Hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro ofertam treinamento de reanimação cardiopulmonar

As unidades estão localizadas em Parauapebas e Canaã dos Carajás, respectivamente
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Os hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro, gerenciados pela Pró-Saúde, estão com vagas abertas para a qualificação de profissionais de saúde interessados em reanimação cardiopulmonar. Localizadas em Parauapebas e Canaã dos Carajás respectivamente, as unidades fornecerão treinamento especializado durante curso de Suporte Avançado de Vidas em Cardiologia, conhecido como Advanced Cardiac Life Support (ACLS). 

O currículo é baseado nas diretrizes da American Heart Association, organização sediada nos Estados Unidos e que promove a conscientização sobre as principais causas relacionadas a problemas no coração, além da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para Tainara Lopes de Moraes e Marlo Santos, responsáveis pelo curso, a formação em saúde vai muito além dos conhecimentos adquiridos durante a graduação.

“Para fazer esse curso, os profissionais da região precisam se deslocar até os grandes centros. A oferta dele aqui é um ganho para todos nós da área de saúde,” aponta Tainara, enfermeira no Hospital Yutaka Takeda. 

Enfermeiro no hospital canaense, Marlo completa: “O treinamento é uma forma do profissional de continuar se especializando, além de ser um procedimento capaz de salvar vidas”. 

A qualificação será ministrada por instrutores formados em cursos da American Heart Association, selecionados por uma equipe técnico-científica do Centro de Treinamento em Urgência e Emergência (CUREM).

Sobre o curso

O curso apresentará medidas básicas de reanimação; manejo invasivo e não invasivo de vias aéreas; reconhecimento de arritmias; manejo das diferentes modalidades de parada cardiorrespiratória (fibrilação ventricular; assistolia; atividade elétrica sem pulso); manejo de arritmias (arritmias supraventriculares e ventriculares instáveis e estáveis); manejo da síndrome coronariana aguda e manejo do acidente vascular cerebral.

O treinamento de reanimação é projetado para o profissional de saúde que participa na gestão da parada cardiorrespiratória e outras emergências cardiovasculares. Esse atendimento tende a envolver atuantes em pronto atendimento, medicina de emergência, unidades de terapia intensiva e de terapia crítica, tais como médicos, enfermeiros e paramédicos.

Para completar o curso, os alunos devem demonstrar proficiência nas habilidades de todas as estações de aprendizagem. Quando concluído, os participantes receberão cartão de certificação, válido por dois anos.

Para mais informações e realização de inscrição, entre em contato pelo telefone: (31) 98979-3280.

Turmas em Parauapebas 

  • Turma 1: 24 e 25 de março 
  • Turma 2: 25 e 26 de março
  • Turma 3: 27 e 28 de março

Local: Hotel Íbis de Parauapebas

Turmas em Canaã dos Carajás

  • Turma 1: 31 de março e 01 de abril  
  • Turma 2: 01 e 02 de abril
  • Turma 3: 03 e 04 de abril

Local: Auditório do Hospital 5 de Outubro

Sobre os hospitais

Ambos os hospitais foram fundados pela mineradora Vale, com o Hospital Yutaka Takeda, de Parauapebas, sendo o mais antigo: construído em 1986, é gerenciado pela Pró-Saúde desde 1997.

Já o Hospital 5 de Outubro, de Canaã dos Carajás, é administrado pela instituição desde 2006, tendo sido projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.