A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realiza o lançamento oficial da 5ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), na sexta-feira (dia 7), às 20 horas, em cerimônia no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, através da Paratur, e do Hangar, com apoio do Ministério do Turismo e ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, com o tema “Turismo e Negócio na Amazônia”.
A feira é considerada a grande oportunidade para que o trade possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos de diferentes segmentos existentes na região amazônica. A programação inclui ciclo de palestras técnico-científicas, workshops, mesas-redondas, Bolsa de Negócios, além de reunir centenas de expositores de vários estados e países.
Durante o lançamento, a Paratur apresentará a planta baixa do evento, que será aberto para comercialização dos espaços e estandes. Uma das novidades deste ano será o Festival Gastronômico das Regiões Turísticas do Estado. A cada noite serão apresentados pratos característicos da cultura local.
Ainda na cerimônia de lançamento da FITA, a Paratur fará a certificação dos municípios avaliados e classificados pelo Ministério do Turismo, conforme estipulado pela Política de Regionalização do Turismo, que qualificou as cidades de todo o Brasil em três categorias: Turísticos, Potencial Turístico e Apoio ao Turismo. Receberão o Selo Ametista, os 14 municípios classificados como Turísticos: Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Curuçá, Conceição do Araguaia, Cametá, Marabá, Marapanim, Parauapebas, Salinópolis, Soure, Santarém e Tucuruí.
Os três municípios classificados como de Potencial Turístico receberão o Selo Jade, são eles: Maracanã, Oriximiná e Salvaterra.
Por fim, dezesseis municípios de Apoio ao Turismo serão contemplados com o Selo Topázio: Abaetetuba, Alenquer, Belterra, Brasil Novo, Canaã dos Carajás, Capanema, Itupiranga, Jacundá, Óbidos, Ponta de Pedras, Redenção, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Tracuateua, Vitória do Xingu e Xinguara.
Fonte:PANROTAS
[ad code=1 align=center]