Celso Sabino assumirá o Ministério do Turismo

Deputado paraense foi indicado pelo seu partido e substituirá a colega Daniela Carneiro (União-RJ)

Continua depois da publicidade

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeará o deputado federal Celso Sabino (União-PA) para o Ministério do Turismo, em substituição à deputada federal licenciada Daniela Carneiro (União RJ). A indicação foi acertada na semana passada, conforme o Blog do Zé Dudu adiantou. Sabino disse que o convite ainda não foi formalizado, mas fontes ouvidas pela reportagem confirmam a troca.

Na semana passada, o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA) participou de uma audiência reservada com Lula, fora da agenda, e o nome de Sabino foi colocado na mesa.

Quem não gostou da notícia foi o marido de Daniela, Wagner dos Santos Carneiro, prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ) — o Waguinho —, que saiu atirando do União e entrou no Republicanos, além, é claro, da própria ministra. Waguinho se desentendeu com o deputado Luciano Bivar (União-PE), presidente nacional da legenda por disputas internas de poder no diretório nacional do União Brasil.

Waguinho terá uma reunião com o presidente Lula na próxima semana. O encontro ocorre após outra reunião, com o próprio Sabino, ocorrida na quarta-feira (7) para tentar negociar a permanência de sua mulher no cargo.

O prefeito fluminense está concluindo seu segundo mandato. Pretende, em 2026, ser candidato a governador do Estado. No governo, uma das opções cogitadas é ele assumir um ministério a partir de 2025 como parte de sua plataforma eleitoral. Waguinho é acusado pelos rivais de ligações nada republicanas com milicianos da mais alta periculosidade, que barbarizam na baixada fluminense, uma das regiões mais violentas do mundo.

Três ministérios

Com três ministérios: Turismo, Integração Regional e Comunicações. Só o ministério do Turismo está em negociação neste momento, embora só aumento as denúncias de irregularidades praticadas pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA).

No ministério da Integração Regional, ocupado pelo ex-governador Waldez Góes (AP), foi indicado pelo senador Davi Alcolumbre, como também é o padrinho do enrolado Juscelino Filho que está em modo: balança, mas não cai, pelo menos por enquanto.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Alcolumbre tem a prerrogativa de pautar a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

O que se comenta nos corredores do Planalto é que Juscelino Filho, por hora, não corre o risco de perder o cargo. Ele é próximo ao líder do partido, Elmar Nascimento, que foi preterido na escolha de ministros.

Daniela é considerada distante da bancada do União Brasil. Ela move, junto a outros cinco deputados do Rio de Janeiro, processo para mudar de partido sem perder o mandato. A ideia é migrar para o Republicanos.

Celso Sabino é quem organiza semanalmente a reunião dos deputados do União. Costuma ser em seu apartamento, em Brasília. Daniela não costuma ir ao encontro.

Lula disse aos congressistas do União Brasil que a indicação tem de vir seguida de apoio em votos. Sabino tem dito a pessoas próximas que será seu foco número um uma vez à frente do ministério.

O desenrolar da mudança se dará apenas na semana que vem porque Lula está curtindo o feriado ao lado da amada Janja, numa paradisíaca e exclusiva praia no litoral da Bahia.

Correndo como está planejado, o Pará terá dois ministros no terceiro governo Lula: Jader Barbalho Filho (Cidades) e Celso Sabino (União-PA), algo inédito na história da política paraense e do Norte do país.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.