Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Bombeiros formam 12 novos brigadistas para atuar em Canaã

Eles vão dar apoio à Sema e também ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndios nas áreas de reserva e também nas demais áreas verdes
Continua depois da publicidade

O 16º Grupamento Bombeiro Militar, de Canaã dos Carajás, concluiu o treinamento de novos brigadistas que vão atuar no combate a incêndios do Parque Natural Municipal Veredas de Carajás. Desde o início da semana, 20 homens, entre eles, 12 novatos, participaram de aulas teóricas sobre como agir no caso de emergência dentro e fora da reserva florestal. As instruções foram ministradas na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás – Agência Canaã.

“As instruções iniciaram na segunda-feira (16) e tinham como objetivo de capacitar os brigadistas de incêndio para dar apoio à Sema e também ao próprio Corpo de Bombeiros no combate a incêndios nas áreas de reserva e também nas demais áreas verdes do município”, destacou o capitão Renato Figueira, do CBM.

A capacitação, que é fruto de parceria entre o Plano de Ação Mútua (PAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agência Canaã e Corpo de Bombeiros, abrangeu desde técnicas de combate a incêndio florestal, táticas, estratégia, prevenção, organização de pessoal, instrumentos e equipamentos e orientação e navegação.

Veja também:  Adolescente de 14 anos morre afogado no Rio Parauapebas

Com a conclusão das orientações em sala de aula, na tarde de quinta-feira (19), os brigadistas seguiram para a Unidade de Conservação para, enfim, colocarem em prática todo o conteúdo que aprenderam durante a semana. O PAM ainda está em tramitação juridicamente, mas o CBM já se antecipou com o treinamento desta semana. “Mostramos várias técnicas, já que os brigadistas adentram em mata fechada. Nós colocamos fogo em uma área e o trabalho deles foi localizá-lo e, posteriormente, realizar a extinção do fogo”, concluiu o capitão.

O momento em que os brigadistas participam da simulação de incêndio foi registrado em um vídeo gravado pelos orientadores.

Com a missão cumprida, os novos guerreiros puderam participar da cerimônia de formatura e encontram-se devidamente diplomados e aptos a ajudar em ocorrências de combate a incêndios na cidade.

Deixe uma resposta