Câmara Municipal realiza audiência pública para discutir assédio moral no trabalho

A Câmara Municipal de Parauapebas reúne a comunidade nesta quarta feira (01/12) para esclarecer, discutir e receber propostas sobre o problema do assédio moral no trabalho.

A ganância pelo lucro e o abuso de poder são os principais causadores dessa forma de violência, num ambiente cada vez mais preocupado com a competitividade a chefia pode ser cruel e autoritária e os trabalhadores, vistos como indivíduos sem necessidades, sem desejos e sem família.

O tema, mais comum do que se imagina, foi descoberto pela medicina no final dos anos noventa e ainda é pouco esclarecido. O assédio moral, além de prejudicar a produtividade do trabalhador, ocasiona vários problemas de saúde, tanto físicos quanto psicológicos, que variam entre homens e mulheres. Segundo um estudo publicado pela PUC – São Paulo em 2000, insônia, dores de cabeça, crises de choro, são os sintomas mais comuns em mulheres. Já os homens apresentam sentimento de inutilidade, idéia de suicídio, e costumam replicar em casa a violência sofrida no trabalho.

A audiência foi proposta pela vereadora Francisângela Resende (PMDB) que participou recentemente da I Conferência Nacional de Assédio Moral, realizada pela UFRJ, no Rio de Janeiro. Para a vereadora, evitar ocorrências de assédio moral é o melhor caminho. “Ainda que os agressores sejam responsabilizados, os males causados à vítima são dificílimos de sanar”, declara a vereadora.

A Câmara Municipal reforça o convite aos trabalhadores e a toda a comunidade para que compareça à audiência, informe-se sobre o tema e contribua com a discussão.

A audiência acontece hoje, quarta-feira, às 16 horas, no auditório da Câmara Municipal.

Por Gil Duarte

[ad code=4 align=center]

Posts relacionados

Parauapebas: Reunião discute Audiência Pública sobre a Mineração

A Coordenação Regional de Parauapebas, da Comissão Estadual de Assuntos Minerários (CAM) da OAB-PA, realiza nesta quinta-feira, dia 19, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) a terceira reunião sobre os preparativos para a Audiência Pública da Mineração do Pará. Participam representantes de entidades civis e sociais, órgãos públicos e associações das comunidades impactadas com

Audiência no MP busca resolver problemas dos moradores do bairro Nova Carajás com o Ramal Ferroviário da Vale

[player id=64679] Os constantes problemas que os moradores do bairro Nova Carajás vêm enfrentando em relação ao Ramal Ferroviário que liga o Projeto S11D à Estrada de Ferro Carajás, em Parauapebas,  e que desde sua implantação tem gerado reclamações dos que habitam o bairro foram debatidos hoje (18), às 11h30, em uma audiência promovida pela 3ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Parauapebas, sob a presidência dos promotores de justiça Helio Rubens Pinho Pereira e Crystina M. Taketa Morikawa.

Parauapebas: Reunião discute Audiência Pública sobre a Mineração

A Coordenação Regional de Parauapebas, da Comissão Estadual de Assuntos Minerários (CAM) da OAB-PA, realiza nesta quinta-feira, dia 19, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) a terceira reunião sobre os preparativos para a Audiência Pública da Mineração do Pará. Participam representantes de entidades civis e sociais, órgãos públicos e associações das comunidades impactadas com a exploração do minério na cidade. O coordenador Regional da CAM, Rubens Moraes Junior (foto), disse que a reunião pretende ouvir a sociedade civil e receber os esclarecimentos do Poder Público. “A