Coluna Direto de Brasília #Ed. 198 – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília
Quatro deputados e um senador já mudaram de partido na Bancada do Pará, até agora, aproveitando a janela partidária que se encerra nesta sexta-feira, 1º de abril. Confira a reportagem especial aqui.

Continua depois da publicidade

Moro desiste
O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro deixou o Podemos, comunicou nesta quinta-feira (31) sua filiação ao União Brasil, e anunciou a desistência da pré-candidatura à Presidência da República. Em postagem nas redes sociais, ele disse que a decisão deve “facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”.

Alternativa livre
“O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”, escreveu.

Desmatamento
Em artigo publicado em jornal de São Paulo, o guru econômico do então pré-candidato Sergio Moro, o economista Affonso Celso Pastore, engrossa o coro internacional e critica o desmatamento, principalmente na Amazônia.

Ciclo vicioso
Pastore escreveu que “em geral, o desmatamento é realizado por um posseiro, que desmata a área nela colocando algumas cabeças de gado, retirando-as em seguida e deixando a pastagem degradar-se.

Disfarce
“Disfarça-se de pecuarista para tentar obter um título de propriedade que lhe permitirá vender a terra com lucro. Porém, gera no exterior a percepção de que são os agropecuaristas que atuam como free riders”, encerra o artigo cravando: “Resta ao governo brasileiro ser extremamente duro no combate ao desmatamento na Amazônia”.

Arrasador
Editorial do Estadão de quinta-feira (31) mancheteia: “Lula promete arruinar a Petrobras”.
Recomendo a leitura (link para assinantes aqui).

A cara da derrota do deputado federal Daniel Silveira

Malvados favoritos
O foco que o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) atraiu para si, em pleno carnaval do ano passado, ao glorificar o AI-5 e ameaçar os ministros, o tornou o congressista “predileto” do “malvado” ministro Alexandre de Moraes. Malvados favoritos se atraem.

Jogou a toalha
Sem apoio, porque o cálculo foi mal feito. Silveira achava que, ao usar as dependências da Câmara dos Deputados como acampamento para a sua causa pessoa o defenderia da obrigatoriedade de usar a tornozeleira eletrônica. Que nada, conseguiu apenas o apoio de meia dúzia de colegas e um belo pito do presidente e do vice-presidente da Casa.

Bravata
Ele desistiu, ainda na quarta-feira (30) à noite, de ficar nas dependências da Câmara para fugir da decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e anunciou que ia para casa. O parlamentar disse esperaria a Polícia Federal (PF) colocar tornozeleira eletrônica nele por “imposição de sequestro de bens”.

Contra a força…
A mudança de atitude do deputado ocorreu após Alexandre de Moraes determinar multa diária de R$ 15 mil. caso ele continuasse se recusando a cumprir a decisão judicial de colocar a tornozeleira. O magistrado também ordenou o bloqueio de todas as contas bancárias do parlamentar para garantir o eventual pagamento da multa.

…não há resistência
Ontem, quinta-feira (31), à tarde, Daniel Silveira compareceu à sede da Polícia Federal para receber a tornozeleira . Silveira pode, inclusive, se não for condenado pelos atos antidemocráticos dos quais Moraes o acusa, conseguir o registro de candidatura para tentar a reeleição, mas sua campanha está restrita e cheia de obstáculos imposto pelo Xerife do STF. O caso de Silveira já tem data marcada para julgamento, 20 de abril.

Cada vez mais poder
A queda de braço entre o deputado e Alexandre de Moraes foi fatal para Silveira. O STF seguirá como está e a pergunta é: quem será o próximo?
— A porteira foi arrombada.

Exonerados
O presidente Jair Bolsonaro exonerou nove ministros de sua equipe. Eles vão participar da disputa eleitoral de 2022. As exonerações foram publicadas saiu na edição quinta-feira (31) no Diário Oficial da União. Principal nome cotado para assumir o posto de vice na chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, também foi exonerado.

Lista
Confira quem saiu:
1) Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) deve disputar o Senado pelo Amapá. Será substituída por Cristiane Britto, que era secretária nacional de Políticas para as Mulheres;

2) Gilson Machado (Turismo) vai sair para o Senado por Pernambuco. Será substituído por Carlos Brito, que era diretor-presidente da Embratur;

3) Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) deve concorrer ao governo de São Paulo. Será substituído por Marcelo Sampaio, que era secretário-executivo do ministério;

4) Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, após acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também cogitava entrar na corrida. Será substituído por Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, que era secretário-executivo da pasta;

5) Onyx Lorenzoni (Trabalho), pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Será substituído por José Carlos Oliveira, que presidia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

6) Tereza Cristina (Agricultura), pré-candidata ao Senado pelo Mato Grosso do Sul. Será substituída por Marcos Montes, que era secretário-executivo do ministério;

7) Flávia Carolina Péres (Secretaria de Governo), pré-candidata ao Senado no Distrito Federal. Será substituída por Célio Faria Junior, que era chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro.

8) João Roma (Cidadania) deve disputar o governo da Bahia. Será substituído por Ronaldo Vieira Bento, que chefiava a assessoria de Assuntos Estratégicos do ministério;

9) Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), pré-candidato a deputado federal por São Paulo. Será substituído por Paulo Alvim, que era secretário de Inovação do ministério.

Também foram exonerados
– Jorge Seif, do cargo de Secretário de Aquicultura e Pesca.
– Alexandre Ramagem Rodrigues, do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
– Mário Frias, do cargo de Secretário Especial de Cultura.
– Sérgio Camargo, da presidência da Fundação Cultural Palmares.
É a maior exoneração em ano eleitoral da história política brasileira, atingindo 40% do primeiro escalão.
Em governos anteriores, a média nunca superou 20%.

Câmara aprovou
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que diminui de 25 para 21 anos a idade mínima a partir da qual é autorizada a esterilização voluntária, permitindo ainda sua realização na mulher logo após o parto. A proposta (PL 7.364/2014) será enviada ao Senado.

Ranking
Em números absolutos, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo quando o assunto é casamento infantil, segundo pesquisa da Unicef. Perde apenas para Índia, Bangladesh e Nigéria. Segundo a Organização das Nações Unidas, o casamento infantil é a união formal ou informal em que pelo menos uma das partes tenha menos de 18 anos. O tema foi debatido pela Comissão Externa Sobre Violência Doméstica Contra a Mulher. Os dados foram apresentados por representantes do Ministério Público do Piauí.

Efemérides I
Nesta sexta-feira, 1º de abril, comemora-se o Dia da Abolição da Escravidão dos Índios e o Dia da Mentira. No sábado (2), é o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente o Dia Mundial do Autismo. No domingo (3), comemora-se o Dia do Desporto Comunitário. Na segunda-feira (4), marca o Dia Nacional do Parkinsoniano e o Dia Internacional de Alerta as Minas Terrestres e Assistência à Desminagem.

Efemérides II
Na terça-feira (5), é a data em que se comemora o Dia do Propagandista Farmacêutico, o Dia do Filho e o Dia das Telecomunicações. Na quarta-feira (6), é o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. E fechando o ciclo da semana, na quinta-feira (7), comemora-se o Dia do Jornalista, o Dia do Corretor, o Dia do Médico Legista, o Dia Mundial da Saúde, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola e o Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda.

De volta na semana que vem
Estaremos de volta na próxima semana publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.
Como a vacina já está disponível para todos, tome as três doses do imunizante e continue usando máscaras, álcool em gel nas mãos e evite lugares onde houver aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre.
Cuide de sua saúde e da sua família. Um ótimo final de semana a todos, especialmente os aniversariantes da semana.

Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Contato: valandre@agenciacarajas.com.br
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.