Alunos de Medicina da UFPA criam aplicativo para informar sobre a Covid-19

“CoronaFinder PA” oferece orientação e conhecimento científico sobre a doença e está disponível em lojas de aplicativos

Continua depois da publicidade

Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) criou um aplicativo para auxiliar a população no combate ao novo coronavírus no Pará. Batizado de “CoronaFinder PA”, o app fornece dados informativos sobre as cidades paraenses de forma gratuita. Ele está disponível na PlayStore, para todos os dispositivos Android.

De acordo com a UFPA, a ideia de criar o CoronaFinder PA surgiu como uma forma de contribuir para a saúde e bem-estar de todos, no combate à pandemia. O aplicativo oferta suporte multifuncional à população paraense. 

“O CoronaFinder PA foi pensado para levar orientações e recomendações, de base científica, para a pessoa comum. É papel da universidade estender seu conhecimento acumulado e gerado tanto para a comunidade acadêmica, como para a não acadêmica também. Em especial nessa época de pandemia, na qual são muitas as informações, as quais, muitas vezes, acabam confundindo mais as pessoas,” ressaltou a orientadora do projeto, professora Izaura Maria Vallinoto.

CoronaFinder PA

O aplicativo é gratuito e oferece informações, além de fornecer uma escala de pontos para os sintomas que serve de orientação aos usuários, baseado nas diretrizes e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e governos estaduais e municipais. 

Dependendo dos sintomas, o usuário será redirecionado a recomendações baseadas nos três possíveis enquadramentos da gravidade do seu caso: risco leve, moderado e grave. Para cada uma das classificações, serão disponibilizadas dicas e orientações de quando buscar as unidades de saúde, sejam básicas, de pronto atendimento ou hospitais.

O CoronaFinder PA também disponibiliza mapas de risco, distribuição de unidades de saúde em Belém, tutoriais sobre produção de máscaras caseiras e sua utilização correta, recomendações detalhadas de higienização e prevenção contra a doença.

(Com informações da UFPA)