Parauapebas

Secretaria de Obras destrava pacote de infraestrutura para Jardim Canadá e Beira Rio

Ao todo, mais de 10 quilômetros de ruas vão receber pavimentação e drenagem para garantir trafegabilidade e acabar com transtornos pelos quais a população tem passado.

Uma licitação no valor de R$ 9,42 milhões que foi iniciada há um ano, mas chegou a ser suspensa, teve desfecho publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (11) e prevê beneficiar, com infraestrutura, cerca de 2.000 moradores dos bairros Jardim Canadá e Beira Rio 2. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu e podem ser conferidas aqui.

A licitação de número 3 de 2018, assinada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), visa à oferta de serviços de pavimentação e drenagem nos bairros em questão, cuja execução ficará a cargo da empresa J. O. Batista Construção. O Blog levantou que, dadas a inexistência de pavimentação adequada e a falta de rede drenagem nas ruas do Bairro Jardim Canadá e em algumas ruas do Bairro Beira Rio 2, ocorrem constantes carreamentos de materiais (pedras, aterros, entre outros), comprometendo os sistemas já existentes e causando, além de transtornos à comunidade, prejuízos aos cofres públicos.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira, os moradores e os transeuntes que circulam pelas ruas desses bairros enfrentam dificuldades, principalmente por causa dos alagamentos no período chuvoso. Na época mais seca do ano, especialmente entre junho e outubro, a poeira levantada com a passagem dos veículos é o transtorno maior e chega a causar, inclusive, problemas respiratórios em crianças e idosos que residem nessas comunidades.

“A melhor alternativa para resolver os transtornos é anular os riscos ambientais ou, no mínimo, amenizar a situação com a aplicação de medidas preventivas, perfeitamente executáveis com as ações de infraestrutura previstas no contrato”, esclarece Bandeira, destacando que 10,3 quilômetros de ruas (21 ruas no Jardim Canadá e sete no Beira Rio 2) serão pavimentados e drenados. A Semob vai dotar de infraestrutura uma área equivalente a oito campos de futebol do tamanho do Maracanã.

Além de garantir qualidade de vida à população, a obra também vai gerar cerca de 80 postos de trabalho na construção civil. O contrato tem duração de um ano.

Deixe seu comentário