Parauapebas

Coletiva apresenta Carnaval 2013 de Parauapebas à imprensa

Ocorreu nessa quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para apresentar o tema e a programação do Carnaval 2013. …

Carnaval 2013 (Logo)

Ocorreu nessa quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para apresentar o tema e a programação do Carnaval 2013.

O evento contou com a presença da imprensa local e de autoridades parceiras, como a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Assessoria de Comunicação (Ascom), Conselho Tutelar, Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas e Região (Liabespr) e Polícia Militar.

A representante da Secult, Rose Valente, apresentou o tema “Parauapebas, estação da alegria” e a logomarca do Carnaval 2013, representados por um trem bem colorido. Segundo a apresentação, o trem é um elemento comum a todos os moradores e até mesmo para aqueles que só estão de visita na cidade, o que o definiu como um dos símbolos de cultura de Parauapebas.

Diferenciais do Carnaval 2013
Com o objetivo de levar a tradição do Carnaval a alguns bairros mais distantes, foi criado o “Trem da Alegria”, que transportará, além do Rei Momo, o Grupo Charanga Chique, formado por professores da Escola de Música Municipal Maestro Waldemar Henrique e músicos da cidade.

O local do evento, diferente dos anos anteriores, será na Avenida Liberdade, entre a Avenida Santa Maria e o Loteamento Paraíso. Foi de comum acordo entre os órgãos envolvidos que a festa saísse da Praça de Eventos por questões de segurança. “O número de veículos trafegando naquele local aumentou espantosamente, o que nos fez pensar em uma alternativa para 2013”, declarou o secretário municipal de Cultura, Chico Brito.

Segurança para o evento
Augusto Neto (Semurb), Chico Brito (Secult) e Jean Carlos (Liabespr)Quando perguntado sobre a segurança, o representante da Polícia Militar, major Benedito Sabbá Correia, afirmou que contará com um contingente de 60 policiais por noite e seis motocicletas farão o patrulhamento da área. O major acrescentou ainda que está em discussão com a Polícia Rodoviária Estadual um plano de ação para o período em questão, no intuito de evitar acidentes e fazer cumprir as novas regras da Lei Seca. O Corpo de Bombeiros, Comando Tático da PM, a Polícia Civil e uma empresa de segurança contratada para o evento reforçarão essas ações.

Ozéias Leão, representante do Conselho Tutelar, lembrou que o órgão estará orientando pais e adolescentes quanto à exposição de menores e proibição do consumo de bebida alcoólica. O conselheiro informa que terá fiscalização efetiva durante todos os cinco dias de folia, inclusive durante as matinês.

O secretário de Urbanismo, Augusto Neto, complementou dizendo que será proibida a comercialização de bebidas em recipientes de vidro e que o sorteio para definição dos locais das barracas para o carnaval ocorrerá dia 1º de fevereiro.

O Carnaval 2013 de Parauapebas se realizará entre os dias 8 e 12 de fevereiro. A programação completa, com os horários e atrações, está disponível para download no link abaixo.

Texto: Anderson George – Fotos: Irisvelton Silva

12 comentários em “Coletiva apresenta Carnaval 2013 de Parauapebas à imprensa

  1. Clarice R. Mapa Responder

    Nao sei nao mais acho de pessimo gosto o carnaval ser neste local ,dizem que e visando segurança ,mais como se o local destinado e pior ainda ,com varias opçoes de vandalismo ,matagal ,boeiros,fala serio se la na praç ja era visado imagine ali,acho que foi um tiro no pé essa mudança querem fazer diferente pois crie a diferença legal e segura nao comprometedora a populaçao,pois o que decidiram isso nao vao estar la na pista da folia como o povao .

  2. Kelly Cristina Responder

    Recebir informações de fontes seguras que a escolha deste local para o CARNAVAL 2013, foi somente da SECULT, deixando Detran-Pa, DMTT, Bombeiro e Policia Militar de fora desta desição.
    Agora amigos deste blog, vc´s tem idéia da dimensão da coisa, esta secreatria deixar de fora os principais orgãos de segurança do evento, Deus queira q não aconteça o pior.

  3. INDIGNADA Responder

    Olá amigo Zé Dudu!

    Faço questão de tecer os meus comentários a respeito do Carnaval 2013 de nossa cidade aqui, por saber que o seu BLOG além de ser o mais visto/lido, é o mais credibilizado.

    Bom, gostaria de convidá-lo, assim como os meus amigos que agora lêem o meu comentário, a acessarem o SITE DA PRFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS e clicarem no ítem EDITAIS. Lá, abram o EXTRATO DE CONTRATO
    Nº 20130024 PUBLICADO DIA 31/01/2013. Vejam que refere-se a um Valor (R$ 721.120,00 SETECENTOS E VINTE E UM MIL CENTO E VINTE RAIS) a serem pagos a uma empresa para a contratação das bandas que irão se apresentar no CARNAVAL DA CIDADE.
    Amigos, das referidas bandas, apenas a CALYPSO, tem um cachê/despesas como passagens, alimentação e hospedagem em torno de R$ 140.000,00. As demais bandas, os seus pagamentos variam cada uma entre 10.0000 a 20.000,00 NO MÁXIMO. Isso significa que as contas não estão batendo!!!!! São cerca de 500.000,00 a mais. E olha que esse valor é para pagar somente as bandas. E as demais despesas? ARQUIBANCADAS,BANHEIROS, SOM, LUZ, SEGURANÇA E ETC.Isso tudo foi licitado? O empresário, o Secretário de Cultura , o Prefeito e demais responsáveis, ainda querem nos fazer ainda mais de bobos com relação a essas bandas. BANDA CHICARAMBA, É PRA CONFUNDIR AGENTE COM CHICABANA. ATENÇÃO MINISTÉRIIO PÚBLICO!!! CHEGA NA PAPELADA!!! ZÉ DUDU, chama a atenção da população pra isso!!!!!

    “INDIGNADA”

    • BARBARA Responder

      Meu DEUSSS!!! O que é isso!!!

      Começo bem VELHOTE!!!
      Abre o teu olho se não tu vai sair do Morro dos Ventos algemado.

      VALEU INDIGNADA!!!

  4. Cauan Pirí Responder

    JÁ QUE FIZERAM O REVEILLON LÁ NO CURRAL, DEVERIA COLOCAR ESSA PORCARIA DE FESTA LÁ TAMBÉM.

  5. Mariana Cunha Responder

    Recomendo aos Órgãos envolvidos que se reúnam e tenham a humildade de admitir o erro e trocar o local do evento antes que aconteça uma desgraça e o carnaval 2013 seja marcado com mortes e não com alegrias.
    Prefeito Valmir: por favor interceda nesse assunto, não deixe o primeiro ano do seu mandato ser o pior ano que nossa cidade ja teve.

  6. Julian Aires Responder

    Bom, acho que Parauapebas não tem nenhum local apropriado para eventos desse porte, O DMTT também não está preparado para organizar esse evento pois não tem agentes de trânsito suficiente, a policia militar talvez consiga dar apoio necessário a população junto aos seguranças particulares, o Detran irá contribuir bastante junto com a PRE, já que o governo é um governo de mudança, sim deveria ter trocado de local porem acho que deveria ser no LOTEAMENTO NOVA CARAJÁS, a SECULT deveria ter atentado melhor para a organização desse evento, acredito eu que o resumo deste carnaval será uma população indignada, triste e insatisfeita e olhe lá se não houver um grande numero de acidentes e morte, pois se a PA 275 ficar aberta certamente haverá um “BOLICHE” humano e se o trânsito for escoado para a PA 160 também haverá muitos acidentes vendo que a mesma hoje já é fruto de grande parte dos acidentes da cidade, sendo muitos deles até mesmo FATAL.

  7. Larissa Borges Responder

    Sinceramente não o que passa na cabeça deste povo. Como e que eles escolhem um lugar desses para fazer um evento deste porte? Senhor Chico Brito por favor seja sensato o senhor que comparar um Carnaval com Parques e Circos? Nos precisamos e de segurança e não de transito, porque o DMTT com sua “GRAAANDE EFICIÊNCIA” não desviam os carros para a rua “A” já que ela terá sentido único? A policia não consegue inibir a bandidagem dentro da área comercial imagine em um lugar afastado (O RESTO DA CIDADE FICARÁ COMO O DIABO GOSTA)! Se e um lugar privado porque a prefeitura vai asfaltar, não seria de responsabilidade do proprietário entregar o local com condições especificas?

  8. Kelly Negrão Responder

    Sinceramente,

    assistir a reportagem referente a coletiva de imprensa sobre o carvanal e assitir somente o Secretario falando ref. o local escolhido para o carnaval, não vi o DETRAN ou o DMTT opinando sobre o local, pois acho muito estranho tirarem o carnaval da praça de eventos e colocarem na entrada da cidade, a quantidade de pessoas será muito grande, por segurança acho eu q A PA 275 não deverá está funcionando e aí por onde vão entrar e sair os veículos da cidade? e c funcionar o perigo será enorme, fico aguardando uma resposta de um dos departamentos citados acima

  9. velhinho Responder

    E quanto ao lixo produzido pelo evento?
    E sabemos que nesse novo local do evento existe muita vegetação nas margens, os garis vão descer e entrar no matagal pra recolher o lixo? Com certeza não, coitado de quem mora nas proximidades que terá que enfrentar o monturo de lixos acumulados quando a chuva vier!!
    POLÍTICA DE PÃO E CIRCO, quem conhece?

  10. Marcos Ribeiro Responder

    Parabéns ao Secretário Chico Brito e a todos que estão envolvidos neste evento. Sempre disse que a cultura tinha que ser levada à periferia, vcs estão começando a fazer isto, mesmo que seja em pequena escala. É isso aí, desejo muito boa sorte a esta pasta tão importante para a polulação do muncípio.
    Produtor Cultural

Deixe seu comentário