Moradores de Curionópolis estão divididos quanto à possível mudança de nome da cidade

Continua depois da publicidade

A população de Curionópolis (PA) está dividida quanto à possibilidade de mudança de nome da cidade, localizada no sudeste paraense e a 700 km de Belém. Conforme o Blog já divulgou aqui, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu no último dia 6 de março um Projeto de Decreto Legislativo – de autoria do deputado Estadual Fernando Coimbra (PSD), autorizando a convocação de um plebiscito para que a população possa manifestar sua opinião sobre a mudança de nome do município para Serra Leste.

O projeto foi proposto às comissões e deve ir a plenário em, no máximo, 45 dias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) fixou o prazo de 180 dias para a realização do plebiscito, a contar da data de publicação do Decreto Legislativo. Segundo avalia Coimbra, a mudança de nome poderia dar maior visibilidade ao município, tanto no cenário nacional, como no internacional. “Curionópolis tem uma das principais jazidas de ouro do Pará, com capacidade para produzir, inicialmente, 150 toneladas. Grande parte de suas riquezas fica na região de Serra Leste, onde a Vale implantou o projeto para explorar os minérios. É preciso considerar isso”.

A região de Curionópolis é originária do município de Marabá que surgiu de um aglomerado de pessoas que, no final da década de 1970, se estabeleceram no km 30 da rodovia PA-275, com a expectativa de trabalho na implantação do projeto Ferro Carajás, construção da estrada de ferro Carajás – Ponta da Madeira ou em busca de ouro, nas dezenas de pequenos garimpos que proliferam na região.

Com a ocorrência de ouro na Serra Pelada, no início dos anos 1980, Curionópolis consolidou-se como núcleo de apoio a essa atividade e como local de residência das mulheres e filhos de garimpeiros que, à época, eram impedidos de ingressar na Serra Pelada. Desenvolveram, assim, um comércio diversificado e um setor de serviços – hotéis, pensões, bares, lanchonetes, boates e outros – que consolidou Curionópolis como povoação, definitiva, mesmo depois que o ouro daquele garimpo escasseou.

Em 10 de maio de 1988, por meio da Lei Estadual nº 5.444, Curionópolis foi elevado à condição de município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse do prefeito Salatiel Almeida, eleito em 15 de novembro de 1988.

Além de Salatiel Almeida, também governaram Curionópolis, João Chamon Neto (PSDB) Osmar Ribeiro (PMN) Sebastião Curió (PMDB depois transferiu – se para o DEM) Cassiano Bezerra (PSB) e Wenderson Chamon (PMDB), atual prefeito.

O Nome

O nome “Curionópolis” foi escolhido em homenagem ao Major Sebastião Curió, que exerceu grande autoridade e liderança sobre os garimpeiros, no período de 1981-82, quando era coordenador do garimpo de Serra Pelada. O Município é constituído do distrito sede e também dos distritos de Serra Pelada e Cutianópolis (Cutia, como se diz na cidade)

Na enquete feita pelo blog na sexta-feira (16) em Curionópolis, o povo mostrou-se dividido sobre o assunto. Confira as opiniões:

A favor da mudança do nome de Curionópolis:

clip_image002
Marcos Prado, o Poliplaca, maranhense de Imperatriz, diretor-financeiro da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Sou a favor da mudança do nome, mas acho que quem deve decidir isso são os verdadeiros curionopolenses, já que eu tenho apenas três anos aqui na cidade”.
clip_image004 Valdemir Pinheiro da Silva, maranhense de Imperatriz, garimpeiro, morador de Curionópolis desde 2008, mas que convive na cidade e em Serra Pelada desde o início da década de 1980. “Sou a favor, mas desde que o nome não seja Serra Leste. O nome da cidade deveria ser algo que lembrasse minério, como Bandeirantes dos Carajás. O nome Curionópolis lembra o passado e faz referência a uma pessoa que trouxe benefício para a cidade, mas coisas ruins”.
clip_image006 Rubens Soares Chaves, empresário, atual presidente da Associação Comercial de Curionópolis, morador da cidade desde 1982. “Sou a favor da mudança do nome. Quando você viaja e diz o nome da cidade é até motivo de gozação. O nome Curionópolis não pega bem. Acho que o plebiscito é interessante para o povo decidir. Poderia tirar o “C” e ficar só Uriópolis”.
clip_image008 Ademilson Ferreira Fraude, o “Sudajones”, construtor, morador de Curionópolis há 32 anos “Sou a favor da mudança do nome, porque o nome é uma homenagem a um ditador que nunca fez nada pela cidade, mas só perseguiu e mandou matar gente na região. A mudança vai melhorar a imagem da cidade. O nome atual lembra ditadura e tortura”.
clip_image010 William do AP, comerciante e promotor de eventos na cidade, que mora em Curionópolis há 23 anos. “Sou a favor. O nome é uma homenagem ao coronel Curió. Seria interessante outro nome que lembrasse minério e este nome é uma homenagem a esse coronel. Isso é coisa do passado”.

 

Opiniões contrárias à mudança do nome de Curionópolis:

clip_image012 Raimundo Nonato de Souza, 35 anos, mototaxista, maranhense de Imperatriz (MA), que mora em Curionópolis há 27 anos. “Sou contra qualquer nome que vierem colocar. Conheço a cidade desde quando era menino. Iria achar muito diferente e isso só ia atrapalhar a população”.
clip_image014 Francisco Araújo da Silva, 32 anos, de Axixá (TO), segurança, morador de Curionópolis desde 1985. “Mudar o nome da cidade não ajuda em nada. Nossa cidade tem história. Não é vantagem mudar o nome, porque vai mudar só no papel e não no entendimento do povo. Até hoje muita gente ainda chama Curionópolis do antigo nome “Trinta”.
clip_image016 Renê Boaventura, empresário, há quatro anos atuando em Curionópolis. “Eu acho que os deputados têm mais o que fazer e com que se preocupar. Essa mudança de nome é desnecessária. Aqui precisamos de muita coisa, como, por exemplo, de um matadouro, já que as carne são vendidas sem nenhuma higiene, e veja necessidade de mudar o nome da cidade”.
clip_image018 Elivelton Moura, 20 anos, natural de Curionópolis, cinegrafista. “Sou contra a mudança pelo simples fato da mudança de nome mudar a história de Curionópolis. Mudar o nome não vai trazer nada de vantagem para os moradores e nem desenvolvimento para a cidade. Por mais que o nome da cidade faça alusão ao homem considerado hoje malfeitor, mas no passado ele foi a pessoa que contribuiu para o surgimento de Curionópolis”.
clip_image020 Luzia Mendes, auxiliar administrativo, moradora de Curionópolis “Sou contra a mudança do nome. Isso não traz benefício nenhum. Esse nome já faz parte da história da cidade”.
clip_image022 Roberto Carlos Alves da Silva, o Beto, comerciante, ex-presidente da Associação Comercial de Curionópolis, que mora na cidade há 26 anos “Sou conservador. Acho que em time que está ganhando não se mexe. O nome deve ser mantido porque tem uma história desde sua criação”.

 

O assunto certamente ainda irá dar muito que o falar…

Fotos e texto de Lima Rodrigues, correspondente em Curionópolis.

22 comentários em “Moradores de Curionópolis estão divididos quanto à possível mudança de nome da cidade

  1. SOL POENTE Responder

    . . . Não meu amigo “Parauapebas Júnior”, nem minha mãe, nem meu pai, ninguém da minha família foi estrupada, assassinada, não foi não meu caro.

    . . . Com comentários chulos, sem nenhum fundamento, agressivo como você fez não ajuda a mudar nada.

    . . .Pessoas como você não serve para discutir interesses da comunidade.

    . . . Acredito que você é tão pequeno quanto os seus comentários. Desculpe, mas não posso descer à sua altura.

    • SOLIDARIEDADE Responder

      Meu amigo tem q ter mais sabedoria para falar as coisas, aposto que voce deve ta ganhar dinheiro do chamozinho para falar besteira aki no blog

  2. MÁRCIO Responder

    Caro “sol poente” eu não estou aqui defendendo ninguém, a história não se apaga independente se boa ou ruim. Os pontos de vista devem se debatidos, e os argumentos devem prevalece. Ai, dizer que os que são contra ficam no anonimato, e que vc respeita a opinião dos outros, isso não me parece. Até porque não conhece nínguém pelo RG que se chame “sol Poente”.

  3. Elivelton Moura Responder

    Engraçado, o cara fala e fala de crimes e num sei o q e blablabla… Mas não fala no que irá trazer para o desenvolvimento da cidade a mudança de nome.

    Durante 20 e alguma coisa de anos, nunca se ouviu falar em mudar o nome de Curionópolis e o pq desse nome. Agora que fulano está no poder querem mudar o nome.

    Amigos, se querem o melhor para nossa cidade, procure mudar esses seus projetos de lei e começarem a votar em projetos que visa a melhoria em diversas áreas da nossa cidade.

    Podem mudar o nome de Curionópolis duzentas ou trezentas vezes, mas vai ser sempre a mesma história quando perguntada como ela surgiu.

    Não estou defendendo ninguém, a única coisa que estou defendendo é apenas a reputação e a história de minha cidade.

  4. Parauapebas Júnior Responder

    Hein? tá falando comigo, “sol poente”? seus comentários são vagos e genéricos, não os entendi bem, você teve seus pais, suas mães, seus filhos, seus vizinhos, seus amigos mortos, sequestrados e estuprados? é isso? e porque você não deseja isso para mim, o nome da cidade de curionopolis deve ser mudado, é isso? me esclareça por favor.

  5. Elivelton Moura Responder

    Brincadeira isso!

    Fico até com vergonha dessa politicagem. Tanta coisa pra se fazer na cidade e certo prefeito preocupado em querer mudar o nome da cidade pelo simples fato de ser um nome alusivo ao seu adversário.

    Vá ser besta! Mais besta ainda é quem entra nessa onde e quer mudar o nome da cidade. Como já aviam dito, antes Curionópolis era conhecida como “Trinta”, depois de mais de 20 anos que o nome mudou, diversas pessoas ainda chamam de Trinta.

    Mudar o nome da cidade não irá trazer mais desenvolvimentos para os seus filhos, netos, bisnetos e etc.

    Por mais que o cara que o nome faz a alusão seja uma das coisas mais ruins que o Brasil já presenciou, mudar o nome não irá tirar da história.

    O que vc pode está vendo com essa mudança de nome é apenas uma forma, uma míni-Ditadura feita por um prefeito. Quer queira ou não, mas isso que vc está vendo com essa mudança.

    Tenho certeza que essas pessoas que querem que mude o nome da cidade não vivem na situação em que se encontra perto de minha casa. Com esgoto a céu aberto, esgoto em que passa lixo hospitalar e esse esgoto está aberto só apenas uns seis meses e as autoridades não fazem nada.

    Se querem mudar alguma coisa, mude suas atitudes. Histórias não se constroem da noite para o dia. Quem tem cultura sabe muito bem do que estou falando.

  6. SOL POENTE Responder

    . . . TEM OPINIÃO QUE DIZ ” TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE ”

    . . . ESQUECE O CIDADÃO QUE DISSE ESTES ABSURDOS QUE OS SEQUESTROS, AS TORTURAS, OS ASSASSINATOS NÃO É TIME QUE ESTÁ GANHANDO, MAS QUE PERDE O QUE TEMOS DE MAIS SAGRADO QUE É A VIDA.

    . . . PENSE MEU AMIGO, CHEGUE NA SUA CASA, OLHE SEU FILHO, SUA ESPOSA, SUA MÃE, PENSE O QUE ESTE CRIMINOSO FEZ E VERÁ QUE ESTE TIME NÃO ESTÁ GANHANDO.

  7. SOL POENTE Responder

    . . . ESTÃO QUERENDO TRANFERIR PARA A POLITICA UM FATO QUE TODOS CONHECEM:

    ” SEBASTIÃO CURIÓ FOI UM ASSASSINO, UM ASSASSINO COVARDE”

    VERGONHOSAMENTE ALGUÉM AINDA QUER DEFENDER ESTE CRIMINOSO. PENSO QUE ESTES QUE DEFENDEM ESTE ASSASSINO TALVEZ TENHA A MESMA ATITUDE DELE.

    DEVEMOS RESPEITAR A OPINIÃO, O PENSAMENTO DE TODOS. NÃO PODEMOS RESPEITAR A COVARDIA, A IRRESPONSABILIDADE, A CRIMINALIDADE QUE MUITOS PRATICAM E FICAM NO ANONIMATO.

  8. SOL POENTE Responder

    . . .Me desculpe, me perdoe, não quero que nada ocorra contra seu filho, sua esposa, seu irmão.

    MAS VOCÊ QUE É CONTRA TIRAR O NOME DE UM MONSTRO DE NOSSA CIDADE, CASO TIVESSE UM FILHO ASSASSINADO, UM PAI SEQUESTRADO E ASSASSINADO, UMA MÃE ESTRUPADA E ASSASSINADA, VOCÊ SERIA A FAVOR DE NOSSA CIDADE TER O NOME DESTE MONSTRO QUE FRIAMENTE MATOU UM DOS SEUS ENTES QUERIDOS?

    PENSO QUE MUITA GENTE SÓ SENTE DOR QUANDO ATINGE A ELE MESMO. O AMIGO, O VIZINHO, UM SER HUMANO PARA ESSAS PESSOAS PARECE QUE NÃO TEM VALOR.

    . . . A DOR QUE MEU VIZINHO SENTE, O MEU AMIGO CHORA TENHO COMO HOMEM, COMO CIDADÃO SENTIR TAMBÉM.

  9. nz Responder

    ATÉ HOJE AS PESSOAS REFERI-SE A ESSA CIDADE COMO TRINTA, E AGORA QUEREM MUDAR A TRADIÇÃO NOVAMENTE? PREUCUPE-SE EM MUNDAR OS NÚMEROS DA VIOLENCIA OK.

  10. Parauapebas Júnior Responder

    Quais os crimes do Sr. Curió? Combater com dureza uma guerrilha de esquerda que queria implantar no Brasil uma ditadura comunista? usar as mesmas armas que os inimigos do povo? reagir à brutalidade com brutalidade? Quaisquer tenham sido, seus crimes foram anistiados bem como os daqueles que ele combatia. O julgamento de fatos históricos só pode ser feito com isenção pela posteridade, os contemporâneos tendem á parcialidade de preferencias pessoais ou ideológicas e são péssimos juízes. Agora querer mudar um nome de cidade apenas para aparecer politicamente é pilantragem da grossa, é demonstrar incapacidade de gerar projetos realmente importantes e de relevância para o povo e se deixar levar pela demagogia e irresponsabilidade. Outra coisa, querer colocar o nome da cidade baseado em uma mina de ferro que logo estará exaurida e será apenas um buraco na paisagem é no minimo falta de criatividade.

  11. Anderson Responder

    Esse Chamom é esperto, quer limpar até o nome da cidade. Será ainda ele “O Curió” seu principal adversário político? Ou são resquícios do passado…

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Para sua informação, Anderson, o Curió está inelegível por ter sido afastado do cargo, não se considerando efetivamente como adversário para o prefeito Chamonzinho.

  12. VITOR Responder

    A justiça federal em maraba ja julgou semana passada que o major não sera julgado pelas atrocidades cometidas na guerrilha do araguaia, afinal teve excessos de ambos os lados e TIVEMOS A ANISTIA AMPLA, SO A LAMENTAR PELAS FAMILIAS DAQUELES ONDE ATE HOJE NÃO FORAM LOCALIZADOS OS RESTOS MORTAIS! QUE CONTINUE COM O NOME CURIONÓPOLIS, POIS ASSIM TODOS JAMAIS ESQUECERÃO DESTE PERIODO, POREM A CIDADE SE DESPONTA COMO UMA FUTURA METROPOLE A CONTINUAR SENDO BEM GERIDA COMO ESTA!

  13. Márcio Responder

    O que eu acho mais engraçado nesses movimentos de Divisão, mudança de nome de um determinado local é que os verdadeiros interessados nuncam aparecem. Quando o nome Curionópolis foi dado ao antigo município marabaense. Os atos do Sr. Cúrio já eram sabidos as quatro cantos do Brasil, é só agora depois de 30 anos sei lá, é que perceberam que o nome traz prejuizo a cidade. Me parecem que estão embarcando em mais uma do prefeito que acha que pode tudo.
    Meu nome é Márcio morei em Curionópolis de 1985 a 1992, falo com propriedade é digo que o maior valor desde lugar são os amigos que nessa cidade deixei não o nome que os proprios pioneiros colocaram e agoram querem mudar. cuidado isso é politicagem!

  14. SOL POENTE Responder

    . . . TODOS OS MOVIMENTOS CONTRA A DITADURA LANÇOU A FRASE ” TORTURA NUNCA MAIS “. O QUE OCORRE É QUE TEM MUITA GENTE EM NOSSA CIDADE DE CURIONÓPOLIS QUE ESTÁ DIZENDO ” TORTURA PARA SEMPRE “.

    UMA VERGONHA.

  15. SOL POENTE Responder

    . . . .TEM MUITA GENTE QUE SÓ SABE DEFENDER A SI PRÓPRIO, NÃO SABE QUE O AMIGO, O VIZINHO, O PARENTE PRECISA DE APOIO DE AJUDA.

    . . . APOIAR A CONTINUIDADE DE UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA, TORTURA E ASSASSINATOS, CONTINUANDO COM O NOME DE CURIONÓPOLIS, ME LEVA A CRER QUE A IGNORÃNCIA PREDOMINA NO SEIO DE NOSSA CIDADE.

  16. SOL POENTE Responder

    . . . .QUEM É CONTRA A MUDANÇA DE NOME DEVE FAZER UM LIVRO E CONTAR TUDO QUE O TAL CURIÓ FEZ DE “BOM” PARA UMA CENTENA DE DE PESSOAS E MILHARES DE FAMILIAS QUE AINDA AGUARDAM NOTICIAS DOS SEUS ENTES QUERIDOS QUE FORAM ASSASSINADOS COVARDEMENTE PELO GRUPO DESTE SANGUINÁRIO CHAMADO CURIÓ.

    . . . QUEM É CONTRA A MUDANÇA DE NOME DEVE LEBRAR QUE TEM FAMÍLIA E QUE NÃO QUER QUE FILHOS, ESPOSA, PARENTES FOSSE ASSASSINADOS COMO FORAM AQUELES QUE DESAPARECEM NAS MÃOS DESTE ASSASSINO CHAMADO . . . .

  17. SOL POENTE Responder

    . . . O QUE ME ENVERGONHA NÃO É NOME DE CURIONÓPOLIS, MAS QUEM DEU O NOME EM NOSSA CIDADE.

    .. . . PORTANTO UM CRIMINOSO, UM TORTURADOR, UM SEQUESTRADOR, UM VIOLENTADOR COMO FOI E É O TAL CURIÓ, NÃO DEVE SER LEMBRANDO NEM MESMO NA MISSA DE 7º DIA. AGORA DEIXAR PRÁ HISTÓRIA, PRÁ ETERNIDADE O NOME DA CIDADE LIGADA A UM BANDIDO COMO ELEL É E FOI, É UM ABSURDO, UMA IGNORÂNCIA. DEVEMOS MUDAR URGENTEMENTE ESTE NOME.

    SE NÃO FIZERMOS ISSO, TEREMOS QUE PROCURAR OS NOMES DOS CRIMINOSOS DA REGIÃO E COLOCAR NOME NOS BAIRROS, NAS VILAS, NAS RUAS, NAS ESCOLAS, SÓ ASSIM A BANDIDAGEM SERÁ LEMBRADA EM CURINONÓPOLIS.

    SE CHAMONZINHO ESTÁ POR TRAZ DISSO QUE ESTEJA, NINGUÉM VAI MUDAR O NOME PORQUE ALGUÉM TÁ PEDINDO. TEMOS QE MUDAR O NOME PORQUE NÃO QUEREMOS NOMES DE ASSASSINOS EM NOSSA CIDADE, PARA QUE NOSSOS FILHOS NÃO APRENDEM A BANDIDAGEM QUE REPRESENTAVA E REPRESENTA O TAL CURIÓ.

    • SOLIDARIEDADE Responder

      Eu nao me envergonho o nome da cidade, e muito menos quem pois,o q eu me envergonho e a falta de respeito com os cidadaes dessa cidade, eu sou moradora e nasci aqui e tem o nome de curionopolis em meu registro e nao e por isso q eu fico falando mal de prefeito,de verador. nós temos e que nos orgulhar de ter prestigio de nascer e de criar nesta cidade pelos menos aqui podemos viver em paz sem violencia.

  18. Nome (obrigatório) Responder

    Cocordo e muito com Sr. René Boaventura, tanta coisa pra se fazer e deputados e veriadores e prefeito, preocupado em mudar o nome da cidade, vamos lutar é pra trazer, Ginasio, escola técnicas pronto socorro industrias que gerem mais empregos, vamos fortalecer a educação de base valeu Réne vc mostro que veio pra melhorar e não pra POLITICAR

Deixe seu comentário

Posts relacionados