IDEB: Parauapebas acima da média brasileira

Temos motivo de sobra para comemorar, pois ultrapassamos a meta do IDEB de 2013

O IDEB vêm contribuir para a melhoria da qualidade da educação

Parauapebas é o município com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Pará. Enquanto a média estadual é de 3,7, numa escala que vai de 0 a 10, o índice local é 4,7 – um décimo, inclusive, acima da média nacional, que é de 4,4. Ao lado de Parauapebas, somente o município de Altamira, no centro-oeste paraense, obteve média 4,7.

O IDEB é responsável por nortear políticas de melhoria na qualidade das escolas públicas brasileiras e reúne, num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e média de desempenho em avaliações. Criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, toma por base o desempenho do estudante em avaliações oficiais de aprendizagem e em taxas de aprovação.

Assim, para que o indicador de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O IDEB é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

“Temos motivo de sobra para comemorar, uma vez que demos um salto de qualidade na educação nunca antes visto no município: passamos de 3,7 em 2007 para 4,7 atualmente. Esse é um resultado expressivo e que deve ser celebrado por toda a comunidade escolar de Parauapebas”, comemora o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto.

De acordo com Neto, o município antecipou já em 2010 a nota que, em tese, era esperada tirar em 2013 – 4,6. “Se continuarmos nesse ritmo de crescimento, obteremos em quatro anos o resultado compatível com o dos países desenvolvidos, que é de 6”.

Para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tereza Cristina, só foi possível alcançar essa nota graças ao empenho da classe docente e ao trabalho da SEMED, que investe e prima pela qualidade, acima de tudo. “Ainda não temos a educação almejada por todos, mas estamos mostrando que formação de professores, coordenadores, gestores, planejamento e trabalho duro são itens essenciais para chegarmos lá”.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) a série de resultados do IDEB teve inicia em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo Brasil, mas também por escolas, municípios e estados. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em termos numéricos, isso implica progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para 6, em 2022, ano do bicentenário da Independência.

Escolas destaque

Seis escolas da rede municipal de ensino tiraram mais de cinco no IDEB, engrandecendo a qualidade da educação de Parauapebas. A Escola Cecília Meireles obteve média 5,1; Chico Mendes tirou 5,2; Jozias Leão registrou 5,4 pontos; Jean Piaget obteve nota 5,5; e a Escola Plácido de Castro, a primeiríssima entre as municipais, cravou 5,8 de média. Contudo, nenhuma das escolas destaque subiu tantas casas decimais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica quanto a Escola Paulo Freire. De maneira espetacular, esse estabelecimento de ensino público municipal viu seu rendimento crescer 85%, saltando de 2,7 em 2005 para 5 atualmente. “A nossa rede educacional superou, e muito, a meta prevista pelo MEC, o que só foi possível em razão do trabalho incessante de toda a rede municipal”, analisa Marleide Freire, assessora técnica da SEMED. “A jornada é árdua, mas não é cansativa, pois gera resultados positivos para o aluno e, consequentemente, para toda a sociedade”, resume.

Fonte: Secretaria de Educação de Parauapebas

[ad code=4 align=center]

10 Responses to IDEB: Parauapebas acima da média brasileira

  1. Jaqueline disse:

    Meus parabéns Ze dudu por ter colocado a verdade. Agora peça para o Chico Brito comentar e pedir desculpas pela mentira que ele contou na coluna dele.

  2. Fagundes disse:

    se desculpar por quê?
    o prêmio é interessante, os numeros melhoraram
    agora não vamos tapar o sol com a peneira
    problemas existem, e têm que ser resolvidos

  3. Jaqueline disse:

    Meu caro Fagundes, não estou tapando o sol com a peneira, so quero ele admita que estava mentindo quando disse que Parauapebas tinha tirado a pior nota do IDEB. Sei que problemas existem e sempre vai existir e vamos trabalhar para sempre resolve-los.
    um abraço.

  4. Parabéns Zé Dudu por postar em sua pagina, noticias importantes e veridicas…
    Independente de partido, oposição ou desafeto, diferente do que faz o Chico Oliveira, que não postou informações do site do INEP, e sim da cabeça doentia dele.
    A educação de Parauapebas esta melhorando sim, isso é provado nos números que o IDEB apurou. Problemas existem, mas o Secretario Raimundo Neto vem fazendo um otimo trabalho…tá professores!

  5. janaina disse:

    Uai o chico brito virou o parque da bagunça CHICO OLIVEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. O Povo besta disse:

    Caros colegas internautas, Será que alguém aí sabe matemática….?
    Parauapebas teve uma nota superior a media nacional em poucos décimos, o aceitavel para um município como o nosso é de no mínimo um ponto acima da média nacional. Chico Brito não tem porque se desculpar pelo comentário, Parauapebas não teve a Pior nota, Mas andou muito longe de ter uma nota aceitavel.
    É certo que os professores do nosso município fazem milágres com o alunado.
    Independete de nota do IDEP, isso na minha opnião, claro, os professores e alunos de Parauapebas estão de parabéns e a eles daria 10 sem dúvida…. Mas ao poder público é nota 0.
    Parauapebas pode sim ter uma nota aceitavel no IDEP, meu amigo Darcí e CIA só precisam assumir os cargos que lhes foram dados.

  7. Anônimo disse:

    a cidade de parauapebas, tem se desenvolvido bastante. não é a tôa que varias pessoas querem migrar para essa grande e bela cidade.
    GO.GO.GO.GO.GO, PARAUAPEBAS….

  8. meu prefeito disse:

    Nossa senhora o dignissimo secretario não esta tentando enganar ninguem esse bando de burros e que se engana acreditando nas besteiras que ele fala……. se nos estivessemos acima da media normal com certeza tava na globo………… kkkkkkkkkkkk

  9. Ronaldo Nunes disse:

    Com um prêmio desse minha esposa(grávida de 7,5 meses) levou 1h para ser atendida pela diretora de uma grande escola no bairro da Paz e ouvir um sonoro não para a matrícula de minha cunhada,devido a ausência de notas do 2° bimestre(devido a greve de professores).
    É interessante como profissionais de educação pagos devido a impostos,tratam com descaso esquecendo profissionalismo e responsabilidade social.Aguardo retorno!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>