Canaã dos Carajás amplia número de respiradores com doação da Vale

O município conta agora com 10 respiradores mecânicos. A mineradora entregou dois equipamentos à Prefeitura
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu nesta sexta-feira, 05, a doação de 2 respiradores mecânicos da Mineradora Vale. Os equipamentos são essenciais no tratamento de pacientes graves da covid-19 (novo coronavírus), que necessitam de respiração artificial.

Com a doação, o município conta atualmente com 10 respiradores que estão instalados na Unidade de Internação do Novo Brasil. Segundo a Prefeitura, a Vale garantiu que fará novas doações desse equipamento.

O fisioterapeuta João Paulo, que atua no enfrentamento à covid-19 no município, ressalta que os equipamentos são importantes para auxiliar a equipe que trabalha na recuperação do paciente. “Não é apenas o respirador em si que faz o tratamento, todo o tratamento de enfermagem, médico, nutrição, toda equipe conjunta é que faz o tratamento do paciente da covid-19; Porém, eles contribuem efetivamente para o tratamento da covid”.

Internações

Canaã dos Carajás está entre as cidades do sudeste do Pará que têm registrado um aumento de casos de covid-19. O município conta com 1.175 pessoas infectadas e 15 óbitos.

A Unidade de Saúde do Novo Brasil no município tem atualmente 15 pessoas internadas. Canaã não tem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisa contar com vagas disponíveis no Hospital Regional de Marabá ou Hospitais de Belém.

Publicidade