A realidade sobre as investigações da Polícia Federal em Parauapebas. Vale e SEMMA sob investigação

Continua depois da publicidade

As investigações que a Polícia Federal vem fazendo em surdina em Parauapebas são referentes ao meio ambiente e não aos recursos federais aportados no município. As licenças concedidas pela SEMMA de Parauapebas durante a gestão do Pastor Domires (PV), então gestor da pasta, para que a Vale negociasse com madeireiros paraenses a retirada da madeira oriunda do desmate em N-4 estão sendo revistas por investigadores da PF, em ação conjunta com o IBAMA.

Na sexta-feira, agentes do IBAMA lacraram uma das serrarias onde estavam sendo serradas tais madeiras. O Blogger tentou inúmeras vezes contatar o Pastor Domires para comentar o assunto, todavia o mesmo se encontra incomunicável, em local incerto e não sabido.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), esteve na sexta-feira na direção estadual da Secretaria de Meio Ambiente, em Belém, para tomar ciência dos fatos investigados e providenciar toda a documentação necessária para fazer a defesa do município, automaticamente envolvido no caso.

Segundo apurado, no papel, seriam cerca de 25.000 m3 de madeira em tora que estariam sendo transportados e beneficiados por empresas de Parauapebas e empresários de Paragominas e Ulianópolis, que arrendaram serrarias locais para desdobrar tais matérias-primas.

A discrepância entre a quantidade de metros cúbicos liberados e o que realmente existe é o alvo principal da investigação. Suspeita-se que a Vale foi supostamente ludibriada e teria vendido aos madeireiros, com anuência da SEMMA local e do IBAMA, quantidade maior que a existente. Esse fato estaria sendo usado para “esquentar” madeira retirada ilegalmente no Estado.

É bom lembrar que a mineradora Vale, há alguns anos, negou-se a fornecer matéria-prima para algumas guseiras de Marabá, sob a alegação de que elas estariam comprando carvão ilegal para ser usado em seus fornos. Dois pesos, duas medidas?

[ad code=2 align=center]

11 comentários em “A realidade sobre as investigações da Polícia Federal em Parauapebas. Vale e SEMMA sob investigação

  1. araponga Responder

    Prezado Reginaldo:

    Já que você está dentro da administração pública, com certeza deve saber ou pelo menos ouvido falar das ilegalidades. Então, comece por você dando o exemplo, denuncie. Denuncie anonimamente para a policia federal.

  2. REGINALDO DE JESUS Responder

    Senhores, trabalho na SEMMA e conheço os meus colegas de trabalho, e sei da dificuldade que a maioria possui em equilibrar seus orçamentos, e o quanto nós nos empenhamos para atender a demanda deste município que cresce exponencialmente; servidores que choram, sofrem, trabalham, buscam ser honestos, e que muitas vezes, ao chegarem de suas diligências, se deparam com alguns indivíduos à dizer: VOCÊS NÃO FAZEM, NADA! EU NÃO VEJO NENHUMA AÇÃO! e estes de fato nunca verão, pois não tem o costume de buscar ver, são o pior tipo de cego: os que podem mais não querem enxergar. Vejo neste blog, um grupo de pessoas leigas, que nem coragem de se apresentarem tem, ou seja, sequer deixam seus nomes registrados, e criticam anonimamente um órgão que tem crescido neste município. temos limitações sim, porém gostaria que estas pessoas descessem de seus pedestais de expectadores, e passassem a julgar com conhecimento de causa. Estes não sabem o que é ser caluniado, ameaçado, não sabem o que é fazer vistorias na chuva, em altos de morros, e ainda sofrerem pressões de todos os seguimentos da sociedade. Quando não atendemos a todas as demandas, em razão de seu volume, somos acusados de ineficientes, porém quando atendemos somos acusados de arbitrários. metaforicamente falando: “é fácil e confortável ser PEDRA, porém poucos tem coragem de encarar o desafio de serem VIDRAÇAS.” de fato no município há muitos que levantam a bandeira contra o órgão ambiental e posso citar alguns: baderneiros, empresários que só querem lucrar e não se adequar, donos de veículos de som IRREGULAR, polítiqueiros oportunistas, entre outros. Não conheço pessoas que escrevam sobre bons feitos de um setor, e a maioria até diz não existir. tenho um conselho para estes, LIBERTEM SEUS OLHOS DAS ESCAMAS DA HIPOCRISIA, E PASSEM A JULGAR COM SENSATEZ! Não julguem como TOLOS, cujo protesto se fundamenta apenas no prazer esquizofrênico de falar mal de pessoas que não conhecem. Querem ver um município crescer? Saiam da inércia e passem ajudar, lançando mão do disposto na constituição brasileira, quando impõe ser dever não só do poder público proteger o meio ambiente, mas também da coletividade. A verdade é que muitos aguardam que a prefeitura tudo faça, colocando-se estes no lugar apenas de observadores, prontos a atirar pedras ao menor sinal de erro. De fora de uma situação, sempre teremos leigos achando simples resolve-la, porém estes não teriam esta mesma opinião se deixassem seus confortáveis lugares de observadores, e passagem a ser agentes.
    Perdoem a minha franqueza, porém estou cansado de presenciar tantos comentários tolos, e tantas sugestões ridículas, de pessoas que nunca terão a capacidade de crescer, pois se veem presas ao vício do julgamento insensato. Deixo para vocês a frase do maior de todos os ensinadores, Jesus Cristo: “NÃO JULGUEIS, PORQUE COM O MESMO JUÍZO QUE JULGARES, SEREIS JULGADOS.”

  3. anonimo Responder

    Todos aqueles que militam no mercado madereiro de parauapebas sabem o fim que foi dado à madeira retirada da N-4.A PMP, através da SEMMA foi sim a fiel depositária da referida madeira,com a finalidade de dar a ela uma finalidade social. Não foi isso-definitivamente- o que ocorreu. Denuncias de enriquecimento ilícito de membros do alto escalão da SEMMA é queixa unânime dos empresários locais do ramo.Se é verdade, cabe às autoridades competentes averiguar.Aos suspeitos, é prudente conceder o benefício da dúvida.Tudo muito às claras,na forma da lei.

  4. Anônimo Responder

    Estou aqui, há quase 20 anos, e é sempre a mesma coisa. Os administradores são uns piores do que os outros. Dizem que vão fazer diferente, e, fazem sim, até pior… Portanto, é difícil acreditar que alguém possa moralizar alguma coisa em Parauapebas! Vejo coisas tão simplórias, fáceis de resolver, mas as autoridades parecem não enxergar nada! É triste! E o Pará é bom sim, afinal, não lembro de nenhum prefeito daqui ser paraense, são todos de fora, talvez, por isso não estão nem aí…não sou paraense, mas sei que este estado é rico, muito rico…

  5. valter silveira Responder

    Que isto sr Ras Lidio? vc acredita mesmo que não exista pessoas serias, capaz de indignar e ter vontade de moralizar? nem todo mundo é como vc. Pensei que a imprensa não ia divulgar essa da SEMA. Parabens Ze Dudu.

  6. Ras Lidio Responder

    na verdade todo aquele que fica a julgar os que estão no poder, se, por ventura viesse a ocupar o espaço julgado, a primeira coisa que faria era se locupletar do poder do cargo! Jah Bless

  7. Ras Lidio Responder

    discordo! todo lugar tem boas e mas pessoas, e no peba pode ter certeza que a maioria dos que estão à roubar nas secretarias nem do Pará são.

  8. Nome (obrigatório) Responder

    Caro Ze Dudu boa noite. Primeiro gostaria de informar-lhe que estou em Parauapebas na minha casa e só algumas vezes precisei ir ate Maraba para acompanhar o problema de saude do meu pai. Segundo a nao nenhum documento ou anuência da Semma para a vale negociar Madeira. Esta relação e competência nao era nossa.

  9. "MISTER "M" Responder

    A Policia Federal poderia aproveitar e investigar outras secretarias da PMP ela ia ter um belo trabalho para mostrar ao Povo.
    Espero que a justiça tarde mais não falte.

Deixe seu comentário

Posts relacionados