Caso Ana Karina: advogado tenta, na justiça, calar a imprensa

Continua depois da publicidade

Outro dia postei aqui um comentário do Dr. Dácio Antônio, advogado de Grasiela Barros de Almeida, acusada de participação na morte de Ana Karina e foragida da justiça. Nele, o advogado dava a sua versão para ter entrado com representação contra o delegado André Albuquerque, a Drª Amanda Saldanha e o promotor de justiça de Parauapebas, Dr. Januário Constâncio.

Mesmo sem querer voltar ao assunto, já que não é esse o objetivo desta postagem, tenho que citar que o advogado afirmou naquele momento que não havia entrado com nenhum tipo de representação contra os órgãos de imprensa, em virtude de acreditar que, se cometeram erros, foram por desconhecimento da Lei.

Cabe aqui informar que o nobre advogado, quando do comentário, faltou com a verdade. Ele representou sim contra a imprensa, fez pior, peticionou na 3ª Vara da Comarca de Parauapebas solicitando que este blog fosse tirado do ar, sob  a alegação de estar divulgando material que estaria coberto pelo manto do sigilo processual,  requereu ainda que fosse feita a apreensão dos materiais de hardware e de software elaborados pelo administrador do Blog que tenham correlação com os fatos apurados no bojo da ação penal pública incondicionada instaurada em face do inquérito que apura as responsabilidades pela morte de Ana Karina Matos Guimarães (proc. 040.2010.2.001027-3). Solicita ainda multa de R$5.000,00 (cinco mil reais) em caso de desobediência. Solicita as mesmas providências para o TV Liberal, TV SBT, Carajás o Jornal, rádio Arara Azul FM, jornal Regional, jornal Correio do Pará.

O pária peticiona ainda solicitando a proibição, aos órgãos de imprensa escrita, falada, televisiva e eletrônica, de divulgarem o relatório da autoridade policial que pôs fim ao inquérito, com igual imposição de multa cominatória, ressalvando, no entanto, o direito à imprensa de exercer o seu ofício.

Pra se notar o grau de despreparo ou desespero do advogado, além da petição no Fórum local, ele encaminha mais 3 representações,: à OAB Estadual, à  Corregedoria de Polícia e à Procuradoria do Ministério Público Estadual.

Felizmente, a justiça foi feita e o Dr. Ramiro Almeida Gomes, Juiz de Direito Substituto, auxiliando a 3ª Vara Penal da Comarca de Parauapebas, indeferiu, em decisão interlocutória, o pedido in totum (na totalidade), fazendo valer o direito constitucional de divulgação dos fatos pela imprensa.

Ficou claro, pela decisão do juiz, que este blogger não usou de nenhum tipo de ob-repção e que a tentativa de calar a imprensa não passou de medida para protelar a ação maior que é a responsabilidade de sua cliente na morte e ocultação do cadáver de Ana Karina.

Que essa derrota judicial sirva de lição ao patrono de Grasiela Barros e que ele, doravante, perca o seu tempo na defesa de sua cliente e deixe a imprensa fazer o seu papel, o de informar.

Contrariando tudo que o advogado peticionou, não houve nenhuma informação publicada por este blog ou pela imprensa que tenha sido tratada como fofoca ou que tenha sido repassada pelas partes envolvidas na petição de forma a macular o inquérito policial, não houve, pelo menos no tocante ao zedudu.com.br, nenhum tipo de favorecimento ou vantagem nas informações.

Leia a íntegra da decisão do MM juiz, denegando todos os pedidos do advogado, clicando aqui..

[ad code=5 align=center]

16 comentários em “Caso Ana Karina: advogado tenta, na justiça, calar a imprensa

  1. Nome (obrigatório) Responder

    como sempre o dinheiro compra o silêcio de muitas pessoas,principalmente se essas pessoas forem a chave que inocentes precisam para provar a sua inocência,se ela tivesse mesmo num tambô no rio ja tinham encontrado off!!!!!!!!!!!!!!
    só deus mesmo que fara a justisa

  2. Nome (obrigatório) Responder

    O que a imprensa faz e no caso, vc grande jornalista, é ferir um direito constitucional.. pois não obstante a CF defender a liberdade de expressão garantindo à imprensa a veiculação de noticias, também afirma que ninguem será considerado culpado até o trânsito em julgado de uma sentença condenatória. Até onde sabemos, ou melhor, o senhor talvez não sabe, já que perde seu tempo veiculando noticias sencionalistas, é que o caso não foi julgado, não findou.
    Portanto, torço para que um dia o senhor seja também indiciado, acusado e que a midia, através de um blogueiro à toa, espalhe como o senhor é culpado, sem antes mesmo de acabar com as investigações.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Anônimo,
      Pode torcer a vontade. Jamais serei acusado (veja que sempre tratei Alessandro e outros como ACUSADO) de ter matada uma mulher grávida de meu filho com nove meses, e depois joga-los em um tambor depositando-o nas profundezas de um rio. Pode torcer a vontade, posso até ser acudado de outras coisas, desse tipo de crime não.

  3. F... Responder

    PARABÉNS ZÉ DUDU NESSE SEU BLOG APARECE CADA ANALFA QUERENDO DAR UMA DE INTELECTUAL,ALÉM DO DPC ANDRÉ ALBUQUERQUE, AINDA TEM ESSE TAL DE JOAO FALANDO DE PAUL JOSEPH GOEBBELS QUE FOI CHANCELER DA ALEMANHA POR APENAS 2 DIAS APENAS,PRECEDIDO POR ADOLF HITLER.OQUE TEM HAVER GOEBBELS COM O CASO EM TELA?AI AI AI

  4. HTML AUDICON Responder

    ESSE DPC ANDRÉ USA UM VOCABULÁRIO TÃO REBUSCADO (MAGNANIME,ABRIR VEREDAS,SILENTES A VERDADE,MACULAR A JUSTIÇA)O ENGRAÇADO QUE ESSAS PALAVRAS ELE USA EM TODAS AS ENTREVISTAS DELE,ACHO QUE ALGUÉM ENSINOU PRA ELE ESSA MEIA DUZIA DE PALAVRAS E ELE FICA USANDO QUERENDO DAR UMA DE INTELECTUAL.ESSE AI DE INTELECTUAL NÃO TEM NADA.

  5. cai cai Responder

    Não se preocupem, tudo que é feito na sombra da escuridão é revelado na luz do dia.

    a Justiça tarda mas não falha!

  6. Cabra Indignado Responder

    Desde as primeiras matérias sobre o crime, eu venho dizendo que a chave para solucionar esse crime macabro está em encontrar a tal Graziela. Ela não está trabalhando, e não vai morrer de fome. É o caso de investigar contas bancárias, dela e da família. E também os parentes dela de fora do município. Ela está escondida em algum canto, recebendo ajuda financeira de alguma forma, e lógico, se comunicando com a família (no caso a dela e a do Alessandro) e com seu advogado. Portanto, basta encontrar os meios e executar, que rapidamente haverá de se achar notícias da procurada. E mais, corre a boca pequena que ela estaria com o filho da Ana Karina nos braços. E se isso for verdade, Deus tenha piedade dessa mulher, porque aí sim a mão da justiça vai cair pesada sobre ela, e merecidamente. Delegado André, isso não é simples de se resolver? Quais são os trâmites no caso de uma investigação dessas? O que está sendo feito de concreto para encontrar a Graziela?

  7. Nome (obrigatório) Responder

    Caro Zé Dudu:
    Infelizmente, os veículos de comunicação da cidade não contam com sindicato ou associação que venha defender seus interesses e mandar esse advogado pro esquecimento. Parece que também a OAB não conta com comissão de ética para avaliar a situação desse medíocre causídico. Seria bom que os veículos de comunicação fizessem um protesto contra o advogado. Alías, as empresas de comunicação tem sim quem as defenda: a Acip. Sei que existe em Parauapebas uma associação de comunicação, mas parece que esta entidade só congrega empregados dos veículos, e não tem autonomia para defender as empresas jornalísticas. Continue no seu papel de divulgar os fatos.

  8. dpc andre albuquerque Responder

    Foi com magnânime excelência que o douto juiz de direito, Dr. Ramiro, decidiu ao separar o joio do trigo. Sua iluminada decisão abrirá as veredas para a justiça. Eles queriam amordaçar a imprensa, a voz e consciência do povo, para que todos ficassem silentes à verdade e que este caso caísse nos degraus do esquecimento. A verdade prevalece e imperativa na mente de todos até o julgamento final, e todos os obstáculos incidentais serão vencidos. Querem macular a justiça, a ordem, a verdade e as autoridades que buscaram e ainda querem a verdade real. O propósito vil de tumutuar o processo principal, de intrigar as autoridades e de calar a imprensa caiu por terra. Que a justiça continue a ser feita!

  9. Talita Baena Responder

    Meu caro colega de imprensa,
    infelizmente, alguns agentes da sociedade se acostumaram com uma prática que pode ser qualquer coisa, menos jornalismo.
    Diante disso, mesmo com essa grave tentativa de censura, não desista deste duro ofício.

  10. ... Responder

    O assunto Caso Ana Karina, ainda é notícia, sim…pois como todos sabemos…ainda existe uma pessoa envolvida desaparecida e…sendo procurada pela Policia/Justiça….
    E, divulgar, é papel da Imprensa Local, quem sabe Nacional, pois, é sabido que esse tipo de material na Imprensa, sempre ajuda na elucidação e capitura de FORAGIDOS DA JUSTIÇA, como é o caso em tela….
    Ze Dudu, continue a divulgar sim o caso, que ainda é de interesse de toda Sociedade de Parauapebas

Deixe seu comentário

Posts relacionados