Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais alcança mais de 800 pessoas

Organizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, realizada terça-feira (28) no Partage Shopping, alcançou 855 pessoas que realizaram testes rápidos para identificação de Hepatite B ou C e receberam orientação sobre a doença.

image

A jovem Camila Santos, recepcionista, aproveitou a ida ao Shopping para realizar o teste. “Achei interessante essa ação aqui por que nem sempre a gente tem tempo de procurar um posto de saúde para fazer o teste, meu avô faleceu de câncer no fígado e tudo começou com uma hepatite, por isso acho muito interessante essas informações e esses serviços chegarem à população de várias formas”, destacou Camila Santos.

Para Allan Weberth, coordenador do CTA, o público superou a expectativa, “estávamos prevendo a realização de uns 100 testes no total, ficamos satisfeitos com o resultado do trabalho da nossa equipe e da parceria com o Partage Shopping que nos cedeu o espaço para realização dessa ação de prevenção”, destacou.

A coordenadora de marketing do Partage Shopping, Tábita de Moraes, também avaliou positivamente a programação, “já era uma vontade nossa de nos inserirmos em ações voltadas à Saúde que despertassem o envolvimento da sociedade. E oferecer e receber no nosso Shopping o público, em prol dessa causa, foi super positivo, superando nossa expectativa de atendimento. Acredito que este namoro entre Shopping e Secretaria de Saúde vai longe e já estamos conversando sobre as futuras ações em parceria”, acrescentou.

image

Em função do bom alcance da ação muitas pessoas também procuraram o CTA no dia seguinte (quarta-feira) para realização do teste rápido de Hepatites B e C. De acordo com Allan Weberth os testes podem ser realizados no CTA-SAE, localizado à Rua P, número 38, Bairro União, de segunda a quinta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Hepatites Virais

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências.

Os vírus das hepatites B e C podem ser transmitidos, por exemplo, pelo compartilhamento de agulhas e seringas, lâminas de depilação de outras pessoas, instrumentos de manicure e pedicure. As hepatites têm um tratamento duro, mas tolerável, e que gera grande chance de cura.

Fonte: Ascom PMP

Deixe uma resposta