Parauapebas

Bairro Palmares Sul recebe mutirão de combate à leishmaniose e à dengue

Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde estão fazendo trabalho de conscientização. Acontece também a vacinação de animais contra raiva e testes rápidos para leishmaniose

Continua nesta sexta-feira (30) o mutirão envolvendo agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde no Bairro Palmares Sul. Eles levam orientação à população no sentido de se prevenirem contra dengue e leishmaniose, respectivamente. 

De acordo com Carlos Damasceno, coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, ação como essa deverá ser feita em outros bairros nos próximos dias. “Além disso, disponibilizamos nas dependências da igreja Católica, naquele bairro, vacina antirrábica e testes rápidos para leishmaniose. Uma equipe de veterinários faz avaliação nos cães e dá orientação técnica a quem levar seu animal nos dois dias.

Os agentes levaram orientações à população

 A ação iniciou ontem, quinta-feira, 29, próximo das comemorações de aniversário de 25 anos do bairro. Os servidores estão fazendo trabalho de conscientização durante a visita em cada residência, além de entrarem nos quintais em busca de criadouro do mosquito Palha, transmissor da leishmaniose; e do Aedes Aegypti, vetor da dengue.

De acordo com orientação de Carlos Damasceno, embora os agentes estejam fazendo o trabalho de prevenção, é indispensável que os moradores mantenham os quintais limpos e o local onde circulam os animais de estimação sempre higienizados, para que o mosquito não se reproduza.

Deixe seu comentário