Canaã: Procampo inicia ações de melhoramento genético de bovinos leiteiros

Através do programa, prefeitura garante inseminação artificial e kit para pastejo rotacionado em propriedades rurais

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru) de Canaã dos Carajás, através do Procampo, deu início às ações de melhoramento genético e nutrição de bovinos leiteiros. Técnicos da SEMPRU realizaram a inseminação artificial de 10 vacas e entregaram um kit para pastejo rotacionado no Sítio Boa Sorte, na VS-47.

O Procampo, criado em 2017, tem ajudado a fortalecer os produtores rurais de Canaã através de investimentos em treinamento e assistência técnica, que possibilitam produzir mais e com melhor qualidade. A prefeita Josemira Gadelha e o secretário Júnior Garra participaram do lançamento das ações.

Segundo a prefeitura, o projeto de melhoramento genético, iniciado no ano passado, beneficiou cerca de 10 famílias. A meta é ampliar esses números até o fim do ano, alcançando 20 propriedades rurais.

O kit de pastejo rotacionado entregue contém sementes de Capim Mombaça e equipamentos de cerca elétrica para bovinos de leite. “Por meio do programa, estamos conseguindo atender muitas famílias que poderão aumentar sua renda por adotarem as melhores práticas de produção em suas propriedades. Queremos ser referência nacional no apoio ao homem do campo”, destacou a prefeita Josemira.

A técnica de pastejo rotacionado consiste em subdividir a pastagem em três ou mais piquetes, que serão pastejados em sequência por um ou mais lotes de animais. O esperado com a técnica é aumentar a produtividade, assim como melhorar a oferta de forragem nas propriedades assistidas.

A inseminação artificial é uma técnica que permite o melhoramento genético do rebanho leiteiro em menor tempo e com baixo custo. Isso é possível com a aquisição de sêmen de reprodutores testados e superiores para a produção de leite.

Por Dayse Gomes