Zona rural de Canaã dos Carajás receberá vacinação contra o sarampo

Entre os dias 3 e 12 de março, moradores de 8 comunidades rurais receberão as doses da tríplice viral
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As comunidades Vila Feitosa, Dona Geralda, Vila Ouro Verde (Cedere 3), Umuarama, Marajaí, Vila Planalto, Serra Dourada e Vila Bom Jesus receberão as vacinas contra o sarampo, a partir da próxima segunda-feira, 3. Em Canaã, a campanha começou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março, com objetivo de imunizar 533 pessoas, entre 5 e 19 anos de idade, que ainda não se vacinaram ou tomaram apenas uma dose da tríplice viral.

Segundo a prefeitura, as comunidades rurais que não foram citadas no calendário, também terão cobertura porque ficam próximas dos locais onde acontecerá a vacinação. Nas Vilas Feitosa, Ouro Verde, Umuarama, Marajaí, Vila Planalto e Bom Jesus, a campanha será realizada nas unidades de saúde. Onde não há postinho, os moradores serão informados sobre os locais.

Na zona urbana, a vacinação continua nas 6 unidades de saúde e no ponto de apoio dentro da Escola Municipal Benedita Torres, que fica próxima da unidade do Novo Brasil que está em reforma.

Canaã recebeu do Governo Federal mais de 900 doses da vacina, destinadas para a campanha e também para o calendário de rotina, mas apenas 10% do público alvo haviam se imunizados nas duas primeiras semanas da campanha. Por causa da baixa procura, a Vigilância em Saúde determinou que os gerentes das unidades realizassem a busca ativa em todas as áreas e principalmente nas escolas.

Sarampo mata

O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode causar a morte. A transmissão é feita quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas incluem febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Cronograma de vacinação na zona rural:

Vila Feitosa (manhã) – 3 de março

Dona Geralda (tarde) – 3 de março

Vila Ouro Verde (Cedere III) – 4 de março

Umuarama / Marajaí – 4 de março

Vila Planalto – 4 de março

Serra Dourada – 11 de março

Vila Bom Jesus – 12 de março

Publicidade