Caravana de Intercâmbio de Parauapebas chega a Santa Catarina

Produtores rurais e técnicos visitam o Sul do País para adquirirem conhecimento sobre novas técnicas de cultivo e também da criação de pequenos animais

Continua depois da publicidade

Uma Caravana Intercâmbio de Parauapebas, formada por agricultores, estudantes universitários e técnicos, servidores da Sempror (Secretaria Municipal de Produção Rural), prefeito Darci Lermen, vários vereadores e o secretário-adjunto de Produção Rural, Claudenor de Almeida, chegou por volta das 18 horas de ontem, domingo (24) ao município catarinense de Flores da Serra, sendo recebida pelos membros do assentamento local.

Na programação da viagem da caravana estão visitas aos acampamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Sempror, que entende ser esta uma oportunidade para fomentar a economia local pelo aumento da produção.

“Além do incentivo que já damos, entendemos ser preciso dar conhecimento aos agricultores e esse intercâmbio propiciará a troca de experiência e visibilidade de tecnologias utilizadas nos municípios do Sul do País. Esperamos que eles voltem dessa viagem cheios de entusiasmo e ideias para melhorar suas produções”, espera Darci Lermen.

Uma das participantes da Caravana de Intercâmbio é a zootecnista Natalia Bianca, que faz mestrado pela Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia). Em seus planos está enriquecer o currículo agregando conhecimento: “Com certeza quero conhecer tudo o que eles utilizam seja de tecnologia ou o sistema que aplicam. Absorver o máximo de conhecimento, aprender, conversar, discutir e poder trazer para a nossa região o que for possível aplicar em nossa realidade”.

Programação do intercâmbio

Nesta segunda-feira, 25, a programação inicia com a visita à Cooperativa de Produção Agropecuária União do Oeste (Cooperunião), do Assentamento Conquista na Fronteira, uma área de 1.198 hectares tendo 54 famílias assentadas trabalhando de forma coletiva e desenvolvendo atividades produtivas em bovinocultura de leite à base de pasto, complementado com silagem e ração, tratamento homeopático; cultivo de erva mate e produção de grãos como, por exemplo, milho e soja em cultivo tradicional; produção de alimentos orgânicos como verduras, frutas, arroz, feijão, etc.; agroindústria, abatedouro/frigorífico de aves com capacidade de 3.500 aves por hora; e produção de peixes.

A permanência da caravana nesse local encerra ao meio-dia. Após o almoço, eles seguem para São Miguel D’Oeste, também em Santa Catarina, onde visitarão a Agroindústria da Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste).

A próxima parada será no município gaúcho de Veranópolis, onde, na terça-feira (26), visitam o Instituto Josué de Castro. Na tarde do mesmo dia os agricultores visitarão a fábrica de sucos em Cotiporã, também no Rio Grande do Sul. Outro município gaúcho que também receberá a visita da caravana é Bento Gonçalves, para conheceram a indústria vinícola Aurora.

O grupo chega à região da capital gaúcha, na quarta-feira (27), com a visita ao Assentamento Capela, no município de Nova Santa Rita. Ali estarão na Cooperativa de Produção Agropecuária que realiza cadeia produtiva e industrialização de arroz orgânico, além da criação e abatedouro/frigorífico de suínos e produção leiteira; produção sem agrotóxicos, social e ambientalmente responsável.

Ainda em Rio Grande do Sul, em Eldorado do Sul, a visita será no Assentamento Lanceiros Negros, onde a caravana estará na Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região Porto alegre. O intercâmbio termina com a visita à Cooperativa de Produtos Agropecuários do Assentamento de Charqueados (Copac).