Canaã dos Carajás mais verde: arborização de avenidas deve mudar a cara da cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O verde deve ser a nova cor predominante em Canaã dos Carajás nos próximos anos. Por meio de um projeto de arborização, com iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, milhares de mudas deverão ser plantadas nas principais avenidas do município ao longo dos próximos meses. Segundo a prefeitura, a ação faz parte de um projeto que pretende plantar 5 mil mudas até o fim de 2018. O projeto prevê ainda 12 mil mudas plantadas até o fim de 2020, data em que o governo Jeová Andrade chegará ao fim. Também parceira da ação, a Secretaria de Agricultura produziu, só em 2017, mais de 230 mil mudas no Viveiro Municipal.

Mudas-cultivadas-no-viveiro

A primeira avenida escolhida para a arborização foi a Pioneiros. Com uma das maiores extensões entre as vias do município, a avenida carecia de arborização já há muitos anos. A ação teve início na última segunda-feira (29) e contou com o trabalho do prefeito Jeová Andrade, do presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Garra, e da secretária de meio ambiente, Simone Aparecida.

As espécies escolhidas para a arborização da via foram o Oiti e o Nim Indiano. As mudas têm características semelhantes e, quando adultas, costumam ter a copa densa. As árvores levam, em média, 3 a 5 anos para atingir o tamanho máximo. Simone explicou que o trabalho não será feito apenas na zona urbana: “Pretendemos também recuperar as áreas verdes do município. Elas são mais abrangentes. Queremos recuperar áreas que foram destruídas no Parque Veredas dos Carajás. Aqui na cidade, vamos realizar o plantio nos canteiros das avenidas e nas calçadas, trabalhando junto com os moradores.”

b19c7a20-9601-4352-9c19-b54c817e5647

No planejamento de trabalho, as avenidas Weyne Cavalcante e Rio Branco deverão passar pelo mesmo processo nos próximos dias. O principal intuito do projeto é “dar uma nova cara” a Canaã dos Carajás e transformar a Terra Prometida em um lugar mais agradável para se viver. Segundo previsão da Secretaria de Agricultura, outras milhares de mudas já estarão disponíveis para plantio em novembro deste ano.

643c108e-7ff8-4014-a5b4-f95185b7b816