Mutirão do Plano Safra reúne produtores rurais na Palmares Sul

Continua depois da publicidade

Dezenas de produtores rurais assentados na zona rural da Palmares Sul prestigiaram o mutirão do Plano Safra 2014/2015, ocorrido na manhã desta terça-feira (14), no sítio do casal agricultor Joaquim e Tereza, a 14 quilômetros do centro de Parauapebas.

Plano Safra 2015

O evento contou com as presenças do prefeito Valmir Mariano, secretários municipais de Produção Rural (Sempror), Horácio Martins, e de Administração (Semad), Wady Cecílio; vereador Maridé Gomes, sindicalista Francisco de Assis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; assessores de governo, imprensa e lideranças da comunidade rural.

O mutirão de Palmares Sul foi o segundo de uma série de seis que acontecerão nas seis regiões rurais divididas pela Sempror por ocasião da realização do Censo Agropecuário. O primeiro mutirão ocorreu há duas semanas na região de Cedere I, quando mais de 150 famílias de colonos foram atendidas.

O evento consiste na disponibilização de cerca de 20 tratores de esteira e de pneus para prestar serviço de preparação da terra dos agricultores de cada região, como retirada de tocos, utilização de arado, abertura de açude e outros serviços.

Ao usar a palavra, o prefeito Valmir Mariano lembrou que no ano passado o governo municipal beneficiou cerca de mil famílias de agricultores com apoio no preparo da terra, distribuição de insumos agrícolas, orientações técnicas aos colonos e oferta de logística para o transporte da produção agrícola para ser comercializada no centro da cidade.

“Nos mais de 20 anos de história do município, os colonos de Parauapebas nunca receberam tanto apoio da prefeitura como estão recebendo agora em nosso governo”, afirmou o gestor municipal, enumerando uma série de serviços prestados na zona rural, entre estes a conservação de 800 quilômetros de estradas vicinais e a construção do Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP).

O prefeito Valmir Mariano aproveitou para revelar à imprensa que vai construir um segundo CAP, desta vez no Bairro Rio Verde, para atender cada vez melhor os produtores rurais do município e os consumidores de produtos agrícolas da cidade.

Plano Safra 2105 2Por seu turno, o secretário Horácio Filho informou que os próximos mutirões ocorrerão nas regiões de Palmares II (envolvendo as comunidades de Três Voltas e Limão), Vila Paulo Fonteles e Vila Sanção; e por último na Apa do Gelado (Ilha do Gelado, Carlos Fonseca, Araçatuba, Rio Branco, Tapete Verde e Valentin Serra).

Segundo informou o titular da Sempror, os tratores executam os serviços em cada região num período de até duas semanas e depois o maquinário se desloca para outras colônias.

O produtor Paulo Gutenberg Torquato Holanda, popular “Paulo Picunha”, aproveitou o momento para denunciar que atualmente vêm ocorrendo vários assaltos nas propriedades rurais e pediu a interferência do prefeito para solicitar a presença da Polícia Militar para fazer ronda na zona rural com viaturas mais velozes.

Usaram ainda da palavra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco de Assis; vereador Maridé Gomes e os agricultores Manoel Freire da Silva, Juvenal Marques de Souza, o popular “Doquinha”, entre outros.

Texto: Waldyr Silva – Fotos: Anderson Souza