Brasil. Na visão de típico personagem do metaverso, Mercadante volta com a pré-histórica tese estatista e corporativista herdado do Politiburo de 1917, no século passado. O resultado todos sabemos.

À luz de velas
O que chama a atenção é o misto de descrédito e temor gerado por tais proposituras nos meios políticos e econômicos, embora alguns banqueiros e empreiteiros amem Lula.
— Tudo escondido, à luz de velas, é claro e de preferência degustando um Chateau Lafite Rothschild, safra 1982.

Nau rumo à deriva
O texto do documento petista é um primor, revela a profundidade econômica de um manual do Kinder Ovo. Prevê a revogação do teto para o gasto federal inscrito na Constituição em 2016, a ser substituído por “um novo regime fiscal” que, aparentemente, permitirá o incremento de investimentos e programas sociais, uma porta a ser arrombada do equilíbrio fiscal do país.

Nova velha calça desbotada
Lula berra por onde anda, com plateia máxima de 300 pessoas, em revogar a reforma trabalhista, aprovada para facilitar contratações na esteira da escalada do desemprego durante a recessão de 2014-2016 enfiada goela abaixo da Nação por sua indicada, a Mãe do PAC, a irascível Dilma Rousseff, que também entende tanto de economia, quanto o Zé Ricardo, que engraxa sapatos na entrada do Anexo 3 da Câmara dos Deputados.

Avalizado
E, para aprovar todas as demais barbaridades da falência anunciada, os brasileiros têm que confirmar Lula como “novo” presidente e os novos deputados, novos senadores e outros nem tanto assim, votarem as propostas, certamente estimuladas por um novo mensalão, que deve está sendo gestado pela maligna mente de Zé Dirceu — o condenado, que passeia de iate dia sim, outro também, graças aos Pretórios Excelsos do STF.

Fac símile da manchete do The Guardian

O isentão…
Porta-voz da esquerda no Reino Unido, com uma linha editorial sempre favorável ao Partido Trabalhista, fora do comando do país desde a ascensão da “Dama de Ferro”, a falecida baronesa e ex-primeira ministra Margaret Thatcher, expoente do Partido Conservador, o diário britânico The Guardian, publicou matéria insinuando que o presidente Jair Bolsonaro é indiretamente culpado pelo desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que adentraram uma área remota da floresta amazônica, sem cumprir os protocolos de segurança da Funai, sumindo sem deixar vestígios desde o domingo (5).

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos desde domingo, 5. Foto: Daniel Marenco/O Globo e Dom Phillips/Reprodução/Twitter

…mas, não!
Tendencioso, aliás, como grande parte da imprensa estrangeira quando o assunto é Brasil, o diário britânico publicou na mesma reportagem seu apreço ao ex-presidiário Lula.
— Jornalão isentão inglês. Mas, não! Como diria a geração millenials, publicou um twitte que mais parece a cobrança de uma falta em jogo ensaiado.

Parece que nada dá certo nos plano políticos de Sérgio Moro

O destrambelhado…
O ex-pesadelo de Lula da Silva, está num mato sem cachorro. O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro fez uma lambança sem precedentes na política nacional. Um desastrado, sem qualquer noção de como funciona o sistema político partidário.

…marinheiro de primeira viagem?
Por 4 votos a 2, na noite de terça-feira (7), o TRE-SP acolheu um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT), que alegava que Moro não havia conseguido comprovar seu vínculo com o Estado de São Paulo. O ex-magistrado nasceu em Maringá, no Paraná, onde fez carreira como juiz, abandonando-a por excesso de vaidade e desmedida ambição.

Escolhas erradas
Ao trocar o Podemos, partido no qual foi alçado ao posto de presidenciável, pelo União Brasil, ele transferiu seu domicílio para o maior Estado do país e apresentou como comprovante de residência a locação de uma unidade de um flat na zona sul da capital paulista, que teria se tornado “sua residência primária e base política”. Não colou!

Última cartada
Só lhe restou concorrer pelo seu estado, o Paraná. Se sair candidato ao Senado, vai bater de frente com Álvaro Dias e levar uma surra nas urnas. Será, sem dúvida, a maior humilhação de sua vida.
Só lhe resta uma chance. Dias sair ao governo do Paraná.

Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) aceitou ser o vice da colega Simone Tebet (MDB-MS), no abraços dos afogados da 3ª via

Empolgação…
O MDB, nem na época do Dr. Ulisses Guimarães conseguiu eleger um candidato à presidência da República e continua insistindo e continuará sendo escorraçado pelos eleitores brasileiros. É como uma espécie de maldição.
Agora, a senadora Simone Tebet e seu vice, confirmado na quinta-feira (9), o senador Tasso Jereissati, do PSDB, farão a travessia no Mar do Fim do Mundo, na nau dos afogados.

…do abraço dos afogados
O PSDB ainda tenta juntar os cacos que sobrou após a passagem do furacão João Dória Jr. Ainda, mas só até este ano, é o 4º partido que tem o maior número de prefeitura do país — em algumas das maiores cidades.
Guardem a Coluna de hoje e voltaremos a comentar o assunto após a apuração das urnas em 2 de outubro.

Produção rés ao chão
A produção legislativa da Bancada do Pará, caiu muito neste ano. Alguns raros destaques ainda podem mostrar algum trabalho, especialmente nas Comissões Permanentes, na Câmara, porque no Senado a produção é próxima de zero.
Talvez os congressistas paraenses que ainda estão com mandato, saibam que a renovação neste ano pode ser a guilhotina em seus pescoços e, como macaco velho se agarra no galho, a maioria fica mais no Pará que em Brasília.

Parem as remarcadoras!
O presidente Bolsonaro teve encontro nesta semana com produtores rurais e pediu redução do preço da carne. O preço da arroba caiu e nada de redução nas prateleiras do varejo.
Ministro Marcos Montes, titular do Ministério da Agricultura, se reuniu com os supermercados para ajustes das margens nos produtos da cesta básica.

Liberação
Montes falou sobre a liberação de crédito do restante dos recursos do Plano Safra 2020-2021, que sofreu reajuste devido à explosão da taxa Selic, que obrigou o governo a suspender a liberação dos contratos via Banco do Brasil e Caixa.
Adiantou que o Plano Safra 2021-2022, terá R$ 300 bilhões disponíveis aos produtores no ano que vem.

OTCA
O secretário executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) poderá ser um legítimo amazônida, manauara, preparado e profundo conhecedor do metiê. Aguarda-se apenas a nomeação. O Brasil não apresentou candidatura própria devido acordo com a Colômbia, cujo embaixador em Brasília deve assumir o controle do organismo multilateral.

17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no Amapá, em 2019

Londres
A Coluna ainda não conseguiu a confirmação, mas continua apurando um ruído que está circulando, dando conta de que os nove governadores que compõem o Consórcio da Amazônia Legal estão organizando uma caravana a Londres, sede do Reino Unido, não se sabe com qual objetivo.
Trarei detalhes se houver a confirmação.

Efemérides
Nesta sexta-feira, 10 de junho, comemora-se o Dia da Artilharia. O sábado (11) marca o Dia do Educador Sanitário, o Dia da Marinha Brasileira e o Dia de São Barnabé. No domingo, 12 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Dia dos Namorados, o Dia do Pastor Evangélico, o Dia do Correio Aéreo Nacional, o Dia do Enxadrista e o Dia de São Gaspar de Búfalo. Na segunda-feira (13), comemora-se o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, o Dia do Turista e o Dia de Santo Antônio.

Efemérides II
A terça-feira (14) é a data em que se comemora o Dia do Solista, o Dia Universal de Deus e o Dia Mundial do Doador de Sangue. Na quarta-feira, 15 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa e o Aniversário da Emancipação do Acre. E, fechando o ciclo da semana, na quinta-feira (16) será o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, o Dia Internacional das Remessas Familiares, Corpus Christi e o Dia de São Francisco Régis.

De volta na semana que vem
Estaremos de volta na próxima semana publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.

Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Contato: valandre@agenciacarajas.com.br
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.