6 municípios do Pará são maiores que 2 estados de São Paulo

Pará, que é 2º maior estado brasileiro e tem superfície superior à da maioria dos países, ainda possui 865 mil Km2 de floresta amazônica virgem, suficiente para cobrir de verde MG, SP e RJ.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Altamira, Oriximiná, São Félix do Xingu, Almeirim, Itaituba e Jacareacanga, para muito além de conterrâneos paraenses, são alguns dos maiores municípios brasileiros. Só Altamira — com 159,5 mil quilômetros quadrados (Km2) encravados no coração da Amazônia paraense — é maior que o estado inteiro do Ceará (148,9 mil Km2), dentro do qual se espremem 184 municípios. Altamira é maior também que Bangladesh, um país de 144 mil Km2 onde vivem impressionantes 164 milhões de habitantes, quase tanta gente quanto no Brasil inteiro.

As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que viajou na atualização da malha territorial feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada esta semana, para fazer a conhecer a espacialidade do país. O Blog apurou que, entre os 20 maiores municípios brasileiros em extensão, seis estão no Pará. Esses seis, já citados no início da reportagem, somam 539,7 mil quilômetros quadrados de superfície.

Pode parecer um número qualquer, mas juntos Altamira, Oriximiná, São Félix, Almeirim, Itaituba e Jacareacanga são maiores que dois estados de São Paulo, que possui 248,2 mil Km2 de área. A diferença é que a população total desses municípios paraenses não passa de 450 mil habitantes, enquanto a população do estado de São Paulo é 100 vezes maior para se abrigar em metade do território ocupado pelos gigantões paraenses.

Extensos, eles aproveitam o território em atividades econômicas que são alocadas fora das áreas urbanas. Altamira é um dos maiores produtores de gado e de cacau do país e divide uma parte da Usina Hidrelétrica de Belo Monte; Oriximiná é um dos maiores produtores de bauxita do Brasil; São Félix do Xingu detém o maior rebanho bovino nacional; Almeirim é o maior produtor de lácteos bubalinos, um grande produtor de celulose e de bauxita; e Itaituba e Jacareacanga são grandes produtores de ouro e de produtos de extrativismo vegetal.

Nanicos dentro de um gigante

Os menores municípios do estado estão todos emendados ou nas redondezas de Belém. Marituba é o menor de todos, com apenas 103,2 Km2. Depois, vêm Benevides, com 187,8 Km2, e Ananindeua, com 190,6 Km2. Mesmo assim, eles parecem gigantes frente aos três menores do Brasil, os paulistas São Caetano do Sul (15,3 Km2) e Águas de São Pedro (3,6 Km2) e o mineiro Santa Cruz de Minas (3,5 Km2).

O Pará tem 1.245.870,798 quilômetros quadrados de extensão e é o segundo maior estado brasileiro. É também maior que mais da metade dos países do mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 69,5% do território paraense são coberto por florestas intactas. Ao todo, 864.929,509 Km2 em mata virgem ainda resistem de pé. É um cinturão verde praticamente do tamanho dos estados de Minas Gerais (586,5 mil Km2), São Paulo (248,2 mil Km2) e Rio de Janeiro (43,8 mil Km2) somados.

Publicidade