Coletiva apresenta Carnaval 2013 de Parauapebas à imprensa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

Carnaval 2013 (Logo)

Ocorreu nessa quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para apresentar o tema e a programação do Carnaval 2013.

O evento contou com a presença da imprensa local e de autoridades parceiras, como a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Assessoria de Comunicação (Ascom), Conselho Tutelar, Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas e Região (Liabespr) e Polícia Militar.

A representante da Secult, Rose Valente, apresentou o tema “Parauapebas, estação da alegria” e a logomarca do Carnaval 2013, representados por um trem bem colorido. Segundo a apresentação, o trem é um elemento comum a todos os moradores e até mesmo para aqueles que só estão de visita na cidade, o que o definiu como um dos símbolos de cultura de Parauapebas.

Diferenciais do Carnaval 2013
Com o objetivo de levar a tradição do Carnaval a alguns bairros mais distantes, foi criado o “Trem da Alegria”, que transportará, além do Rei Momo, o Grupo Charanga Chique, formado por professores da Escola de Música Municipal Maestro Waldemar Henrique e músicos da cidade.

O local do evento, diferente dos anos anteriores, será na Avenida Liberdade, entre a Avenida Santa Maria e o Loteamento Paraíso. Foi de comum acordo entre os órgãos envolvidos que a festa saísse da Praça de Eventos por questões de segurança. “O número de veículos trafegando naquele local aumentou espantosamente, o que nos fez pensar em uma alternativa para 2013”, declarou o secretário municipal de Cultura, Chico Brito.

Segurança para o evento
Augusto Neto (Semurb), Chico Brito (Secult) e Jean Carlos (Liabespr)Quando perguntado sobre a segurança, o representante da Polícia Militar, major Benedito Sabbá Correia, afirmou que contará com um contingente de 60 policiais por noite e seis motocicletas farão o patrulhamento da área. O major acrescentou ainda que está em discussão com a Polícia Rodoviária Estadual um plano de ação para o período em questão, no intuito de evitar acidentes e fazer cumprir as novas regras da Lei Seca. O Corpo de Bombeiros, Comando Tático da PM, a Polícia Civil e uma empresa de segurança contratada para o evento reforçarão essas ações.

Ozéias Leão, representante do Conselho Tutelar, lembrou que o órgão estará orientando pais e adolescentes quanto à exposição de menores e proibição do consumo de bebida alcoólica. O conselheiro informa que terá fiscalização efetiva durante todos os cinco dias de folia, inclusive durante as matinês.

O secretário de Urbanismo, Augusto Neto, complementou dizendo que será proibida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro e que o sorteio para definição dos locais das barracas para o carnaval ocorrerá dia 1º de fevereiro.

O Carnaval 2013 de Parauapebas se realizará entre os dias 8 e 12 de fevereiro. A programação completa, com os horários e atrações, está disponível para download no link abaixo.

Texto: Anderson George – Fotos: Irisvelton Silva

Publicidade