Brasil tem 82,4 milhões de internautas

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O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012. O crescimento foi de 3% sobre os 79,9 milhões do mês anterior e de 5% sobre os 78,2 milhões do primeiro trimestre de 2011.

O número de usuários ativos em casa ou no local de trabalho em abril foi de 48,9 milhões, o que significa diminuição de 1,7% na comparação com o mês de março e crescimento de 14% sobre os 42,8 milhões de abril de 2011.

40 milhões de pessoas acessaram a internet apenas de suas residências, em abril. O número corresponde a uma diminuição de 2,2% sobre o mês anterior e crescimento acumulado de 14,2% sobre abril de 2011.

Na comparação com março, em abril houve crescimento proporcional da audiência dos sites de hotéis (3,2%), gastronomia (5,5%), eventos (14,2%) e das multicategorias notícias de finanças (4,3%) e estilos de vida (8,2%).

Os sites de hotéis também lideram em crescimento no período de um ano. O aumento foi de 198%, puxado sobretudo pelos sites que oferecem descontos em serviços de hotéis no estilo compras coletivas.

Também vem crescendo a audiência de sites de humor, principalmente nos últimos dois meses, acumulando em um ano evolução de 72%. As páginas de humor que estão fazendo mais sucesso são as que têm suas piadas e charges distribuídas em sites de redes sociais.

Internet fatura US$ 8,4 bilhões no 1º trimestre
A receita da publicidade na internet atingiu a marca dos US$ 8,4 bilhões durante o primeiro trimestre deste ano. De acordo com o Ad Age, este número representa um aumento de 15% em relação aos US$ 7,3 bilhões alcançados durante o mesmo período no ano passado.

Os números são expressivos quando comparados aos do início da internet. Em 1996, o faturamento nem chegava a US$ 1 bilhão. Mas, apesar do bom momento, o ritmo de crescimento sofreu desaceleração com queda de 9% em relação ao mesmo período nos anos de 2010-2011.  De acordo com os analistas, essa freada se deve pelo fato de um meio não conseguir segurar uma indústria inteira.

Muitos investimentos foram realizados nas plataformas sociais, nos vídeos online e na rede mobile, todavia, a propaganda digital para os jornais cresceu apenas 1% durante o primeiro trimestre.

Os dados foram coletados pela PricewaterhouseCoopers (PwC) com patrocínio da IAB.

Fonte: ADNews