Câmara discute inclusão digital na Amazônia

Debate será nesta quarta na Comissão da Amazônia
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Os estados da Amazônia Legal têm a menor inclusão digital no Brasil

Continua depois da publicidade

Brasília – A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (7), sobre os programas de inclusão digital do governo federal — o Governo Eletrônico: Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e o Wi-fi Brasil — coordenados pelo Ministério das Comunicações.

As iniciativas são direcionadas principalmente aos estados da Amazônia Legal. Foi convidado para o debate o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O deputado Jesus Sérgio (PDT-AC), que pediu a audiência, lembra que os programas Gesac e Wi-fi Brasil são parte de “uma importante política pública de cunho social para tirar do isolamento comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, que querem permanecer vivendo e produzindo em suas áreas, não desejam viver nas cidades, mas querem ter acesso a internet, tevê, saúde, educação, lazer com os mesmos padrões das zonas urbanas”.

O parlamentar do Acre, no requerimento de audiência, destacou o caráter social do debate.

“A iniciativa privada visando apenas o lucro não atenderá a expectativa desses brasileiros que, sem o apoio do poder público, continuarão no isolamento. É necessário que esses programas possam receber apoio de recursos públicos oriundos das três esferas do poder executivo para garantir que mesmo nas localidades mais distantes cheguem os avanços tecnológicos disponíveis nas cidades”, disse.

Jesus Sérgio quer saber os detalhes dos programas de inclusão digital, orçamentos disponíveis e metas a serem alcançadas nos próximos anos.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.