Trens da Vale poderão levar passageiros de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO)

Em breve, os trens da Vale poderão transportar passageiros no trecho compreendido entre as cidades de Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO). A empresa acha viável a implantação do projeto, embora considere que os investimentos são altos. Estudo para a implantação do projeto está sendo elaborado pela Vale e deverá ser divulgado até o dia 27 de março. A informação foi dada na terça-feira por José Osvaldo Cruz, gerente de Relações Institucionais da Ferrovia Norte-Sul, ao participar de audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz (MA). O assunto entrou em pauta devido à cobrança da população aos políticos daquela região.

De acordo com o gerente, o estudo inicial apresenta um investimento total em torno de R$ 190 milhões, “mas com alguns ajustes, ele pode cair para R$ 130 milhões”. Os gastos a que José Osvaldo Cruz se refere, diz respeito à implantação do sistema de sinalização da ferrovia, de cercas eletrônicas, da adequação das estações ferroviárias de Açailândia, São Francisco do Brejão e Imperatriz, além da construção da estação de Porto Franco e de uma parada em Estreito, todas no Maranhão.

Osvaldo Cruz informou que o modelo de trem que deverá percorrer a Norte-Sul de Açailândia a Porto nacional possui uma classe executiva para 80 passageiros; cinco carros para a classe econômica, com capacidade para 88 passageiros cada um, um carro para bagagem, outro destinado a passageiros com necessidades especiais, lanchonete e restaurante. A locomotiva é formada por 12 carros no total, sendo 6 trens por semana nos dois sentidos.
O gerente de Relações Institucionais da Vale disse se tratar de um processo muito complexo, “sobretudo, no que diz respeito à segurança da operação, uma vez que temos várias travessias e moradias muito próximas à linha férrea”.

Osvaldo Cruz reafirmou a necessidade desse estudo e disse que a resposta da diretoria da Vale virá com a sua conclusão. “A Vale está convencida que o serviço de trem de passageiros nesta região é viável”, disse o representante da mineradora, garantindo que, “até o dia 27 de março traremos a proposta definitiva da implantação do trem de passageiros”.

A sessão foi coordenada pelo presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador José Carneiro Santos, o Buzuca, e contou com a presença maciça dos vereadores, do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA). A realização do debate sobre o transporte de passageiros do Maranhão ao Tocantins foi proposta pelo vereador Hamilton Ribeiro (PSDB). (Por Lima Rodrigues, com informações do repórter Domingos Cezar, do jornal O Progresso, de Imperatriz –MA).

9 Responses to Trens da Vale poderão levar passageiros de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO)

  1. Coisa boa de mais.. esplhar os maranhenses pelo brasil !

  2. walter disse:

    bem feito para tocantins,,,,o sul do Para ja ta transbordando de maranhense.

  3. jr disse:

    Daqui uns dias vai chegar a goiania, ai sim vai ter maranhenses a perder de vista! A goiania deixará de ser a capital das mulheres bonitas para ser a capital das baixinhas maranhensas!

  4. VÂNIA disse:

    SÓ ASSIM P/ OS MARANHENSE ARRUMAR PATRÕES NOVOSrsrs…

  5. VANUSA disse:

    que coisa feia, os maraenses e brasileiro tbm. e homens e mulheres dignos de suas cores e raças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>