A um dia do prazo final, eleitores não conseguem acessar site do TSE

Segundo o tribunal, o problema foi causado pelo alto número de acessos, mas não justifica porque não reforçou o sistema sabendo que haveria grande procura
Tribunal disse que site teve muita procura, mas não justificou porque não reforçou o sistema

Continua depois da publicidade

Brasília – Eleitores de todo o Brasil relataram que não conseguem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde a tarde da segunda-feira (2), para regularizar a sua situação eleitoral. Parece mentira, mas é verdade. O site registrou instabilidade e alguns serviços do portal chegaram a ficar fora do ar por alguns minutos. Segundo o tribunal, o problema foi causado pelo alto número de acessos.

Em nota, o TSE avisa: “As áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados”. O tribunal, porém, em nenhum momento justifica porque não reforçou o sistema sabendo que haveria grande procura. A “falha” aconteceu às vésperas do término do prazo para regularizar ou emitir o título de eleitor, que se encerra na próxima quarta-feira (4).

Os relatos do problema começaram a surgir no início da tarde da segunda (2). Após apresentar lentidão, as páginas do servidor do TSE deixaram de carregar. “Não podemos nos conectar ao servidor deste aplicativo ou site no momento. Pode haver muito tráfego ou um erro de configuração. Tente novamente mais tarde ou entre em contato com o proprietário do aplicativo ou site”, dizia a mensagem exibida em algumas páginas do site.

Ficaram indisponíveis, por exemplo, as páginas do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do tribunal, as áreas de consulta aos processos e os formulários para emissão, regularização e alteração de dados do título de eleitor.

Para votar, é possível regularizar a situação eleitoral pelo site Título Net. Até o dia 4, é possível solicitar a primeira via do título, transferir o domicílio eleitoral e também resolver outras pendências, como justificar ausências e falta de voto nas últimas três eleições.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.