Cerca de 5,8 mil doses estão disponíveis para vacinação antirrábica em Canaã dos Carajás

Dia "D" de vacinação para cães e gatos será neste sábado (25), a partir das 8h. Confira aqui os locais de vacinação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

No próximo sábado, dia 25, será realizado em Canaã dos Carajás, o dia ‘D’ de vacinação antirrábica para cães e gatos. Para o município foram destinadas cerca de 5,8 mil doses da vacina para imunizar os animais das zonas urbana e rural. A ação faz parte do calendário nacional de vacinação

Segundo informações da Unidade de Vigilância de Zoonoses, neste sábado, a aplicação das doses será realizada apenas na cidade, em 10 locais de vacinação (confira abaixo). A partir da próxima semana, a campanha será estendida aos animais da zona rural.

Canaã nunca registrou casos de raiva canina e felina na cidade. A médica veterinária e Coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Janaina Pires Cheab, ressalta a importância dos moradores continuarem vacinando seus animais de estimação. “A vacinação antirrábica ainda é a única prevenção contra a transmissão da doença entre os animais e os seres humanos”, alertou a coordenadora.

A vacinação contra a raiva faz parte do calendário nacional e é realizada pelos municípios no período de setembro a dezembro, ficando a cargo de cada município a escolha para a realização do dia D.

“No total, teremos 30 postos de vacinação disponibilizados para a vacinação de cães e gatos nas zonas urbana e rural. Na cidade, será dia 25 o dia ‘D’ de vacinação antirrábica. Em cada posto, teremos três agentes, sendo que dois ficarão por conta da aplicação da vacina e o terceiro para anotação”, explicou Janaína Cheab.

A Secretaria de Saúde reforça que as crianças que desejarem levar seus bichos de estimação, devem estar acompanhadas dos pais. Também é obrigatório o uso de máscaras.

Locais de Vacinação

A ação acontece das 8h às 17h, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, no Bosque Gonzaguinha, nas Escolas Municipais José de Deus (Vale Dourado), Alexsandro Nunes (Alto Bonito) e Tancredo Neves (Centro),e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Residencial Canaã, Novo Brasil, Centro, João Pintinho e Vale Dos Sonhos.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com taxa de  letalidade de aproximadamente 100%. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Por Dayse Gomes