Parauapebas: candidato a prefeito pelo PRP é entrevistado pelo radialista Demerval Moreno

Continua depois da publicidade

imageDando cumprimento a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Parauapebas, a rádio Arara Azul FM (96,9) recebeu na manhã desta terça-feira (17) o candidato pelo Partido Republicano Progressista (PRP), Francisco Alves de Souza, o Chico das Cortinas e seu vice, o empresário Rogério Sousa.

Rogério, ao se apresentar afirmou que a chapa do PRP é a opção de mudança. Já Chico das Cortinas disse que a história o credencia a voltar a disputar o cargo de prefeito depois de 16 anos e que está consciente de que governar Parauapebas hoje não é tão difícil como dizem. Chico lembrou que quando foi prefeito há 16 anos o município tinha apenas quatro bairros mas que cumprira tudo o que tinha prometido durante a campanha eleitoral naquela época.

Durante a entrevista Chico das Cortinas fez questão de lembrar do convênio celebrado com a então CVRD em junho de 1993 com o objetivo de realizar obras de saneamento básico que compreendia a implantação de um sistema de captação, adução, tratamento e rede de distribuição de água, sistema de esgoto com rede coletora e estação de tratamento. Chico não mencionou que neste convênio também estava previsto a implantação de um sistema de disposição de lixo, um  aterro sanitário. Obra não realizada.

Sobre os adversários, Chico alegou não estar preocupado com eles pois o eleitor já os conhece, afirmando que usará seu tempo para levar propostas sólidas sobre educação, saúde, moradia, segurança, transporte público e esporte.

Questionado, o vice de Chico disse que o escolheu porque tem história e presenciou seu governo. Rogério afirmou que o cenário hoje é desesperador e que as pessoas estão sem esperança e com a honestidade de Chico, com a forma de honrar seus compromissos essa esperança voltará aos olhos da população. Sobre a decisão de lançar candidatura chapa pura, respondeu que essa opção lhes permite governar sem estar comprometido com os grandes poderes econômicos e que Parauapebas terá não um, mas dois prefeitos.

Aos questionamentos da imprensa Chico incorreu no mesmo erro de não responder objetivamente as perguntas, preferindo se enveredar pelo passado e mostrar ser uma boa alternativa para o futuro. Alegou que é necessário planejar a cidade antes de dar início a qualquer obra; que governara para todos e buscará formas de mudar o panorama absolutamente minerário do município, criando alternativas de emprego e renda.

Sobre o plebiscito, o candidato disse que estava na campanha, nos palanques mas que a intromissão do governador Jatene pôs tudo a perder, mas que, se eleito espera dar continuidade ao projeto em busca dos avanços que o município necessita.

Concluindo, Francisco Alves de Souza disse que em seu governo combaterá sistematicamente a corrupção e fará parcerias com outros partidos sempre na tentativa de acertar e de buscar o melhor para a população. Chico disse que seu plano de governo, declarado quando do registro de candidatura e que está disponível no site do TRE-PA, vem sofrendo algumas mudanças, já que está em contato direto com a população e que, por isso, pretende ampliá-lo para atender a todas as reivindicações.

Nota do Blogger
Chico das Cortinas foi um prefeito dentro de suas limitações e dentro da limitações financeiras do município à época. Vários erros aconteceram durante sua gestão. Erros estes devido a falta de pessoal qualificado para o exercício do mandato e que não devem e não devem ser levados contra o candidato nesse momento. Todavia, Parauapebas é outra completamente diferente do outrora “Pebinha” da década de 90. Hoje, o município cresce algo em torno de 26% ao ano e pensar este município requer, além de vontade política, capacidade de gestão, organização e controle sobre os auxiliares. Todo e qualquer candidato que pleiteia o cargo de prefeito de Parauapebas deve levar isso em conta, caso contrário poderá ser taxado de demagogo ou, no mínimo, inexperiente. Chico fez sua primeira campanha batendo de porta em porta e se apresentado ao eleitorado parauapebense. Hoje, Chico está 16 anos mais velho e Parauapebas seis vezes mais habitada. Chico tem um grande desafio!

Em tempo: a postagem atrasou em virtude da falta de energia elétrica no bairro onde reside o Blogger durante todo o dia de hoje.

19 comentários em “Parauapebas: candidato a prefeito pelo PRP é entrevistado pelo radialista Demerval Moreno

  1. juniorp Responder

    Gente temos que tomar cuidado vejam só o Darci é prefeito dos empresários e o Coutinho vai ser do mesmo jeito, e se o Valmir ganhar quem vai governar é o Massud e a mulher dele que é vice do Valmir e ai não vai prestar pois o Massud é só enrolação e não faz nada ele vivi só de mentiras por isso vejamos homens de campanha humilde e a nossa saida hoje é 44 PRP ou seja chico das cortinas…

  2. MUDANÇA! Responder

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
    Muda-se o ser, muda-se a confiança;
    Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.
    Luis de Camões

  3. jumento Responder

    Com a briga que se avizinha entre Valmir x Coutinho, podemos ter o Chico das Cortinas o Próximo prefeito de Parauapebas, escuta só.

  4. Liana Jansen Responder

    Na semana passada conversando com uma senhora de 62 anos ela me perguntou em quem votaria. Respondi que seria no Chico das Cortinas. Ela ficou revoltada e disse que era pra eu votar em quem tinha dinheiro, pois o voto dela seria de quem desse a ela uma cirurgia em um hospital particular. A filha disse que votaria em quem desse um óculos e dentre outros pedidos “venda” de votos. Fiquei revoltada com a situação. Pois infelizmente as pessoas não tem ainda o voto e o compromisso com o bem estar da nossa cidade. Acredito que com o sr Chico e com o Rogério possuem sim capacidade e força de vontade para se administrar a cidade. Se a 16 anos o mesmo conseguiu sem muitos recursos deixar a cidade melhor imagina hoje o que ele poderá fazer pela cidade. Vejo que os dois possuem compromisso e força de vontade de dar continuidade ao o que não conseguiram no primeiro mandato. Nessa meu BB adoeceu e levei ao Posto de Saúde e não consegui marcar uma consulta pra ele. Se eu quizesse quisesse eu teria que esperar até o dia 02/08. Será que uma criança de 7 meses poderia esperar até então?? Foi então que recorri a um amigo e ele conseguiu uma vaga no fim da tarde com o pediatra. Mais depois veio o agravante maior. Para toda consulta se tem uma receita fui a 5 Postos de Saúde e não consegui receber a medicação pois não tinha. O que terei de fazer??? Adiantou o que entrar em contato conseguir a consulta e não ter remédio nas farmácias do posto de Saúde??? Enquanto isso tem candidato do lado do prefeito que possui mundos e fundos para a campanha mais não tem palavra e compromisso como o Chico tem. Por essas e outras coisas que meu voto é do Chico. Dentre os outros, um deles se encontram hospedados em hotel da cidade pois não possui residencia fixa na cidade. Onde os filhos e esposas moram em Belém. Estou revoltada com a falta de compromisso desses candidatos. Onde são feitos acordos políticos beneficiando somente a se mesmo esquecendo da essência e do compromisso. Gente vamos pesquisar mudar de opinião e conhecer cada candidato.

  5. Nome (obrigatório) Responder


    Jélita Mª S.S. Pereira:

    Olha eu gostei demais de ouvir a entrevista dos candidatos Chico e Rogério, me passaram muita segurança ao afirmar que fariam um governo sem a influência desses politicos corruptos. Ah e a propósito achei o vice liiindo, um gato!!! Vale ressaltar que não se deve votar em alguém só por achá-lo bonito. Faz-se necessário ouvir as propostas e conhecer a história deles.

  6. Lucas Responder

    Hummm… parece que para ser um bom prefeito é preciso apenas ser honesto… mas a honestidade deve vir também acompanhada de competência, habilidades, conhecimentos, experiências em ADMINISTRAÇÃO. Ao meu ver, uma pessoa que vai administrar Parauapebas no mínimo precisa estar cercada de auxiliares com qualidades a altura e não vejo essas qualidades. E essa de que o Lula não tinha curso superior… porém ele estava assessorado de profissionais altamente capacitados e seguiu o caminho deixapo pelo FHC. Como podem perceber em Marabá, um caos total na administração porque colocaram um analfabeto sem nenhuma competência pra gerenciar… e por aqui não é diferente. Só vou acreditar que nessa cidade tem gente competente daqui a quatro anos. Concordo com os comentários do Jorge, não é exatamente porque alguém tem uma empresa que necessariamente saberá administrá-la… conheço vários ” empresários” porém são na verdade empreendedores, não sabem administrar nem siquer suas casas e consequentemente contratam profissionais de fora para gerenciar suas empresas.

  7. Rogério Souza (candidato a Vice) Responder

    Li todos os comentários e quero sintetizar minha impressão sobre estas discursões: muito mais do que slogan bonito e discursos bem orquestrados, o povo de Parauapebas que é sentir orgulho e ter qualidade de vida, poder morar com dignidade, desfrutar de espaços de lazer e cultura, ter segurança, ver seu filho praticando esportes e competindo pela cidade. É poder se deslocar dentro do município sem que isso gere apreensão. Qualidade de vida é garantir que mulheres, negros, idosos, jovens, pessoas com deficiências, enfim, que todos possam desfrutar de tudo o que a cidade proporciona. E tudo começa com planejamento, e o Plano de Governo é o primeiro passo. Para politiqueiros é apenas marketing, para nós do governo Chico das Cortinas é “Planejamento”. Após 24 anos de crescimento desordenado, hoje esperamos um crescimento gigantesco e necessitamos nos preparar. Parauapebas já mostra sinais de falência e necessita urgentemente de investimento nas áreas de: energia, água, esgoto, habitação, educação, transporte, saúde, emprego, segurança, internet, telefonia. Entraremos em colapso em pouco tempo, caso o poder público não seja renovado.

    Por estarmos entre os maiores detentores de jazidas minerais do mundo, seremos o maior ponto de convergência econômica da América Latina na área de mineração, assim as portas para um futuro próspero e socialmente justo estão abertas. Parauapebas não vem acompanhando esse ritmo de desenvolvimento econômico e social. Todo o potencial gerado pela dinâmica nacional e global não está sendo aproveitado na forma de políticas públicas ousadas e inclusivas. A dívida pública social do município é gritante e vergonhosa e será vexatória se não impedirmos a continuação do atual governo municipal. Esta administração parou no tempo de forma irresponsável e está fazendo dos cofres públicos o patrocinador de uma corrupção jamais presenciada no Brasil. Parou também por falta de investimentos e de vontade política. A débil visão de futuro do atual prefeito o levou a olhar para seu próprio umbigo e a ter decisões profundamente equivocadas e prejudiciais à cidade: falta de incentivo à instalação do polo industrial, incentivos ao agronegócio, e apoio à agricultura familiar etc.

    A mudança de que necessitamos inclui ações que explorem as oportunidades atuais, reforcem nossas vocações econômicas tradicionais e impulsionem novas frentes de geração de renda e emprego ( novas matrizes econômicas). Nossa cidade deve integrar-se às ações regionais e buscar articulações sólidas e duradouras com os governos estadual e federal e, por meio de políticas integradas e inovadoras, alavancar as potencialidades de nossos jovens, homens e mulheres. O compromisso de um governo de mudança é fazer nossa cidade crescer em ritmo de Brasil, de forma econômica e ambientalmente sustentável, rompendo assim, com a inércia paralisante que nos governa atualmente. Esta é a razão de termos um PLANO DE GOVERNO que nos dará subsídio para termos em Parauapebas o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Todas as ações elencadas em nosso Plano de Governo são plenamente executáveis, pois todas, sem exceção, já são realidade em municipios espalhados pelo nosso Brasil, com faturamento menor que o nosso. O que falta por aqui é apenas vontade política.

    Grato: Rogério Souza Pereira

  8. popular Responder

    Diante dos comentários ate concordo com você Hugo Fernando, ate porque planos tem que existir pra qualquer coisa que formos fazer, inclusive nesse realidade pois ” planos de governo é realmente instrumento de marketing” podem ate terem os mesmos conteúdos como na maioria das vez tem mesmo,construção de mais escolas,saúde,abastecimento de água etc… são necessidades de todos os lugares independente de estarmos aqui no Pebinha ou não, mas diante da realidade que estamos trata – se de uma politica de uma cidade rica,que deveria ser melhor,melhor não! excelente!
    Cidade onde corre rios de leite e ribanceiras de cuscuz. Sei que governar essa nova Parauapebas não é fácil, porém não é impossível podemos sim ser uma cidade modelo por que não? Só precisamos de pessoas honesta,responsável com visão de crescimento que não pense só no seu bolso,e mesmo que pense mas não da pra passar quatro anos ai e nada fazer, é muito dinheiro pra pouca coisa feita no lugar que deveria ser umas das melhores cidades dessa redondeza,mas enquanto há vida há esperança, e essa esperança se renovou na minha concepção quando o Chico das Cortinas decidiu entrar na batalha novamente,uma vez que já foi Prefeito desta a 16 anos atras em uma outra realidade,talvez tenha até falhado,mas quem não falhou,somos imperfeitos,mas somos capazes de mudar e refazer um novo trajeto,e o Chico é a melhor opção diante das que temos. Me deu brilho nos olhos ao escolher seu Vice Rogério Pereira homem honesto,incapaz de se corromper ,homem de garra e grande empreendedor nessa cidade de Parauapebas,a entrevista foi muito positiva,acompanhei de perto e passa uma sinceridade enorme,uma energia boa de esperança de que é a mudança, acredite é a unica saída pra uma cidade melhor… vote 44!!!!!

  9. jorge Responder

    Hei! Lula não tinha graduação academica, mas leitura de mundo ao longo de seu percurso politico sobre o brasil incrementou seu conhecimento. contudo, isso não foi suficiente para implementar o “jeito PT de governar”. Da posse de Lula, chorando de emoções por sua vitoria bradava ” nunca mais na historia deste país….” e após um ano, o mesmo apareceu novamente em midia nacional chorando de frustração por que seus adversários não o deixavam governar do jeito PT de gov… . fazer uma uma gestão decente requer sim conhecimento, conhecimento principalmente tecnico, não basta só expreriencias de administrações fajutas do passado. o conhecimento deve estar a altura dos novos desafios do presente e do futurna aqdministração publica. exige dos candidatos conhecimento das politicas publicas governamentais pois muitas delas serão somente extensões de execussão nos municipios. conhecer é preciso. muitos destes candidatos ignoram ( ignorancia é sinonimo de ausencia de conhecimento) os principios básicos da administração publica. acham que podem ao seu bel prazer trasferir os modos operandes de administração privada para o publico e pronto. hei, bacanas parauapebas esta alem de promiscuas e efemeras promessas. estar preparado intelectualmente, politicamente (dialogo e entendimento permanente com seus pares) é o grande achado para se conquistar uma eleição e encampar uma sadia e louvavel gestão publica. a tua esperança está em teu conhecimento!!

  10. Parauapebas Júnior Responder

    Vou citar apenas um dado da administração, Chico das Cortinas, ele deixou a cidade com 86 por cento da população servida por água e rede de esgoto tratada. E não me venham com chorumelas dizendo que naquela época a cidade era menor, era sim, mas a arrecadação também, se a população era 6 vezes menor a arrecadação era trinta vezes menor. Desculpem, disse que ia citar apenas um dado mas não consigo de conter, sabem o asfalto das ruas E e F? Foi feito pelo Chico depois da eleição de seu sucessor o famigerado Faisal Farouk mohoud sadam hussein hanzir al kebir. E colocou a ultima pá de asfalto no dia 31 de janeiro, o ultimo dia de seu mandato.

  11. Belo Responder

    Gostei da entrevista do Chico e também do vice. É bom sempre o vice participar diretamente do governo pois duas cabeças pensam mais que uma. Então gostei do pensamento do Rogério e da força de vontade do Chico um Pessoa honesto e que muito fez e com pouco recurso… Para administrar nosso município muito mais que ser um gestor você tem que ser humano pensar no próximo.. Pois gestor caro leitor a gente contrata mais uma Pessoa que goste do seu próximo é mais difícil de achar.. Por isso Chico você me convenceu.

  12. Lucas Responder

    OK… daqui a 4 anos saberemos se realmente esses ilustres candidatos resolveram as problematicas dessa cidade… mas como o povo não tem memória… deixa a vida te levar… eu não acredito em duende! De falas bonitas, boas intenções, decorebas, os miseráveis adoram.

  13. Pastor Madureira Responder

    Apesar das falhas em seu governo”mau acessorado” Chico se saio bem, concordo com o blog, quando afirma ser um desafio governar uma Parauapebas 6 vezes mais populoso, estando 16 anos mais velho, porém vejo, ser promissor a união MATURIDADE X EMPREENDEDORISMO. Estou indeciso mas o Chico subio em meus conseitos.

  14. Lucas Sodré Responder

    Quero parabenizar os candidatos, por sua postura, madura, pois se posicionaram dignamente sem ofenças e com propostas objetivas. Eu passo a crer numa mudança favoravel de Parauapebas.

  15. Hugo Fernando A. Nogueira Responder

    Essa questão de projetos e propostas, não passa de instrumento de marketing de campanha eleitoral. As propostas são praticamente as mesmas para todos os candidatos; é aquela coisa batida e ultrapassada que todo mundo já sabe: ampliar o número de leitos no hospital, construir mais escolas, pavimentar vias, ampliar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada, etc & etc.

    As propostas de governo é algo muito vago e abstrato, e com razão! É impossível o candidato esmiuçar passo a passo do como agirá dentro da administração durante os 4 anos, pois existem detalhes e atribuições técnicas nos bastidores de uma prefeitura, que deverão ficar a cargo de dezenas ou centenas de auxiliares. Cabe ao prefeito ter uma visão geral e resumida do todo…

    Porém, diante de tanta “mesmice” que vemos nos candidatos a prefeito nesse e pleito e nos que já passaram, o que chama atenção é a confiança e a humildade que o candidato Chico das Cortinas nos transmite… Isso sim é um diferencial! Mais que grau de instrução, o prefeito deve ter caráter e vontade de fazer (me lembra o Lula, pouco estudo e conseguiu ser o presidente de maior aprovação). O Cortina nos passa essa credibilidade pela sua história, da qual nunca ouvimos rumores de que o mesmo fez pactos sujos para se dar bem (que por sinal, algo que estamos percebendo ocorrer com algumas candidaturas nessa eleição); muito interessante o que foi comentado em sua entrevista, em relação aos candidatos que fazem acordos com grupos financeiros e políticos, pois isso gera o fracasso e a corrupção do futuro governo… E mais interessante ainda foi o comentário que o mesmo fez com relação aos critérios de seleção para compor o secretariado: competência na área que a pessoa for responsável, e não acordos para que as secretarias sejam ocupadas por politiqueiros que pouco trabalham nas finalidades das secretarias e ainda fazem delas verdadeiros currais eleitorais e um meio de fazer dinheiro para financiar campanhas e aumentar o patrimônios de alguns iluminados!

    Chico das Cortinas, meu voto é seu!

  16. Jélita Mª S.S. Pereira Responder

    Olha eu gostei de mais ao ouvir a entrevista dos cadidatos: Chico e Rogério, me passou muita segurança ao afirmar que faraim um governo sem a influência destes politicos corruptos. Ah e a proposito achei o vice liiindo um gato!!!

  17. Nome (obrigatório) Responder

    Sem querer polemizar, vou direto ao meu ponto de vista, sou mulher e mãe tenho dois filho e escolhir esta cidade para ser minha de coração. Me encontro sem expectativa mesmo “diferente de esperança como afirma o blog”, e eu ouço um jovem como o vice do Chico, me volta o brilho nos olhos, vai nessa tua força meu filho, pois se depender do meu voto voçê já meu prefeito.
    abrigada – Concilne

Deixe seu comentário

Posts relacionados