16 empresas guerreiam por concretagem de canteiros em Parauapebas

Licitação, que não chegou à casa do milhão, chama atenção pela quantidade de interessadas e, sobretudo, pelo número de desclassificas: 10. Vencedora ofertou lance 30% mais em conta.

Continua depois da publicidade

Dez empresas foram desclassificadas de uma vez em licitação organizada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) de Parauapebas para realização de serviço de concretagem de canteiros e assentamento de guias em trechos deteriorados da Rodovia Faruk Salmen. O curioso é que o valor estimado do serviço, cerca de R$ 909 mil, nem é dos mais graúdos em relação aos processos milionários que a Prefeitura de Parauapebas abre com naturalidade.

As empresas FM & A, Safar Schettino, Dionathas Irineu, JVX, Contec, JM, Reti Pré-Moldados, NS Borges, HS Construtora e PFS Oliveira foram barradas no baile da concorrência de número 3/2019-026, da Semob, porque, de acordo com a Comissão Permanente de Licitação (CPL), descumpriram exigências do edital do certame. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e podem ser consultadas aqui.

Não é raro que empresas sejam desclassificadas e ou inabilitadas em licitações durante a conferência de documentação e das propostas comerciais, mas o que chama atenção é o volume de interessadas no serviço tiradas do páreo. Seis continuaram na disputa (as empresas Empório A & C, Spaço Incorporações, PHD Matos, JAX Locações, Construtora Soares e P H de C Oliveira), mas a Empório apresentou oferta de R$ 625 mil para execução do contrato, e as concorrentes não deram conta de cobrir a oferta.

A Prefeitura de Parauapebas é quem mais se beneficia disso porque vai economizar 31% do valor que inicialmente previu gastar. Segundo a Semob, a concretagem de canteiros será realizada ao longo de 4,3 quilômetros da Faruk Salmen, no trecho que parte do cruzamento dessa via com a PA-160 até o prédio do Detran. O Blog do Zé Dudu folheou o edital do certamente e observou que o perímetro entre o Detran e o cemitério municipal foi desconsiderado por estar ocupado com barreiras New Jersey. O titular da Semob, Wanterlor Bandeira, afirma que os canteiros são de grande importância para a organização do trânsito e auxílio a pedestres na hora de atravessar as ruas. Ele lembra que as áreas ocupadas pelos canteiros encontram-se preenchidas por vegetação (grama e capim), o que causa aspecto desagradável às áreas urbanizadas do município, além de trazer despesas frequentes com manutenção das áreas gramadas