Agricultores de Marabá recebem CAF da Emater

Documento permite aos agricultores familiares acessarem as políticas públicas federais destinadas aos produtores

Continua depois da publicidade

Nestes primeiros dias do mês de julho cerca de cem famílias estão sendo beneficiadas com a entrega do Cadastro Ambiental Nacional Rural (CAR) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) individual e jurídico pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em três regiões do Pará.

Nesta quarta-feira (5), a Emater, por meio do Escritório Local (Esloc) de Marabá, entregou o CAF para 36 famílias da Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Complexo Palmeiras e Santa Rita 1 e 2, do assentamento Belo Vale. Na ocasião, também foi entregue o CAF jurídico da Associação, documento que permite aos agricultores familiares acesso às políticas públicas federais destinadas aos produtores.

As famílias atendidas trabalham com atividades diversas, tais como as cadeias da piscicultura e aquicultura, hortifrutigranjeiro e pecuária leiteira. O trabalho realizado com os produtores faz parte de uma ação prevista no Subprojeto Mercados e Negócios do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) do escritório local da Emater, onde um dos objetivos é a organização dos trabalhadores para a comercialização de seus produtos. 

“A atividade que nós realizamos com os produtores desta associação culminou na efetivação de uma proposta para a que as famílias comercializem seus produtos via programa de aquisição de alimentos, que foi encaminhada à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com a somatória de R$ 330 mil,” explicou o chefe do Esloc de Marabá, Zico Alves. E concluiu: “Nosso objetivo é organizar cada vez mais os trabalhadores para que possam comercializar os seus produtos”.

“O apoio da Emater para adquirirmos o CAF jurídico foi fundamental. Estamos bem otimistas em relação à aprovação de outros projetos e políticas públicas que nos favoreçam. Isso resulta em geração de renda para os nossos associados,” disse o agricultor e presidente da associação contemplada, Ernesto Alves Filho, 64 anos.