Coluna Direto de Brasília #Ed. 170 – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Na foto, ministra Damares Alves, que supostamente será a candidata ao Senado pelo Pará com apoio de Bolsonaro. Verdade ou fake news?

Continua depois da publicidade

Destaques da semana I

Nas eleições gerais de 2022, apenas uma vaga estará em disputa ao Senado em cada Estado. Circula nas redes sociais que a paranaense de Paranaguá, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a advogada “terrivelmente evangélica”, Damares Regina Alves, tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro à vaga, só que concorrendo pelo Pará e não pelo Paraná, terra natal da postulante.

Teaser que circula desde o início da semana nas redes sociais

Destaques da semana II

Até o fechamento da Coluna, na quinta-feira (16), a assessoria da ministra não havia retornado o pedido de confirmação sobre a veracidade da notícia. Atualizaremos esta nota assim que chegar a resposta.

Destaques da semana III

Há mais de quarenta dias, em todas as reportagens assinadas por esse colunista, os textos informavam que o partido do relator da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, deputado Celso Sabino é o PSL  e não o PSDB. Por isso, recebi inúmeros pedidos de correção de correligionários do parlamentar.
Expliquei aos incomodados que eles é que estavam errados.

A Coluna antecipou em 45 dias que o deputado Celso Sabino desembarcaria do PSDB para liderar o PSL no Pará

Destaques da semana IV

Na foto, Sabino confirma ingresso e agora assume de fato e de direito, como principal liderança do PSL no Estado do Pará.
— Aliás, o PSL continua negociando com o DEM uma fusão, o que tornaria a nova legenda a maior Bancada do Congresso Nacional.
As respectivas lideranças nacionais já aprovaram a fusão, mas houve resistência nos estados e a coisa emperrou.

Destaques da semana V

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), acusou o baque do anúncio do PSDB de Minas Gerais, apoiando a pré-candidatura ao Palácio do Planalto em 2022 não ao seu nome, mas ao do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Pré-candidato às prévias do PSDB à candidato à Presidência da República em 2022. O governador de SP, João Dória foi ao Pará e não deu bola para Jatene e Flexa Ribeiro

Destaques da semana VI

Como percebeu que não é o “dono do partido”, mudou de estratégia e resolveu antecipar a sua campanha para as prévias do partido marcadas para outubro.
Começou o périplo pelo Pará, onde se reuniu com o grupo do presidente estadual do partido, liderado pelo deputado federal Nilson Pinto, que entrou com “malas e cuias” em apoio ao governo Helder Barbalho, causando um “racha” na legenda.
O ex-governador Simão Jatene e o ex-senador Flexa Ribeiro não foram sequer convidados para o evento.

Como nunca antes…

Com a aprovação do novo Código Eleitoral na noite de quarta-feira (15) na Câmara dos Deputados (leia reportagem especial aqui), juízes, procuradores, policiais, militares e guardas municipais não podem ser candidatos à partir de 2026 sem cumprir uma quarentenas de quatro anos.

Neste país…

Entretanto, toda a lista de políticos corruptos que figuram no departamento de “Operações Estruturadas” da Odebrecht pode se candidatar livremente, inclusive o chefe do maior esquema de corrupção da história, depois de ter seus processos anulados, no que é considerado um dos maiores escândalos jurídicos patrocinados pelo Supremo Tribunal Federal, que finge que tudo está dentro das quatro linhas da Constituição.

— As nossas instituições estão “funcionando” como nunca antes neste país.

O coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Câmara dos Deputados, deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), sugeriu convidar o secretário-geral da Receita Federal, secretário especial da Receita Federal, o também paraense José Barrosos Tostes Neto, para a próxima reunião do colegiado

Convidado

No quinto encontro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, composta por 196 deputados federais e 19 senadores, sugestão do coordenador do colegiado na Câmara dos Deputados, deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA), foi aprovada à unanimidade. Será formulado convite ao secretário especial da Receita Federal, o também paraense José Barrosos Tostes Neto, para a próxima reunião da frente, para que ele possa dirimir as dúvidas dos empresários em matéria tributária e dizer o que o governo está fazendo para tornar o ambiente tributário mais palatável. Leia a reportagem completa aqui.

PEC dos Precatórios

Se o script não mudar, a Câmara dos Deputados deve votar na quinta-feira (16), o Projeto de Emenda à Constituição dos Precatórios (PEC nº 23/2021) que deverá incorporar no texto a solução elaborada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para deter os efeitos nefastos do “meteoro” de R$ 89 bilhões no Orçamento de 2022. De acordo com o presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL), “já está precificado que a solução será dada pelo Legislativo”, disse aos jornalistas após o término da sessão de quarta-feira (15).

O verdadeiro adversário

Em agosto, mais uma vez, a inflação oficial do país veio acima do esperado. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, acelerou para 9,68% no acumulado em 12 meses, levando a uma onda de revisões entre os economistas.
Comida, gasolina, a conta de luz estão pela hora da morte.
— O dragão da inflação é o verdadeiro e mortal adversário de Jair Bolsonaro.

Nova carga…

Os “Canhões de Navarone” do Palácio do Planalto enviarão na próxima semana mais uma carga ao Congresso e, desta vez, com munição correta.
Por ordem do presidente Jair Bolsonaro, será protocolado na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) sobre remoção de conteúdos de redes sociais. O texto será semelhante ao da Medida Provisória (MP nº 1.068/2021), que foi devolvida ao Executivo na terça-feira (14) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), por ter sido considerada inconstitucional.

…agora com urgência constitucional

O PL chegará com urgência constitucional para tratar do assunto. Lira disse que: “O tema será melhor esclarecido tanto na comissão especial que discute o tema [PL 2630/20, sobre fake news] quanto com a urgência que quer o presidente.

A deputado federal paraense Vivi Reis (PSOL), foi autora do requerimento de audiência pública que debateu os efeitos da MP que altera as normas dos Fundos Constitucionais, realizado na quarta, na Comissão da Amazônia

Fundos Constitucionais I

Na quarta-feira (15), véspera da votação da Medida Provisória (MP nº 1052/2021) votada no Plenário como único item da pauta de votação, a deputada Vivi Reis (PSOL-PA), autora do requerimento de audiência pública realizado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, debateu com vários convidados, dentre eles o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir José de Souza Tose.

Fundos Constitucionais II

A MP 1.052/2021 altera as regras dos Fundos Constitucionais de Ninanciamento do Norte, Nordeste e Centro Oeste (FNO, FNE e FCO) e reduz as taxas de administração do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste, responsáveis pelo gerenciamento dos fundos.
O blog trará nesta sexta-feira o resultado da votação, uma vez que a Coluna é fechada na quinta-feira.

Efemérides

Amanhã, sábado (18), comemora-se o “Dia do Cheeseburger”, sanduíche de origem norte-americana muito apreciado no Brasil.
No domingo (19), comemora-se em todo o Brasil o “Dia Nacional do Teatro Acessível”.
Na terça-feira (21), duas efemérides. É o “Dia da Árvore” e o “Dia Mundial da Gratidão”.
E fechando o ciclo da semana, na quarta-feira (22), mais três datas. É o “Dia do Contador”, o “Dia Mundial Sem Carro” e o “Dia da Juventude do Brasil”.

De volta na semana que vem

Estaremos de volta na próxima semana, publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.

Como a vacina já está disponível para todos, tome as duas doses do imunizante e continue usando máscaras, álcool em gel nas mãos e evite lugares onde houver aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre.
Cuide de sua saúde e da sua família. Um ótimo final de semana a todos.

Val-André Mutran – É correspondente doBlog do Zé Dudu em Brasília.
Contato: valandre@agenciacarajas.com.br
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.