Ação Cidadania Itinerante chega em São João do Araguaia, sudeste paraense 

A previsão é que sejam entregues 500 documentos de domingo a terça-feira, das 8h às 14h, nas zonas urbana e rural

Continua depois da publicidade

O governo do estado, por meio da Polícia Civil e Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, promoverá a Ação Cidadania Itinerante para emissão de carteiras de identidade a partir deste domingo (4), das 8h às 14h, no município de São João do Araguaia.

Interessados devem apresentar certidão de nascimento, casamento e/ou averbação de divórcio original e cópia, além de duas fotos 3×4 recentes e comprovante de residência. São opcionais os seguintes documentos: CPF, título de eleitor, carteira de habilitação, PIS e carteira de trabalho. A ação é destinada a pessoas maiores de 14 anos. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis com os documentos.

No domingo, a ação acontece na Escola Francisco Batista Filho, na Vila José Martins Ferreira, conhecida como Vila Santana, zona rural. No dia seguinte, será no prédio da Secretaria de Trabalho e Promoção Social, na sede municipal de São João do Araguaia. Na terça-feira (6), a ação será encerrada na “Escola Educar para Crescer”, na Vila 1º de Março, também na zona rural.

O papiloscopista da Polícia Civil, José Nazareno Marques Alves, que coordena a equipe de Ação Cidadania Itinerante, disse que podem ser atendidas até 500 pessoas nos três dias, nas zonas urbana e rural de São João do Araguaia. “Vamos atender pessoas a partir de 14 anos (com senha) e menores, crianças para tratamento de doenças, cirurgia, pensão, entre outras exceções,” informou, acrescentando que o atendimento é gratuito.

O secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ressaltou que a Ação Cidadania Itinerante é fruto de articulação da Secretaria Regional de Governo com a Prefeitura de São João do Araguaia.

“Essa atividade, que leva serviços de cidadania até mesmo para a zona rural, só demonstra o quanto o nosso governo está presente e se preocupa com as causas sociais, sobretudo aos menos favorecidos,” afirmou. “A Polícia Civil garante a efetividade do princípio da dignidade humana através da emissão de documentos”.

Marabá 

A Ação Cidadania Itinerante está sendo realizada em Marabá, no Ginásio Manoel Paulino Alves (Dequinha), no Bairro Laranjeiras. Neste sábado (3), os serviços serão destinados para pessoas com deficiência e oferecidos no Ginásio de Esportes Osorinho, na Marabá Pioneira, das 8h às 14h. São distribuídas 500 senhas por dia.