Dr. Benassuly, delegado-geral da PC do Pará, fala sobre a morte do delegado André Albuquerque

Continua depois da publicidade

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Dr. Raimundo Benassuly Maués Júnior (foto), concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (08), na 20ª Seccional de Polícia de Parauapebas para tratar da morte do delegado André. Nenhum fato novo foi revelado pelo delegado-geral sobre o assassinato do delegado André Albuquerque, ocorrido no último domingo (03) em missão para capturar três elementos que estariam organizando assaltos a bancos na região.

Delegado-geral BenassulyO delegado se ateve a enaltecer o modo corajoso do falecido delegado André, dizendo que o mesmo poderia ficar em casa naquela noite, já que era noite de domingo, mas preferiu cumprir seu dever.

Sobre o crime o delegado pouco adiantou, se limitando a dizer que todos os procedimentos para que o inquérito seja bem concluído foram tomados e que a PC está com um forte esquema para capturar os elementos foragidos.

Benassuly disse ainda que o delegado André requisitou ajuda efetiva da PM local para o cumprimento da diligência, todavia, o comandante esclareceu a ele que não poderia cede-lhe apoio naquele domingo visto que todo o efetivo estava de serviço fazendo a segurança das eleições. O delegado André, mesmo assim preferiu cumprir a diligência acompanhado apenas de outros cinco membros da Polícia Civil. Segundo informou o delegado-geral, o que aconteceu com o delegado André foi uma fatalidade e o fato dele estar sem o colete não pode ser exposto como irresponsabilidade, visto que o tiro que o feriu foi disparado de cima para baixo e mesmo que ele estivesse usando colete a prova de balas, este não lhe seria útil naquele momento.

Dr. Raimundo Benassuly disse ainda que o inquérito que investiga a morte do delegado André Albuquerque está sob a direção da delegada Daniele Bentes e as investigações e diligências de campo estão por conta do delegado Luiz Xavier, ambos delegados com ampla experiência e profundos conhecedores do crime organizado, tão combatido em nosso município pelo delegado André.

Perguntado se a morte do delegado atrasaria o processo de Ana Karina, Benassuly afirmou não haver qualquer tipo de ligação da morte do delegado com o caso Ana Karina. segundo ele, no caso da jovem grávida assassinada por Alessandro Camilo e seus comparsas, o delegado André, com a ajuda dos outros membros de sua equipe,  cumpriu fielmente o papel de policial, investigando, buscando provas, prendendo os supostos assassinos, relatando os fatos no inquérito e entregando-os à justiça. Segundo o delgado-geral, caso haja a necessidade de qualquer diligência,  o MP ou o juiz enviará solicitação para a Polícia Civil que nomeará um de seus membros para o cumprimento.

Raimundo Benassuly nada adiantou sobre os procedimentos que estão sendo adotados pelos diretores do inquérito que levarão à captura dos assassinos do delegado. Todavia afirmou que os colegas não desanimarão até que sejam presos e entregues à justiças os assassinos do delegado. Disse ainda que o delegado André Albuquerque era um dos expoentes da polícia civil paraense, um profissional dedicado, profundo conhecedor de suas obrigações, bom pai de família e íntegro cidadão.

Para finalizar, Benassuly informou que todos os agentes envolvidos na operação que findou com a morte do delegado André já prestaram depoimento e descartou qualquer tipo de ação intencional ou previamente elaborada que levasse à morte o colega delegado.

Foto: Vela Preta

[ad code=1 align=center]

15 comentários em “Dr. Benassuly, delegado-geral da PC do Pará, fala sobre a morte do delegado André Albuquerque

  1. MISTER HUNTER Responder

    ESSE RAIMUNDO BENASSULY,QUE A “VIDA ” AI DO PRIMEIRO COMENTARIO TANTO ELOGIA É O MESMO DELEGADO GERAL QUE DEU AQUELAS DECLARAÇÕES VERGONHOSAS A CPI EM BRASÍLIA A CERCA DO EPISODIO DAQUELA ADOLECENTE QUE FICOU PRESA COM UM MONTE DE MARGINAIS EM ABAETETUBA?QUE FOI TIRADO DO CARGO DE D.G PELA GOVERNADORA SO PARA ABAFAR O ESCANDALO E AGORA ESTÁ DE VOLTA? AFF…………………….

  2. WFS Responder

    Zé Dudo, não entendi o significado da frase “seu comentário aguarda moderação”. Favor explicar-me, pois sou um dos grandes admiradores desse SITE. Encontro-me no outro lado do País curtindo as suas notícias. Parabéns!

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      WSF, que bom tê-lo aqui, obrigado!

      A frase é do sistema de moderação. Quando um comentário é feito, ele aguarda que o editor do blog leia e autorize a sua publicação, só de pois de moderado o comentário vai ao ar para todos. Faço as moderações regularmente, mas, vez ou outra assuntos de cunho pessoal me impedem de manusear o site com a devida regularidade, motivo no atraso das moderações. Espero que tenha entendido, um abraço.

  3. WFS Responder

    A sociedade de Parauapebas continua aguardando, anciosamente, os resultados das investigações sobre a morte do incansável Delegado André. É um dos imensos desafios a cargo da Polícia Civil, quem demonstra “ineficiencias”, tanto nas investigações, como nos noticiamentos a nós, da sociedade. Não deixaremos que esse caso venha a cair no esquecimento, em semelhança a muitos outros.

  4. Troiano Responder

    O importante Sr Degado Geral é que a Polícia Civil faça diligências sérias e o mais rápido possívil retire este foragido (homicida) da convivência social.

  5. Marco Valente - Canaã dos Carajás Responder

    O que me dá raiva nessas horas, são os pseudos especialistas em segurança pública que tão opiniões injuriosas. Ora bolas! o delegado André, certo ou errado de está sem colete, optou pelo seu dever funcional de prender bandido, enquanto muitos dos “especilistas em segurança pública” estavam com suas bundas gordas nos seus respectivos sofás, com a cara de babaca sempre, vendo televisão e, esquecendo que constitucionalmente “SEGURANÇA PÚBLICA É UMA OBRIGAÇÃO DO ESTADO E UM DEVER DE TODOS”. Perde a sociedade paraense, ao ver ceifada a vida de um profissional, que possuia uma qualidade que eu admirava: o sentimento de nunca banalizar a violência. Sempre com faro fino e especial atenção as malezas sociais a ele impostas no exercício de sua profissão, o mesmo objetivava a resolução dos problemas, dentro do possível, o qual muitas e muitas vezes era um posível que era impossível para muitos.

    “Os bons morrem jovens” (Renato Russo).

  6. Nome (obrigatório)maria Responder

    sou cidada parauapebense ha mais de dois anos, e, tenho visto como nossa cidade estava mais segura; pois dr. ANDRE era um baluarte pra sociedade ,e, seu lema era acabar com a marginalidade e dar mais segurança às familias parauapebenses. E hj , vejo como a população procura por uma resposta e nao encontra uma saida. Espero que quem assumir seu lugar seja preocupado com a segurança publica como ele era. que DEUS conforte a familia e amigos

  7. sol do meio dia Responder

    A não captura dos assassinos do Delegado è uma fotografia da Policia Civil do Pará. È policial sem colete em operação, policia militar que sonega auxilio em situaçoes como esta, e bandidos que somem como sol ao aparecer da lua. Imaginem em que insegurança vivemos. Aguardamos a captura. Diligencas serias e efetivas.

  8. vida Responder

    Dr. Benassuly è uma pessoa muito integra e seria, um excelente representante da PC. A entrevista foi esclarecedora e só nos resta lamentar a morte de ANDRE, uma dura fatalidade.A policial que está a frente do inquerito deveria também conceder entrevista, relatar mais coisas, afinal ANDRE era considerado um cidadão pebense, e nosso direito saber.

Deixe seu comentário

Posts relacionados