Alunos de Medicina da UFPA criam aplicativo para informar sobre a Covid-19

“CoronaFinder PA” oferece orientação e conhecimento científico sobre a doença e está disponível em lojas de aplicativos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) criou um aplicativo para auxiliar a população no combate ao novo coronavírus no Pará. Batizado de “CoronaFinder PA”, o app fornece dados informativos sobre as cidades paraenses de forma gratuita. Ele está disponível na PlayStore, para todos os dispositivos Android.

De acordo com a UFPA, a ideia de criar o CoronaFinder PA surgiu como uma forma de contribuir para a saúde e bem-estar de todos, no combate à pandemia. O aplicativo oferta suporte multifuncional à população paraense. 

“O CoronaFinder PA foi pensado para levar orientações e recomendações, de base científica, para a pessoa comum. É papel da universidade estender seu conhecimento acumulado e gerado tanto para a comunidade acadêmica, como para a não acadêmica também. Em especial nessa época de pandemia, na qual são muitas as informações, as quais, muitas vezes, acabam confundindo mais as pessoas,” ressaltou a orientadora do projeto, professora Izaura Maria Vallinoto.

CoronaFinder PA

O aplicativo é gratuito e oferece informações, além de fornecer uma escala de pontos para os sintomas que serve de orientação aos usuários, baseado nas diretrizes e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e governos estaduais e municipais. 

Dependendo dos sintomas, o usuário será redirecionado a recomendações baseadas nos três possíveis enquadramentos da gravidade do seu caso: risco leve, moderado e grave. Para cada uma das classificações, serão disponibilizadas dicas e orientações de quando buscar as unidades de saúde, sejam básicas, de pronto atendimento ou hospitais.

O CoronaFinder PA também disponibiliza mapas de risco, distribuição de unidades de saúde em Belém, tutoriais sobre produção de máscaras caseiras e sua utilização correta, recomendações detalhadas de higienização e prevenção contra a doença.

(Com informações da UFPA)

Publicidade