Clássico entre Atlético Paraense e Parauapebas vai abrir o Grupo D da Segundinha do Parazão

A Federação Paraense de Futebol divulgou o regulamento e a tabela básica da Série B1

Continua depois da publicidade

A bola vai rolar para uma das disputas mais acirradas do futebol paraense: a Segundinha do Parazão. A competição estadual, também chamada agora de Série B1, terá início no segundo semestre, contando com a participação de 20 clubes, somando capital e interior do estado. A tabela básica da 2ª divisão foi divulgada no site da Federação Paraense de Futebol (FPF) neste domingo (18).

Os três times da cidade de Parauapebas: Carajás Esporte Clube, Clube Atlético Paraense e Parauapebas Futebol Clube estão no Grupo D da competição estadual, ao lado de Canaã Esporte Clube, de Canaã dos Carajás, e Gavião Kyikatejê Futebol Clube, de Bom Jesus do Tocantins. A partida que abre os jogos do grupo será justamente o clássico entre Atlético Paraense e Parauapebas, tendo ainda na primeira rodada o Carajás enfrentando o Canaã.

A FPF ainda não definiu as datas e horários das partidas, só divulgou a tabela básica com o regulamento, que ficou definido que os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de cinco, com os times jogando entre si, tendo quatro jogos para cada equipe durante a primeira fase. O primeiro colocado da chave avança diretamente para a terceira fase, com o segundo e o terceiro avançando para a segunda fase e o último colocado de cada grupo sendo rebaixado para a 3ª divisão.

Os classificados para a segunda fase se enfrentam no chamado mata-mata com o chaveamento: 2°A x 3°D, 2°B x 3°C, 2°D x 3°A e 2°C x 3°B. Quem avançar para a terceira fase vai encarar os primeiros colocados dos grupos e farão outro chaveamento, se mantendo fase eliminatória até a grande final, com jogos de ida e volta e sem ter vantagem para o gol marcado fora de casa. Caso o placar agregado fique igual ao final das duas partidas, a decisão da vaga vai para os pênaltis. O campeão e o vice garantem acesso para a elite do Parazão 2024.

Grupos da Segundinha do Parazão 2023:

Grupo A: Capitão Poço, Paragominas, Santa Rosa, Tiradentes e o vice-campeão da B2

Grupo B: Esmac, Fonte Nova, Izabelense, Santos e Sport Belém

Grupo C: Amazônia, São Raimundo, União Paraense, Vila Rica e o campeão da B2

Grupo D: Atlético Paraense, Canaã, Carajás, Gavião Kyikatejê e Parauapebas

Por Fábio Relvas / Foto: Lenno Costa