Vale não paga novo imposto de Jatene. Governador vai revogar benefícios concedidos à mineradora no Pará

Continua depois da publicidade

Por Lauro Jardim –  Veja

Não está fácil a vida da Vale. Na quinta-feira, a empresa não depositou os 55 milhões de reais de uma recém-instituída taxa de mineração do governo do Pará.

Como não concorda com o tributo, não tirou o dinheiro do cofre. Foi a única mineradora que se negou a pagar. Preferiu a briga na Justiça.

Ao saber da inadimplência , porém, o governador Simão Jatene mandou preparar um projeto de lei revogando diversos benefícios da Vale, que desoneram fortemente suas exportações.

Clóvis Torres, consultor-geral da Vale, entrou em contato para acrescentar que a Vale entrou com uma ação no Pará, pois a bauxita foi reduzida para 0,5 UFP (unidade fiscal do Pará) e o governo local quer cobrar cobrar 3 UFPs da Vale.

No total,  seriam 800 milhões de reais, mais do que o orçamento de todo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A Vale, de acordo com Torres, crê que a Justiça reconhecerá o caráter arrecadatório da taxa, “que é inconstitucional, em virtude da discrepância entre o serviço a ser prestado para fiscalizar o setor e o valor cobrado”

8 comentários em “Vale não paga novo imposto de Jatene. Governador vai revogar benefícios concedidos à mineradora no Pará

  1. flavio Responder

    não acho legal a criação de mais um imposto nós somos campeões em pagar imposto, será que esse imposto irá retornar em beneficio para o povo?

    • Nio Responder

      Não é certo criar impostos para uma empresa que enriquece cada vez mais a custa do solo paraense? Vc é o que? Acionista da Vale ou Presidente desta empresa espoliadora?

  2. VITOR Responder

    EM 1997 aceitaram a privatização da vale sem pedirem nada em troca, sabiam que isto iria acontecer agora esta dificil para nos paraenses rever o leite derramado!!!!

  3. Bruno Monteiro Responder

    Caro Zé,
    O texto do post poderia começar assim: “Não está fácil a vida do povo paraense.” Ora, se a mineradora, como bem diz Frede Silveira, é detentora de grandes isenções fiscais há décadas neste estado e ainda recusa-se em pagar a nova taxa criada pelo Governo do Estado, a situação difícil é do povo paraense e não da Vale! O governador do estado deve mesmo endurecer para com a mineradora e defender os interesses do povo paraense. Não gosto dele nem de seu partido, mas nessa ele está com a razão.

  4. Socorro Pontes Responder

    Alguma coisa têm que mudar.

    A Vale precisa do Pará.

    O Pará precisa de uma grande empresa que explore seus minerais. A Vale já está aí.

    Entao, por que nao aliar o útil ao agradável e promover uma reforma no tocante às isençoes de impostos e outros acordos do gênero?

    o Povo nao quer briga. Que acordos que beneficiem ambos os lados!

  5. Frede Silveira Responder

    Caro amigo Dudu,

    Primeiro parabenizo-o pelo no design do blog (de muito bom gosto). Sobre o assunto meu comentário é o mesmo postado logo cedo no grupo A ALPA É NOSSA que transcrevo aqui: “Uma perguntinha que não quer calar: A Vale, maior mineradora do planeta e detentora da maior fatia de isenções de impostos em todo o país e especialmente no Pará de onde leva quase toda a sua matéria prima para exportação sem nunhum valor agragado não poderia muito bem bancar sozinha os custos para a implantação da ALPA? E os governos Estadual e Federal não poderiam muito bem bancar a Hidrovia e cobrar as despesas da mineradora? Claro. O que está havendo é uma tremenda má vontade de todos os lados e que só acabará quando a paciência do povo acabar e a turma for pra rua e pros trilhos parar tudo mesmo. Não brinquem com a paciência do povo. Principalmente de um povo historicamente espoliado por tudo que é governo sem ter ninguem para defendê-lo. É perigoso!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados