Novos dirigentes do TCM-PA são empossados em cerimônia transmitida virtualmente

Mara Lúcia e Antonio José Guimarães assumiram os cargos de presidente e vice da instituição para o biênio 2021-2022
Conselheira Mara Lúcia, recém empossada presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA)

Continua depois da publicidade

Aconteceu, na noite desta sexta-feira (15), a cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), os conselheiros Mara Lúcia e Antonio José Guimarães, que assumirão durante o biênio 2021-2022.

Mara Lúcia recebeu o colar presidencial do conselheiro Sérgio Leão, que deixa a posição para assumir a Corregedoria da instituição. Ao discursar, ela comentou a coragem e humildade que marcaram a sua gestão (2019-2020), reconhecendo o trabalho de Leão pelos conselheiros e servidores.

Em seu discurso, a nova presidente agradeceu a familiares, membros e servidores da Corte, além das suas instituições parceiras e das autoridades presentes. Ela ainda destacou o protagonismo feminino à frente dos tribunais paraenses e dentro do próprio TCM-PA – onde contempla mais de 50% do quadro de funcionários.

Da direita para a esquerda: o novo vice-presidente do TCM-PA, Antonio José Guimarães; a nova presidente da instituição, Mara Lúcia; e seu predecessor, Sérgio Leão

Após ser empossada, Mara Lúcia fez o juramento e empossou o vice-presidente, Antonio José Guimarães, que conduzirá também a Escola de Contas Públicas “Irawaldyr Rocha”. A Escola desenvolve função pedagógica do Tribunal junto às prefeituras, câmaras, servidores e toda a sociedade.

De forma pioneira na instituição, a sessão solene foi transmitida virtualmente pelas mídias sociais do TCM-PA, também contando com a participação virtual de diversas autoridades – sendo possível, inclusive, a presença de conselheiros de Tribunais de Contas de outros estados. A medida é parte das restrições de público que atendem aos protocolos de segurança sanitária em combate à pandemia da Covid-19. 

Durante toda a sessão solene, tanto na transmissão ao vivo quanto no auditório, foi exibido vídeo com fotos dos servidores da Corte de Contas, como homenagem da nova presidente ao corpo de funcionários.

Em sua participação, o senador Jader Barbalho gravou uma mensagem emocionante à presidente, ressaltando sua história de vida pessoal e profissional. O governador do Pará, Helder Barbalho, participou ao vivo da cerimônia e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição a todas as regiões do estado.