Sobre a reportagem da TV Liberal

Continua depois da publicidade

Assisti atentamente a reportagem produzida pela TV Liberal em Parauapebas que mostrou um paralelo entre a arrecadação do município e o contraste devido aos problemas que afetam o município, principalmente nos bairros periféricos e invasões, mostrados detalhadamente pela reportagem, assim como a entrevista concedida pelo prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen cujo vídeo, gentilmente cedido pela TV Liberal em Parauapebas está disponível no Blog.

Essa pirotecnia que se tornou o caso dos recursos oriundos da CFEM denunciados pelo então presidente da Vale, Roger Agnelli, assim como as CPI’s em andamento na Câmara de vereadores de Parauapebas devem ser analisados de forma clara pelos moradores de Parauapebas e só depois eles devem tomar partido.

Parauapebas é um município com quase 200 mil habitantes, cheio de problemas em diversos setores. Falta-nos quase tudo e a grande culpa disso deve-se ao atual prefeito Darci Lermen e aos outros que aqui passaram: Faisal Salmen, Chico das Cortinas e Bel Mesquita.

Os gestores de Parauapebas criaram uma raça política movida a agrados. É preciso agradar, contemplar com cargos, fazer sempre um mimo para que a classe política caminhe aliada ao gestor. Essa atitude, em contrasenso aos deveres e obrigações para que foram eleitos, deixa a população a mercê de políticos aproveitadores e inoperantes.

Quero deixar claro aqui que faço apologia para que Darci e os futuros prefeitos prestem regularmente contas não só da CFEM como quer o MP e alguns vereadores, mas de todos os recursos que abastecem os cofres da PMP. Torço para que as administrações cumpram com o que prometem quando em período eleitoral.

Disse que o fato agora tratado pela mídia havia se tornado uma pirotecnia e explico. O papel aceita tudo! Alguém, em sã consciência, acha que o Darci ou outro prefeito qualquer apresentará uma prestação de contas com erros ou com brechas para que algo seja contestado pelo MP ou pelos vereadores? Claro que não! Desde que o mundo é mundo a prefeitura de Parauapebas recebe, isso é público, assessoria externa de técnicos do TCM que jamais deixam passar nada que possa desabonar tais contas.

Alguém, em sã consciência acha que a Procuradoria Geral do Município iria autorizar o prefeito a assinar um contrato com um escritório sem que tal contrato, além de eficiente para o município, fosse lícito? Claro que não! Se, como disse o prefeito, a OAB tivesse dado parecer contrário a assinatura do mesmo, quando consultada, haveria outras formas de se contabilizar, pesquisar e ajuizar a dívida da mineradora Vale com Parauapebas.

O que está acontecendo é puramente política antecipada e da pior qualidade. A oposição ao PT não está sabendo jogar o jogo. Malha em ferro frio e dá margens para que o prefeito e sua trupe usem o que momentaneamente parece estar contra ele para, em um breve futuro, ser usado a seu favor. Na entrevista ele conta aos quatro cantos que foi o único político que teve a ousadia de “peitar” a Vale e cobrá-la na justiça. Apesar do jurídico da mineradora negar os valores devidos, já há uma pequena fortuna depositada em juízo e isso só Parauapebas tem, isso será convertido em pontos positivos para o prefeito no futuro.

Penso, apesar de desconhecer o teor do contrato celebrado com o escritório Pasinato, que qualquer um que tenha tanto dinheiro para receber de uma empresa que há mais de 10 anos se nega a pagar e recebe uma proposta como a que foi feita ao gestor de Parauapebas (de só pagar percentagem dos valores recebidos) iria aceitá-la e celebrar o contrato como Parauapebas fez.

O que os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas deveriam ter feito era ter solicitado cópia desse contrato, analisado-o minunciosamente e só depois, se encontrada alguma irregularidade, solicitado a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o contrato. Porém, essa atitude, apesar de salutar e útil, não era a mais conveniente no momento. Era preciso criar um clima de descrédito ao prefeito em troca de alguns momentos de celebridade política que em minha opinião foi um tiro no pé nos nobres edis que se intitulam oposição ao governo PT, mas que na verdade estão sendo oposição à Parauapebas.

Não cobrem deste Blog a antecipação de uma campanha política que está prevista para 2012. Não cobrem deste Blog dar margens para que o oponente (denunciado) tenha margens para se sair de vítima quando se denuncia sem o devido preparo, usando apenas a voz rouca de uma meia dúzia de gatos pingados que clamam por justiça, por obras, por prestação de contas, mas que na verdade, estão insatisfeitos por causa do gordo osso que lhes foi tirado e tirado por pura incompetência de não saber a hora certa de dar um passo atrás para depois dar dois a frente.

Um grande amigo goiano, professor de direito penal, me disse certa vez que o bom advogado de defesa ou promotor jamais pergunta a um depoente algo que ele não sabe antecipadamente a resposta, sob a pena de a resposta vir a prejudicar seu cliente. Uma pena que a oposição de Parauapebas não tenha conhecimento desse ensinamento. Se tivesse certamente não teria agido da forma como agiu.

Procurado pelo Blogger, o prefeito Darci disse que o “contrato é legal e moral, visto que quando foi assinado não se tinha a noção do valor a ser recuperado pelo contratado e que o mesmo só é remunerado pelo que efetivamente recebe”.

O Blogger vem acompanhando atentamente os acontecimentos políticos em Parauapebas, anotando tudo, arquivando discursos e material que deverá ser usado na hora correta. Lembro novamente aos que se intitulam oposição que a campanha só deve começar nos meados de fevereiro de 2012. Até lá, o mais conveniente é que se procurem adesões, façam-se escolhas, monte um eficiente time para este que promete ser um bom jogo, nunca se esquecendo que a campanha tem hora de começar e de terminar e que as discussões que muitas vezes acabam com amizades de anos devem ser esquecidas assim que ela termine e o vencedor seja proclamado.

Ainda é cedo, a situação ainda sequer escolheu o time titular para disputar as eleições. Com 100 milhões em caixa, como alega o prefeito e com outros tantos que irão entrar nos cofres da PMP, e que devem ser aplicados nos próximos 18 meses no município podem ter a certeza que, independente do candidato, a situação virá forte e se a oposição continuar com esse jogo de interesses particulares, cada um puxando a brasa para sua sardinha, com egos enormes a serem aguçados… vai ter que se contentar em, novamente aplaudir os adversários em outubro de 2012.

12 comentários em “Sobre a reportagem da TV Liberal

  1. Desembargador Responder

    O povo nao queria mudança,”deixa o homem trabalhar”.kkkkkkk
    Agora sofram com a falta de água.minha vida nao mudou em nada,agora vcs bobos da corte que levantaram domingo cedo 03 de outubro e ficavam nas ruas de vermelho querendo mudança agora agüenta!!!!!!!

  2. Alguem que sabe muito dos bantidores Responder

    Ze dudu,

    Meu caro por gentileza tire o Faisal e o chico das cortinas dessa historia, pois se formos analizar os dois juntos em 4 anos com o recurso que tinha fizeram muito mais do que Bel com 8 anos e darci com 6.
    Eu tiro o chapeu pra aqueles dois, pricincipalmente para o chico que nessa historia fez mais do que os que tem diploma.
    Um abraço

  3. Finalmente!!! JL Responder

    Caro Zé Dudu, Aqui em parauapebas infelizmente, não todos mas muita gente que se diz oposição só reclama porque como você disse muito bem, “os que na verdade, estão insatisfeitos por causa do gordo osso que lhes foi tirado e tirado por pura incompetência de não saber a hora certa de dar um passo atrás para depois dar dois a frente.”, Vou dar um exemplo que acontece em varias cidades… “Você vê um cidadão jogando lixo ou mesmo jogando pedra no asfalto para quebra-lo, O que você faz?? geralmente um cidadão que passa deveria alerta-lo,( não faça isso), mas na verdade o que ele faz é simplesmente se omitir do fato, para depois que a rua estiver suja ou que o asfalto estiver quebrado abrir a boca para todo mundo ouvir ” Esse governo não presta, abandona a população” O problema ao meu ver não é apenas de governo a, b, c, é sim de uma sensibilização da população de querer o bem FAZER o bem pro município”

    Me diga como queremos o melhor se nós mesmos não fazemos pro onde? Não quero jogar a culpa toda a população, quero apenas alerta-los que quem vive na cidade deve querer o bem para todos e não “ossos gordos individuais”

    Abraço e obrigado Zé , por podermos nos expressar aqui. Abraço
    Jl.

  4. Rubens Moraes Junior Responder

    Caro Zé, nó sétimo parágrafo há o seguinte trecho: “…Se, como disse o prefeito, a OAB tivesse dado parecer contrário a assinatura do mesmo, quando consultada, haveria outras formas de se contabilizar, pesquisar e ajuizar a dívida da mineradora Vale com Parauapebas. ”

    Pelo que depreendi da leitura, percebo que houve um parecer da OAB Subseção de Parauapebas, favorável a contratação.

    Se o que entendi está correto, solicito informações sobre o tal parecer, de preferência cópia do referido documento.

    Caso seja possível atender minha solicitação, seria de muita importância.

    Rubens Moraes Junior

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Caro Dr. Rubens,

      Segundo informado pelo prefeito Darci a PMP fez uma consulta informal à OAB-PA. O Blogger não teve acesso ao documento que fez a consulta e nem da resposta, mas tem gravada a afirmação do gestor de que houve a consulta.
      A consulta não foi feita a OAB PArauapebas mesmo porque há, por parte do atual presidente, uma total omissão da Ordem sobre todos os assuntos aos quais, no meu entendimento, ela deveria se fazer presente, e este foi apenas mais um. Uma pena!!!

  5. indignado! Responder

    Caro dudu!
    Quando comcei a gostar do seu blog pela imparcialidade achei que este seria o unico meio de comunicação sem JABÁ e que poderiamos confiar.
    O interessane que antes você falava tantos das trapalhadas deste governo e agora com o JABA entrando no bolso vc resolver virar até advogado de defesa do indefensavel.
    Que VERGONHA! Nao se pode confiar em nada mais que escreve sobre politica nesta nossa sofrida e surupiada cidade.
    Tomara que seu JABA nao acabe pois seria mais VERGONHOSO ainda ter que cuspir no prato que ta comendo.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Indignado,
      Creio que realmente você não entendeu nada do que postei, infelizmente!
      Pelo que você deixa entender, quando a Folha, Estadão, Globo. etc… mostra notícias positivas do governo Dilma ou de outro qualquer é porque estão recebendo algum e quando mostram os erros é porque não estão recebendo, é isso?
      Lembre-se que este é um blog pessoal que sempre tentou conduzir de forma imparcial a linha editorial. A postagem reflete a minha opinião sobre as CPI’s que acredito ser diferente da sua. Se, ao final dela, ficar provado que houve erro na contratação do escritório ( que inclusive foi mostrado pelo Blog os valores pagos pela consultoria
      ainda em dezembro , não sei se vc lembra) será também anunciado aqui.
      Não existe esse papo de jabá, não aqui. Existe coerência, responsabilidade e opinião a respeito de cada assunto ocorrido nessa cidade e esse postado é a minha sobre a CPI. Posso estar errado e amanhã ter que dar a mão à palmatória, todavia, seria ir contra meus pensamentos e sabendo tudo o que sei, dar credibilidade a quatro vereadores que em minha opinião só estão tentando valorizar o momento e se cacifarem para 2012 aproveitando-se da inocência política da maioria dos eleitores.
      Fazer oposição irresponsável e tendenciosa, como está sendo feita por alguns dos nossos nobres edis é cuspir no prato que comeu e entre eles tem gente que ainda tem muito gordura pra queimar adquirida nesse governo no qual hoje são contrários.
      Sinto muito se a sua opinião não é a mesma que a minha, mas não leve a conversa pra esse lado. Não há jabá nenhum, o que há é responsabilidade e coragem pra dizer o que sente sem a preocupação de que o que os outros vão pensar ou de ser levado pela onda oposicionista que agora se apresenta em Parauapebas, cidade que aprendi a amar e pela qual torço sempre para que dê certo, mesmo que o gestor não seja aquele que eu acredite ser o melhor.!

  6. ANONIMO Responder

    Pena que um jovem com um blog que poderia ser referência em jornalismo na região, tenha tomado como sua a defesa do idefensável., solapando um pouco mais a credibilidade que teria tudo para ser a marca do blog.
    Seria triste demais para a nova cara da imprensa local se a sua maior expressão tenha se rendido aos belos olhos azuis e a fala mansa de nosso prefeito. Desde que o mundo é mundo parte considerável da imprensa que milita na área política se rende ao que se convencionou chamar de jabá. Espero não seja esse o seu caso,zé. Seria uma traição imperdoável para seus muitos leitores e de facil descoberta, pois, afinal, somos uma terra de muro baixo.A mão que agiora te afaga será a primeira a espalhar quanto custou o carinho.

  7. Carlinho Responder

    O blogueiro, bom redator, procura convencer-nos que nada haverá de ser encontrado em relação ao contrato do Pazinato.Como ele mesmo lembra, “papel aceita tudo”.
    Suas conclusões seriam aceitáveis, se não partissem de uma premissa equivocada,muito equivocada:.”Alguém, em sã consciência acha que a Procuradoria Geral do Município iria autorizar o prefeito a assinar um contrato com um escritório sem que tal contrato, além de eficiente para o município, fosse lícito?”
    Iria sr. Zé Dudú,iria sim..(provavelmente a revelia dos procuradores concursados).Basta lembrar-lhe que o titular dessa mesma Procuradoria é o atual Secretário da Fazenda, com larga folha corrida em decisões jurídicas equivocadas, em perda de prazos e mestre em pareceres sem consist6encia. Exemplos: O Decreto que aumentou exorbitantemente a tarifa de água,a assessoria a ultima campanha do atual prefeito, quando este quase perde o registro de sua candidatura por erros na ata da convenção,a falta de providências contra a construtora que deixou ruir a ponte do Liberdade,contra a que fez o esqueleto do hospital. Mais,concordo plenamente com a competência técnica dos servidores da Procuradoria.Acontece que eles estão subordinados a decisões politicas, decisões essas nem sempre condizentes com a legalidade, como essa do contrato com o escritório, as quais elem são obrigadios a anuir,em clima de total descontentamento.
    Finalizando, torço para que o governo agonizante encontre forças para nesses ultimos meses de mandato venha a fazer o que até agora nào fez: asfalto de qualidade compatível com o valor gasto,drenagens com material de boa qualidade e coisas afins.
    O que eu duvido,invocando o ditado que “o hábito deixa a boca torta” é que os atuais integrantes do palacio dos ventos e seus amigos empreiteiros venham a abrir mão dos “cafezinhos mútuos” apliquem,pelo menos uma vez, as verbas em sua totalidade no que foi contratado.
    É preciso ter fé,muita fé de que isso venha a acontecer, fé essa que o blogueiro professa convictamente.

Deixe seu comentário

Posts relacionados