A goleada diante do Cametá, por 4 a 1, não só classificou o Parauapebas para a semifinal do returno, como também garantiu a equipe na Copa do Brasil e Copa Verde de 2016

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

Além de classificar o Parauapebas para a semifinal do 2º turno, a vitória diante do Cametá colocou o PFC na Copa do Brasil e Copa Verde de 2016, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) credencia os três primeiros colocados do Campeonato Paraense. Com a pontuação que atingiu, 21 pontos na classificação geral, o Parauapebas na pior das hipóteses, poderá ser o terceiro até o término da competição.

PFCxCameta_20150412_AntonioCicero_2220Como conquistou o 1º turno, o Independente também garantiu vagas nas competições nacionais. Paysandu, Remo e Paragominas, que também estão nas semifinais do returno, conquistaram 15, 14 e 12 pontos, respectivamente. Caso o Papão conquiste todos os pontos possíveis chegará a 24, já o Leão poderá alcançar os 23 pontos, se vencer todos os jogos, enquanto que o Jacaré passando por todos os adversários alcançará 21 pontos.

O detalhe é que haverá confrontos diretos entre os adversários nas finais do segundo turno, semifinal e final, sendo assim, o Parauapebas garantiu vagas inéditas na Copa do Brasil e Copa Verde de 2016.

Campanha do PFC – A grata surpresa no Parazão

O Parauapebas Futebol Clube vem fazendo história no futebol paraense. No final do ano passado, conquistou o título da Segundinha em cima do Tapajós, o que lhe garantiu vaga na elite do Parazão 2015.

A campanha no Campeonato Paraense de certa forma surpreendeu já que o Trem de Ferro reformulou o seu plantel campeão e poucos jogadores foram contratados para a disputa da elite. O time foi formado a quinze dias da estreia do Parazão contra o Clube do Remo, que vinha com o status de atual campeão. A partida foi no Mangueirão, em Belém, e para os poucos que acreditavam, o PFC venceu por 2 a 1.

A grata surpresa na primeira rodada do turno foi motivando a equipe para conquistar vitórias e vagas nas finais. O time da capital do minério eliminou o Cametá, por 1 a 0, na semifinal, e só parou na final quando empatou sem gols com o Independente em Tucuruí, sendo derrotado apenas nas cobranças de pênaltis, por 7 a 6.

Com a boa campanha no 1º turno, o Parauapebas somou 13 pontos, o que deixou a equipe bem encaminhada para buscar algo mais na competição. O segundo turno não começou igual ao 1º e a equipe do técnico Léo Goiano, só veio vencer no quarto jogo realizado contra o Paysandu, por 3 a 1, dentro da Curuzu, em Belém. Mas a vitória diante o Papão, deu um fôlego e deixou a equipe com chances de classificação para a última rodada.

Com apenas cinco pontos, o PFC não dependia só das suas próprias forças para buscar a classificação para as finais do returno. Teria que vencer o Cametá e torcer contra São Francisco, Remo e Independente. Pois bem, o Trem de Ferro atropelou o Mapará, por 4 a 1, e São Francisco e Independente tropeçaram sendo eliminados. Com isso, o Remo ficou em primeiro lugar com 10 pontos e o Parauapebas conquistou a segunda vaga com oito pontos no Grupo A1.

Agora o PFC terá pela frente o Paysandu pela semifinal do returno. A partida será no próximo dia (22), às 20h30, no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém.

Lembrando que além de conquistar vagas na Copa do Brasil e Copa Verde de 2016, o Parauapebas tem chance de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2015. Para isso acontecer, o Trem de Ferro teria que vencer o returno e a final do Parazão contra o Independente.