A maioria dos jovens sonha em se tornar um jogador de futebol. Uma boa parte acaba desistindo quando encontra alguma dificuldade pela frente. O que não é o caso da jovem promessa Marcos Vinícius, atacante de 18 anos, natural da cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, mais precisamente da Vila Paulo Fonteles, zona rural do município. O atleta segue firme com o seu sonho e está no atual elenco do Paysandu Sport Club, das divisões de base, onde disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2020 na categoria Sub-23.
“Temos que incentivar essa galera de Parauapebas que sonha em ser jogador de futebol. Como poucos sabem, sou natural da Vila Paulo Fonteles. A minha vida nem sempre foi futebol. Teve um certo momento da minha vida que eu tive que escolher entre o futebol e o trabalho, mas graças a Deus a minha família sempre me apoiou, me incentivou e sem ela, nada disso seria possível. Quero agradecer muito a um cara chamado Gelver, que me ajudou sem mesmo me conhecer. Ano passado estava no Volta Redonda, cheguei lá graças a ele”, afirmou Marcos Vinícius, conhecido como Bagaceira, atacante do Paysandu.
Antes de chegar ao Volta Redonda (RJ), o atacante Marcos Vinícius se destacou na disputa da tradicional Copa Rural de Parauapebas, onde em 2018, o garoto conseguiu ser campeão da acirrada competição atuando com a camisa do time da própria Vila Paulo Fonteles. Além do título do torneio, Marcos Vinícius conseguiu a artilharia, assinalando sete tentos. O Gelver Gilliard, que trabalha com uma empresa de alojamentos em todo o país, gostou do menino e o levou ao chamado Voltaço.
“Eu trabalho com uma empresa de alojamento em todo o Brasil. Estou aqui na região desde 2015. Eu sou vice-presidente do conselho do Volta Redonda. Por onde eu passo pelo Brasil, acabo sendo uma espécie de olheiro, e vi o talento do Marcos Vinícius, e levei para o Voltaço. Ele merece. Humilde e bom de bola. Nós ajudamos ele transferindo para o Paysandu para ficar mais próximo de sua família. Ele foi em parceria. Se ele se destacar é 50% para o Paysandu e 50% para Volta redonda, que merece pela humildade. O garoto é focado”, disse Gelver Gilliard, vice-presidente do conselho do Volta Redonda.
O Paysandu Sport Club é o único representante do norte na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que conta com a participação de 16 equipes, divididas em dois grupos de oito, na primeira fase da competição. Os duelos são no formato de jogos cruzados, ou seja, os times do Grupo A, enfrentam as equipes do Grupo B. Os quatro primeiros colocados de cada grupo, avançam para as a segunda fase da competição nacional, onde serão formados mais dois grupos de quatro times.
O time paraense fez a sua estreia diante do Red Bull Bragantino e venceu pelo placar de 2 a 1, em partida realizada no último domingo (18), no Centro de Treinamento da equipe paulista, na cidade de Jarinú (SP). O Paysandu volta a campo contra o Santa Cruz (PE), nesta quinta-feira (22), às 15h, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, partida válida pela segunda rodada. O garoto Marcos Vinícius não entrou na partida de estreia, mas segue focado e acreditando em uma oportunidade para mostrar seu talento.
“Eu estou acreditando no meu sonho. Vou continuar lutando. O tempo de Deus é perfeito”, finalizou Marcos Vinícius, atacante do Paysandu Sport Club.
Grupos do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020:
Grupo A:
Avaí-SC
Ceará-CE
Coritiba-PR
Grêmio-RS
Paysandu-PA
Sampaio Corrêa-MA
Santos-SP
Vila Nova-GO
Grupo B:
Corinthians-SP
CRB-AL
Fluminense-RJ
Fortaleza-CE
Juventude-RS
Paraná-PR
Red Bull Bragantino-SP
Santa Cruz-PE
Por Fábio Relvas